segunda-feira, 9 de maio de 2011

Duas estreias importantes para o basquete nacional



Hoje é dia de duas importantes estreias para o basquete nacional, a Super Copa Brasil e o Campeonato Sul-Americano Sub15 masculino.

A partir das 14 horas desta segunda-feira, sempre no ginásio do Tijuca Tênis Clube, equipes das 5 regiões do Brasil lutarão por uma vaga em um competição sul-americana e pelo direito de pleitear 2 vagas no NBB. Uma pena o torneio não ser transmitido sequer pela web. Afinal, seria uma boa oportunidade importante para as equipes do NBB avaliarem jogadores da segunda competição nacional mais importante do país.

Por outro lado, é legal ver uma das mais tradicionais arenas do Rio de Janeiro voltar a abrigar uma competição importante. No entanto, as críticas contra o péssimo estado de conservação e a falta de estrutura do ginásio nunca foram tão válidas. Aliás, fiquei sabendo que o Tijuca Tênis Clube acaba de entrar na lista de instalações pré-selecionadas pelo Comitê Organizador das Olimpíadas 2016. É uma vergonha que o tradicional clube precise desse tipo de "incentivo", mas torço para que o ginásio seja finalmente modernizado.

E, ufa! Finalmente começará a temporada de seleções. Na minha opinião, a época mais divertida do ano para o basqueteiro. Quem abre os trabalhos, nesta segunda-feira, é a turma mais jovem, que está em Assunção (Paraguai) para disputar o Campeonato Sul-Americano Sub15. Na estreia, o Brasil encara logo uma pedreira: o Uruguai, país que mostrou uma grande evolução recente nas divisões de base.

Um detalhe dessa geração brasileira é que, pela primeira vez em muito tempo, menos da metade dos jogadores selecionados são do estado de São Paulo. Há representantes nascidos em 7 diferentes estados, uma raridade para os padrões do basquete nacional.

Apesar da pouca idade, alguns dos nomes da seleção já circulam na internet há quase 1 ano. É o caso, por exemplo, de Gustavo Peixoto, garoto do Titãs/Curitiba cujo vídeo na internet me impressionou bastante. Alto e atlético, o garoto atua como armador/ala (confira abaixo).


Outro nome que desperta atenção é o armador Pablo, do Fluminense. Dono de talento e intensidade que quase deram o título do Carioca Sub14 para o Fluminense.

Isso, obviamente, sem falar nos jogadores que não tivemos a oportunidade de ver, ainda que apenas por vídeo. No mundo do basquete, há quem já esteja encantado, por exemplo, com o jovem Lucas Vezaro, irmão de Felipe Vezaro (vice-campeão da Copa América Sub18).

O Sul-Americano será uma boa oportunidade para começarmos uma avaliação desses jovens talentos, mas o mais importante, neste estágio, sem dúvida, é o desenvolvimento dos atletas. Pelas mais variadas razões, há muitos jogadores que vão bem nessa idade e não conseguem ir adiante, e vice-versa.

4 comentários:

  1. Esse moleque ai (o moreno alto de 1,96) Gustavo, né? Parece ter um futuro brilhante... quanto antes jogar em categorias superiores, melhor pra ele... porque a diferença dele pra esses outros moleques ali é um abismo... 1,96 e 15 anos é muita coisa, hein? Imagina o tamanho que ele vai ficar quando for adulto...

    Gustavo Ganso 'GUTO'

    ResponderExcluir
  2. O Sul-americano vai ter transmissão na internet?

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente, o sul-americano sub15 não está tendo transmissão na internet, como ocorreu da última vez.

    ResponderExcluir
  4. O Gustavo é bom mesmo,e alto claro!Joguei com ele no tittãs basketball,e quase conseguimos ser campeão no estadual paranaense,pena que eu so m ano mais novo(1997),e nao tive a mesma oportunidade que ele teve.Acredito que ele consiga ser um jogador exelente no futuro.
    Ano que vem é nois,auaushuahsuha

    ResponderExcluir