segunda-feira, 16 de maio de 2011

Que se respeite o regulamento nas finais

Ao longo da temporada, vimos inúmeras faltas técnicas serem aplicadas, pelos mais variados motivos. Nenhuma delas foi motivada por alguma infração cometida pela torcida. A regra que tantas vezes já foi aplicada em tantas quadras brasileiras ainda não marcou presença na nossa liga nacional, levando muitos a, por isso, entenderem que ela não mais existe.


- 14. Também são consideradas faltas técnicas do banco os atos impróprios da respectiva torcida, que atrapalhem o andamento normal da partida, como, por exemplo, o arremesso de qualquer objeto na quadra, a tentativa ou consumação de invasão, a explosão de fogos de artifício e a utilização de instrumentos sonoros que prejudiquem a arbitragem.

O assunto voltou à tona depois dos acontecimentos em Brasília, na série do time da casa contra o Pinheiros. Durante o jogo, no twitter, chamamos atenção para o absurdo em questão. O outro finalista, Franca, também teve problemas com indisciplinas cometidas pela torcida.

A série final terá torcidas inflamadas e muita coisa em jogo. Os árbitros terão de saber agir. E no caso, me parece claro que, saber agir significa deixar que os atletas e treinadores se preocupem com o que rola apenas dentro de quadra.


Um comentário:

  1. Mas também não é o caso de se rever a questão de seguranaça nos ginásios? A pouca presença de policiamento, o despreparo da segurança privada (vide o caso recente do Franca x Flamengo), isso tudo não deixa a arbitragem insegura para a aplicação de faltas técnicas por atos da torcida? Que respaldo eles terão se a quadra for invadida por um torcedor insulflado querendo agredir o árbitro que tiver marcado a falta?

    A questão é mais abrangente que a simples aplicação do regulamento da competição. Passa por aspectos imprescindíveis a boa organização, como o planejamento da segurança dos jogos. Não temos um preparo específico para eventos em ginásios, nem na polícia, nem na segurança privada. E não adianta trazer o treinamento usado em estádios de futebol (que por aqui já é muito ruim também), já que há nuances diferentes, pelas próprias diferenças entre as arenas, as modalidades, etc...

    É claro que concordo com a aplicação da citada regra, tão ignorada por aqui. Mas é preciso se antecipar as possíveis consequências que esse "endurecimento" com o comportamento ruim da torcida trará...

    Abraços!

    ResponderExcluir