terça-feira, 10 de maio de 2011

Dez pontos da varrida Franca sobre o Flamengo

1 - Franca massacrou o Flamengo na série, dominando de início a fim, sem dar qualquer chance ao adversário, seja no Rio de Janeiro, seja no Pedrocão. Franca estava com o Flamengo entalado na garganta desde a amarga eliminação no ano passado, com aquela cesta de 3 pontos do Marcelinho no estouro do cronômetro. Assim, a revanche na base da varrida teve um sabor especial.

2 - Antes tarde do que nunca! Helinho e Rogério perderam o status de "super estrelas" e, não por coincidência, o jogo de Franca atingiu um outro patamar. Outra consequência saborosa para Franca é que Vitor Benite se tornou um dos melhores jogadores do NBB, e Franca brevemente voltará a ser representada na seleção principal. Aliás vale dizer que, com menos peso nas costas, o próprio Helinho vai tendo suas melhores atuações nos últimos anos.

3 - O Pedrocão andava acanhado desde a festa maravilhosa no Jogo das Estrelas, com público modesto até na Interligas. Contudo, reapareceu com tudo na série semifinal contra o Flamengo e comandou a festa!

4 - O garrafão continua a ser um problema para os francanos, mas não no confronto contra o Flamengo. Baby, a pior contratação do NBB pela segunda temporada consecutiva, sequer entrou em quadra, enquanto que Átila e Teichmann produziram mais faltas do que qualquer outra coisa. Assim, Franca conseguiu empurrar o ataque rival para o perímetro, tornando-o uma presa fácil.

5 - Muita gente reclama do invididualismo do Marcelinho, mas se tem alguém que não pode ser responsabilizado pela derrota do Fla nessa série é ele. O jogador tentou de todas as formas envolver os seus companheiros no ataque, variou bem as jogadas ofensivas e até tentou jogar defesa. Faltou ajuda.

6 - Por falar em Marcelinho, o ala deu mais um daqueles velhos xiliques, quase provocando uma confusão generalizada. Sou completamente contrário a essa ladainha de que jogador adversário tem de "respeitar" a derrota dos rivais e, para piorar, no lance que originou a reação infantil de Marcelinho, Fernando Penna apenas valeu-se de um recurso técnico para escapar no contra-ataque. Papelão que merecia expulsão sumária da partida e gancho para a próxima temporada.

7 - Até quando pessoas estranhas ao jogo continuarão a agredir jogadores no Pedrocão? A depender da pena ridícula aplicada pela LNB no episódio em que um torcedor agrediu Valtinho na partida contra Uberlândia, o hábito não acabará tão cedo. Uma pena, pois um ou outro pateta acabam manchando a bonita festa da torcida francana que, diga-se, comportou-se muito bem no episódio.

8 - David Teague não é Michael Jordan, mas era claramente a segunda melhor opção ofensiva da equipe rubro-negra. No entanto, nunca conseguiu uma sequência de jogos atuando por pelo menos 30 minutos. O ala-armador norte-americano precisou dividir "irmamente" o tempo de quadra com Duda, talvez o pior jogador do elenco rubro-negro nesta temporada. Fato é que, na defesa, Duda foi engolido pelos adversários, principalmente por Vitor Benite. No ataque, foi individualista e cometeu inúmeros erros bizarros.

9 - Durante a temporada regular, conversei com o técnico Gonzalo Garcia e ele, elegantemente e sem citar nomes, confirmou que a divisão do tempo de quadra era um problema no elenco rubro-negro. Seja como for, o técnico argentino não conseguiu solucioná-lo. Não acho que tenha feito um trabalho ruim no Flamengo, mas creio que dificilmente fica para a próxima temporada. A conferir...

10 - Se Brasília ou Pinheiros quiserem derrotar Franca na final, precisarão de pelo menos uma vitória no Pedrocão. Nesta temporada, só Uberlândia conseguiu a façanha. E, aos jogadores do Flamengo, está aberta a temporada de pesca na Baía da Guanabara...

6 comentários:

  1. Em momento algun eu vi seguranca agredir o marcelinho como dito na sportv, ao contrario, o que eu vi foi o Marchorinho tentando se esquivar do Pacheco na qual acabou levando um soco. Marchorinho foi infantil, como sitado no blog aqui, merecia sim um gancho na proxima temporada. Um baita jogador, mas suas birras de pequeno jogador.

    ResponderExcluir
  2. Olá Rômulo,

    Na transmissão, foi possível ver um segurança exaltado tentando agarrar o Marcelinho pelo pescoço.

    Sinceramente, achei muito precipitada a entrada de segurança na quadra, quando a confusão já vinha sendo controlada pelo Pacheco (o máximo que poderia ocorrer ali era o Marcelinho levar uma surra do árbitro).

    O que é pior, contudo, é o fato de um segurança entrar ainda mais exaltado do que os jogadores. Afinal, a função dele é apartar, e não incendiar, né?

    Abraço,

    Alfredo

    ResponderExcluir
  3. Não sei se foi aqui ou em outro blog que li que o Nezinho era o melhor armador do NBB, julgamento que soou injusto para mim. O Helinho vem fazendo um NBB espetacular, comandando esse time de Franca. É ele que põe o time pra jogar. Não é ele quem joga mais, cargo que ao menos nessa série passou pro Benite. Este, aliás, merece estar entre os 12 da seleção principal (abre o olho, Magnano!).

    Aguardo ansiosamente por uma reformulação nesse elenco do Flamengo. E espero que o clube continue investindo no basquete, mesmo com o fracasso desse ano.
    Um abraço, Alfredo.

    ResponderExcluir
  4. Eu acho q foi merecido a vitória de Franca e a arbitragem sempre protegendo o Flamengo. Marcelinho e o 7 do Fla tinha q ser expulsos. Outra coisa o Flamengo tem ficar quieto e reconhecer a superioridade de Franca. apelar pra confusão pra tentar tirar o brilho da vitoria de Franca por 3X0 foi totalmente ridiculo e coisa de time pequeno, mais bem pequenininho....

    ResponderExcluir
  5. Bem, lamentável o episódio Marcelinho. Mais lamentável ainda um "segurança" agindo com violência ou, no mínimo, excesso de força. Estamos cansados de situações assim.
    Punições severas podem resolver, mas desde que sejam APLICADAS!
    No mais, parabéns ao time de Franca! Legal vê-los na final depois de tanto tempo. A cidade merece!

    ResponderExcluir
  6. Maravilhosa a torcida do Franca, isso sim é um clube de basquetebol. Não dá pra ter semifinal com cinquenta pessoas com mando do Flamengo, tem que reformular tudo.

    ResponderExcluir