sexta-feira, 20 de maio de 2011

Efeito Douglas Nunes?


Todos viram o que o pivô do Bauru foi capaz de demonstrar nessa temporada. Com altura, desenvoltura, bons fundamentos, Douglas foi destaque do Bauru no campeonato, certamente o melhor jovem estreante na competição.

Com isso, uma oportunidade que aparece com o fortalecimento do basquete e do mercado brasileiro, e com a crise financeira que tem assolado boa parte do continente europeu (sobretudo a Espanha, que deve sofrer ainda mais na próxima temporada) é fazer o mesmo caminho que Guerrinha e trazer alguém que possa ter efeito imediato na liga.

A idéia é pinçar atletas que saíram daqui muito jovens e têm penado nas ligas brasileiras. Não são poucas as opções. Fazemos algumas sugestões, algumas ligeiramente audaciosas demais, outras nem tanto. Vai da ousadia de cada um para esquentar o Giro no Mercado.

Os mais impossíveis

Paulão Prestes: um dos melhores jogadores brasileiros no exterior, pensar em repatriá-lo, por ora, parece um sonho muito distante. No entanto, se temos entre nós atletas como Guilherme, Alex e Marcelinho, por que não sonhar um pouco alto? O salto de qualidade do NBB se dará a medida que conseguirmos ter os nossos principais atletas jogando aqui.

JP Batista: O pivô tem ainda mais um ano de contrato na França e deve ficar por lá. No entanto, é bom que os clubes brasileiros comecem a atentar para esse nome que traria, certamente, impactos aqui.

Jonathan Tavernari: Nem acho que JT seria tão impactante por aqui. Imagino que seria um bom reserva em um time de ponta. Não será ainda nessa temporada que ele voltará para o basquete nacional. Em vias de regularizar sua dupla nacionalidade, terá mais chances na temporada que vem italiana.

Jovens como Rafael Freire Luz e Augusto Lima, e Marcelinho Huertas não estão nem em um horizonte ligeiramente distante, com chances de serem repatriados. São jogadores de intenso mercado e que acredito que não devem nem constar nas listas de possibilidades, ainda que futuras.

Os menos impossíveis

Vitor Faverani: dos que não me soariam absurdo, Faverani é o principal nome. Talentoso, alto, impactante, não tenho dúvidas de que, se motivado, seria um jogador no NBB do nível de Guilherme Giovannoni ou Olivinha. É talento puro, mas também bastante enigmático. Não hesitaria em tentar consultá-lo. Ousadias podem ser premiadas.

Rafael Hettshmeister: espero que um dia eu consiga acertar no nome dele sem usar o control c control v. O pivô teve ótima temporada e está em seu auge. Não será tão fácil convencê-lo a voltar, no entanto, pela carência que temos na posição, ter o ex-COC no time pode ser um grande reforço.

Marcus Toledo: o ala já teve passagens pela seleção e poderia sim ser repatriado. Sem espaço nos times em que joga, Marcus traria forte defesa e muita força física. Seria interessante vê-lo com mais protagonismo. Para ele, voltar o país pode ser interessante justamente para desenvolver o seu jogo.

Possibilidades Reais

Caio Torres: seu nome já vem sendo especulado para o NBB 4. O Flamengo, pelo que se sabe, andou sondando o atleta, que foi formado pela Thelma Tavernari, no Pinheiros. O jovem era considerado uma grande promessa de nosso garrafão e chegou até a ser convocado para o Mundial de 2006. Não vingou, mas pode sim somar na liga brasileira.

Thiago Labatte: não sei muito sobre o jogador, mas se não me engano, já atuou no NBB 1 pelo Bira. Jogou temporada passada pelo Girona sem muito tempo de quadra. É também pivô e não parece ter tido grandes chances por lá.

Dida Olintho Pereira: o jovem Dida é capitão da seleção sub 19 que disputará o Mundial deste ano ao lado de Raulzinho e Lucas Bebê. Sem grandes chances de desenvolvimento por lá, poderia experimentar o caminho de volta, quem sabe num projeto como o do Paulistano que bota pra jogar talentos em formação como Arthur, seu companheiro de seleção.

Renan Leichtweis: Renan joga na terceira divisão espanhola e tem médias de 10 pontos por jogo. Pouco se sabe sobre ele, mas também pouco se sabia sobre Douglas Nunes.

Guilherme Gitterrer: outro que atua na terceira divisão mas que merece atenção.


Enfim, são alguns dos nomes que atuam em divisões relevantes do basquete internacional e que merecem um pouco de atenção. Quem sabe com pesquisa, consultando as pessoas certas, não seja possível seguir reforçando nosso campeonato nacional?

Esqueci de alguém? Alguém sabe mais informações sobre os atletas em questão? Nos ajude a aumentar as possibilidades para o NBB 4.

9 comentários:

  1. Olha, desses ai o único que acho impossível é o Huertas.Rafael Hettshmeister, pode pegar um time de ponta.
    Quanto aos outros, não estão com essa bola toda.
    Quatro foram rebaixados ( Prestes, Lima, Luz e Torres)e Faverani e Marcos Toledo jogaram a segunda divisão e já estão ha um bom tempo lá e não se aproximaram da elite.
    A vantagem de se jogar na Espanha, mesmo que for para ficar vagando pelas divisões inferiores, é que la os times não acabam do dia para noite, como aconteceu com Assis.
    Mas todos estes nomes, sem dúvida elevariam o NBB a outro patamar.
    Os brasileiros que estão nos EUA também poderiam ser monitorados.
    Abraços.
    Luiz

    P.S.: O Lucas Bebe também seria bem interessante!

    ResponderExcluir
  2. Amigos, fiz um resumo da temporada do Douglas... quem quiser conferir:

    http://www.youtube.com/watch?v=OjkiO_v9DxY

    Abração!

