sábado, 7 de maio de 2011

Boa largada

Adenir Britto/Divulgação

Foram bons os jogos que abriram os playoffs semifinais do NBB na noite de ontem. Vi, pela TV, os dois. Comentários sobre o jogo visto in loco, na Arena, o Alfredo postou em nosso twitter, na noite de ontem. Gostaria de ressaltar, como de costume, alguns pontos, transformados em notas para melhor organização.

- Que atuação individual de Guilherme Giovannoni. Confesso que não me entusiasmei com a primeira temporada do ala no NBB, embora reconheça que tenha sido ele um dos fatores principais do título brasiliense. No entanto, esse ano, o ala, que viu parte do elenco partir para Uberlândia, chamou a responsabilidade e está jogando o fino. Tivesse que votar hoje, seria, provavelmente, minha escolha para MVP do campeonato.

- Nezinho foi decisivo. Muito criticado costumeiramente, o armador é um dos melhores jogadores do NBB. Desde o ano passado, diga-se, quando era apenas reserva de Valtinho (ou acumulava função, jogando com dupla armação), o polêmico jogador foi escape fundamental para os atuais campeões. Sem a sombra do melhor armador brasileiro da década, pode agora brilhar e assim o tem feito. A roubada de bola na posse final, contra Shamell, foi a chave da vitória.

- Os méritos são de Nezinho. É possível criticar Shamell pela demora em decidir o que fazer. Mas o grande problema, mais uma vez, do Pinheiros, é apostar na jogada de isolar um jogador e pedir para ele decidir. O time joga coletivamente por boa parte do jogo, mas nos minutos finais não consegue ir além disso?

- Alex é um especialista de defesa. Como foi bom vê-lo em quadra, sem apelar para seus "frangos voadores" da linha de 3 pontos. Dedicando-se a fazer o que faz melhor, travou Marquinhos no melhor momento do ala na partida, que diga-se, também jogou muita bola.

- Mais uma vez Pinheiros fica sem Figueroa por boa parte do jogo por problema de faltas. O argentino e a comissão técnica do Pinheiros tem que cuidar para não sofrer com isso. Sem ele, o time despenca. André, que surpreende ao fazer relativamente bem a função quando dele exigido, não é do ofício e os reservas, Thiaguinho e Gustavinho, estão longe de conseguir manter o nível.

- A série está apenas começando. Tem chão ainda. 1-0 para Brasília, confirmando o mando.

Sobre o Flamengo e Franca

- Gostei bastante do jogo. Cheio de opções, viradas, reviradas, grandes atuações individuais (Marcelinho, Benite, Helinho, Probst e Drudi), momentos de defesa intensa e final apertado. A vitória de Franca, roubando o jogo de abertura como visitante, coloca o Flamengo nas cordas. Mas não é impossível, longe disso, para os rubronegros retomarem a vantagem até vencendo os dois jogos em Franca. A série de fato promete.

- Li no UOL que a numerologia da nova grafia do nome do Baby não tem ajudado. Talvez por isso o pivô não tenha jogado, contundido. Quem fala sobre isso é a famosa Aparecida Liberato. Assim fica complicado pra mim. Átila e Teichmann jogaram bem, mas com Baby, o Flamengo ganha uma opção a mais para a batalha contra um time que tem ali naquela posição sua principal falha.

- Gonzalo García que vinha muito bem preferindo dar espaço a Teague decidiu que na abertura das semifinais era um momento bom para promover o retorno de Duda ao time em momentos importantes. O que aconteceu? Clássica Dudada nos momentos finais.

- Hélio Rubens é turrão, tem umas manias que simplesmente não dá pra entender, tem pecado na formulação e rejuvenescimento do elenco francano e está longe de ser uma unanimidade mesmo entre os torcedores de lá. Mas é graças a esse senhor que o time classificou em primeiro e caminha com força para a vaga nas finais do NBB. É um monstro esse Hélio Rubens! Sem dúvida nenhuma, o melhor treinador da competição e o melhor treinador brasileiro em atividade.

- Helinho, Benite e Penna controlaram o jogo do início ao fim. Foi essa, ao meu ver, a chave do confronto. Ao controlar o ritmo, ao contrário do que fez Hélio e, depois, Fred, o Franca pôde até levar as tradicionais bolas de Marcelinho sem sofrer tanto. No terceiro período, momento decisivo do jogo, apertou a defesa e pôde fazer valer sua superioridade. O Flamengo tentou remontar e até poderia, caso algumas bolas nos finais caíssem.

E você, o que achou da largada das semifinais do NBB?


2 comentários:

  1. Defesa forte e jogo coletivo consistente fizeram a diferença a favor de Franca,5 jogadores com pelo menos 10 pts.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, eu fiquei puto da vida com o Gonzalo... Teague esquentou d+ o banco sexta-feira... concordo com vcs... abração!

    Gustavo Ganso 'GUTO'

    ResponderExcluir