    Gustavo Ganso 'GuTO'

    ResponderExcluir
  3. Eu procurei no site Latinbasket alguns jogadores,da Europa na Espanha eu citaria André Almeida Ala de 1,98m de altura 29 anos, ele joga no que parece ser a quarta divisão(EBA)pelo Aurteneche M. , no entanto ao ver seu video no youtube pondo Andre Almeida highlights, que se resguarde o nível do adversário ele da a impressão de ser um americano: por ser moreno escuro, bem físico e rápido sem falar de ter um arremesso bonito e limpo e de algumas boas enterradas.
    Avaliando o nível daqui do brasil ele seria titular das equipes da NBB e quando não, nos mais fortes times teria impacto saindo do banco.
    Dos citados eu destacaria para sair da lógica do destaque Favernari(2,11 que chuta de 3, 35% na temporada, liderou a equipe em pontos(15) e rebotes(6,5)bloqueio(1.1) em 22.5 minutos de média, para se classificar para ACB tendo hansen(argentino titular no mundial de 2010 como companheiro) , eu citaria: Renan Leichtweis, participou de equipes de base junto com paulão Prestes(esse draftado e excpcional), Favernari, Rafael mineiro(S.J) Renam jogou pelo Santurtzi na LEB.Silver(terceira divisão), já passou pela primeira divisão tem arremesso lidera a equipe em rebote(5.7) e em pontos(10.5) embora não tenha sido absoluto em cada estatística, e ele na temporada na temporada 2007/2008 teve 13.7 de pontos em média.
    Não achei videos do Renan, mas parecer ser mais tecnico do que físico e o arremesso é um ponto forte pelos comentários do WWW.NBADRAFTNET.COM.
    Ele tem 21 anos apenas, é com certeza um potencial.
    NA VERDADE EU ACHO QUE DEVE-SE OLHAR PARA OS JOGADORES QUE ESTÃO NAS UNIVERSIDADES AMERICANAS,É UM NÚMERO MAIOR E SEM GRANDES INVESTIDAS DO NOSSOS CLUBES SERÁ QUE VOÇÊS DO MERCADO LIVRE NÃO PODERIAM FAZER UM POST SOBRE ISSO SERIA EXCELENTE TENTAR INFORMAÇOES DESSES JOGADORES
    MAS FALANDO DOS EUROPEU, SERIA EXCELENTE TER ESSE CARAS AQUI.
    SERÁ QUE OS NOSSOS CLUBES ESTÃO OLHANDO PARA ELES?

    ResponderExcluir
  4. Tem
    ANDRÉ AMEIDA ala- muito bom jogador eu contrataria
    Leonardo Klassman- pivô do ávila(terceira divisão da espanha) 2,10m e tem 21 anos

    ResponderExcluir
  5. Acho difícil o Faverani voltar ao Brasil hj em dia..esse ano na LEB foi o principal jogador do Murcia(pra mim MVP do campeonato). q conseguiu voltar a ACB. Hettsheimeier está finalmente conseguindo se firmar na ACB, hj é um dos pivots jovens mais bem valorados la liga, e ainda tem contrato de 2 anos com o CAI. Lima e Freire, pra mim o Lima joga mto, um 4 ágil e versátil, tem tdo pra brilhar em terras españolas, já o Freire precisa começar a mostrar seu talento, ele vem sido chamado por mtos como o armador de mais projeção do basquete español, vamos ver no q dá(Ah e tem q se decidir logo..se vai jogar pela seleção Española ou Brasileira)..Os mais prováveis para voltar hj ao Brasil, seria o Marcus Toledo e o Caio Torres..

    Agora sendo sincero...dos jovens atletas espero q nenhumm volta tão cedo pra disputar o NBB..isso seria um fracasso total pra nossa futura seleção Brasileira...o NBB é um campeonato de baixíssimo nível ñ ajudaria em nada na formação desses atletas.

    ResponderExcluir
  6. E quanto aos brasileiros que estao atuando na liga universitaria dos estados unidos? Ninguem comenta e muito menos da importancia a aqueles garotos que estao praticamente jogando no berco do basqueteball mundial. Jogadores que inclusive passaram por uma boa categoria de base aqui no brasil, assim como, Carlos Dos Santos o Carlao tendo formacao na extinta Uniara-Araraquara uma das melhores escolas de basquete do brasil na categoria de base, Andre Almeida Ex-pinheiros, Marcel Campos ex-coc ribeirao preto e selecao brasileira de base, Bruno Ferreira(uma das grandes promessas da geracao 89, considerado um dos melhores jogadores da geracao com um futuro explendido pela frente e princiapal jogador da selecoes paulista e brasileira em sua categoria) ex-uniara que muito cedo foi para a espanha e agora esta atuando no estados unidos, Ricardo Zanini ex-coc, Renan Lenz ex-Lupo, Adonis Sousa,Tiago Jabur ex-uniara, e mais muitas outras promessas que infelizmente nao me veem a cabeca. Mas acho que deveriam avaliar e postarem informacoes sobre essas grandes promessas.

    ResponderExcluir
  7. johnurzeda, eu discordo plenamente da sua visão. A LEB era mesmo uma "única saída" quando o basquete brasileiro "acabou" na metade da última década.

    Com a liga bem restruturada, entendo que a saída precipitada de jovens para times e divisões menores pode ser desastrosa para suas respectivas carreiras.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo das 19h30m,

    Vamos abordar futuramente este tema das universidades norte-americanas.

    Abs e obrigado pela mensagem.

    ResponderExcluir
  9. Seria ótimo saber como estão esse garotos nos EUA, talvez lá estejam o próximo passo da NBB.

    ResponderExcluir