segunda-feira, 23 de maio de 2011

Rafael Mineiro também reforçará o Pinheiros

O Pinheiros definitivamente deu a arrancada no mercado do basquete brasileiro que, até esta segunda-feira, estava bem para parado. Depois de anunciar a contratação do veterano ala Renato, o diretor Rossi publicou em sua conta do twitter que o ala-pivô Rafael Mineiro é a mais nova aquisição do time da Brigadeiro Faria Lima.

Por outro lado, a contratação de Rafael Mineiro sugerem que são verdadeiros os rumores de que Bruno Fiorotto pode mesmo estar deixando o time, conforme o nosso Giro no Mercado já indica há um tempo. Neste caso, o time da capital perderá em técnica e ganhará em forma atlética.

Rafael Mineiro foi uma das principais revelações da primeira edição do NBB, pelo Paulistano, chegando à seleção brasileira. No entanto, o ala-pivô, que fará 23 anos no mês que vem, não evoluiu muito nas últimas temporadas em São José dos Campos, e teve médias modestas de 8 pontos e 4 rebotes por partida na última edição do NBB.

Sobre essa contratação, vale o mesmo discurso que tivemos em relação ao anúncio de Renato. Tudo vai depender do papel a ser desempenhado por Rafael Mineiro. A menos que haja uma enorme evolução técnica, Rafael Mineiro não representará uma subida de nível sobre Bruno Fiorotto. Contudo, se o rapaz foi contratado para ser a"penas mais uma peça" para o necessitado banco do Pinheiros, aí sim poderá ser considerado um tremendo reforço.

O São José dos Campos, por sua vez, já perdeu dois jogadores de rotação, e ainda não anunciou nenhuma novidade para a próxima temporada. Menos pior que a equipe do Vale do Paraíba foi rápida em anunciar a renovação contratual de suas duas maiores estrelas, Murilo e Fúlvio.

11 comentários:

  1. A contratação foi boa. Mineiro é enérgico e defende bem. Tb não acho q o nível suba mto em relação ao Fiorotto, mas já q este ia sair mesmo, foi uma boa reposição.

    E amanhã tem mais, segundo o Rossi!
    Bom ver q ele reconheceu a carência nas posições 1, 2 e 5.
    Vamos Pinheiros!!

    Só tenho uma curiosidade: ningm falou NADA até agora sobre o técnico.
    É sabido q a relação do Shamell com o JM não tava das melhores... com a renovação do Shamell será q o JM sai?

    Jônathas

    ResponderExcluir
  2. Discordo veementemente do post no tocante a comparação dos dois atletas, é a mesma coisa do começo dessa temporada que Fioroto tinha mais mídia do que Morro e era o titular, mas com o passar das partidas ficou claro que morro é mais atlético e mais técnico que o Fioroto.
    O problema é que no Brasil acha-se que jogador com potencial é aquele "bom samaritano" que mesmo com qualquer choque o desiquilibrando, mas resolve uma vez ou outra a jogada (na mão) é o que é um verdadeiro jogador.
    Rídiculo.
    A melhora para o Pinheiros no garrafão vai ser facilmente factual, já nos primeiros jogos da próxima temporada, só não verá quem não quiser ver.
    Isso é o mesmo pensamento que faz com que promissores atletas do brasil que se aventuram pelo EUA não sejam sequer lembrados aqui.
    Se prefere ver um Olivinha(sem nenhum potencial de melhora) jogando no seu máximo: se matando para ficar em pé durante uma partida a cada mudança de direção que ele tente fazer em quadra.
    Não me leve à mal adoro a entrega que Olivinha tem pelo jogo, mas ficar escutando que ele é um dos nossos melhores atletas é piada de muito mal gosto.

    ResponderExcluir
  3. Jônathas,

    Concordo com o que você disse. Sobre o técnico, até agora também não estou sabendo de nada de concreto, mas acredito que seja anunciado em breve. A última informação que tínhamos é no sentido de que o JML deve continuar no comando da equipe. Vamos aguardar...

    Um abraço,

    Alfredo

    ResponderExcluir
  4. Prezado Anônimo,

    Respeito a sua opinião, mas discordo em diversos aspectos.

    Primeiramente, não sei em que você está se baseando para pintar Rafael Mineiro como uma revolução técnica em relação ao Bruno Fiorotto. E veja, não morro de amores pelo Fiorotto. Muito pelo contrário. Acho ele um pivô limitado fisica e tecnicamente.

    A questão é que o Rafael Mineiro, embora mais jovem e mais atlético, é sim inferior tecnicamente. Não possui qualquer jogo de costas para a cesta, não possui um bom arremesso e comete muitas faltas por precipitação na defesa. E falo isso com tranquilidade, pois vi o Rafael Mineiro atuar pessoalmente na série contra o Flamengo, nos playoffs do ano passado e também, pela internet, suas passagens pela seleção (Sul-Americano 2010 e o desastroso Super4 argentino de 2009).

    Não acho que a sua contratação para o lugar do Fiorotto represente uma involução significativa. Simplesmente não passaria de uma modificação lateral. Pouco para o que se pode esperar de uma equipe como o Pinheiros. Porém, só o final da fase de contratações permitirá uma análise concreta.

    Sobre o Olivinha, entendo que você comete uma injustiça gigantesca, talvez por conta das atuações apagadas nos últimos playoffs. É um jogador de seleção brasileira e só não foi para o último Mundial por conta da lesão na mão. Além disso, foi o MAIOR responsável pela campanha brilhante no Paulista e também no NBB (temporada regular). Se eu não me engano, desde que o NBB foi criado, ele é Top 3 em eficiência e um dos líderes dos rebotes da competição. Isso tudo jogando para o time (e não para colher estatísticas). Se você realmente acredita que ele não é/foi importante para o Pinheiros, só posso lamentar por discordar tanto da sua opinião.

    Um abraço,

    Alfredo

    ResponderExcluir
  5. Alfredo disse tudo sobre o Olivinha. É um cara que faz o trabalho sujo, se entrega, joga absolutamente pro time, e mesmo assim se destaca nas estatísticas.
    Vi 98% dos jogos do Pinheiros (em casa) na temporada, e reitero com tranquilidade que o Olivinha foi o maior responsável pelas boas campanhas dessa temporada.

    Jônathas

    ResponderExcluir
  6. Alfredo lauria, sou o anônimo do segundo comentário.
    Primeiro gostaria de agradecer a reposta e tb pelo trabalho de vcs cobrindo o basquete, é o blog que eu mais acompanho.
    Sobre o ponto do rafael mineiro, acompanho ele desde desde o mundial sub-19, e conheco suas inúmeras dificuldades vingentes na comparação com a estrela da companhia que era o PAULÃO por exemplo, mas ele tem um potencial muito mais latente do que o Fioroto(que como vc tb tenho ressalvas sobre ele) simplesmente pelo seu atleticismo, e como vc assistiu a série deste NBB do S.J contra o franca vc deve lembrar que embora rudimentar ele tem um arremesso de 3, que apareceu nessa série, coisa que o Fioroto não tem, o que incrementa a minha análise técnica entre os dois.
    Apesar dos meus elogios a ele nessa minha comparação, sei que a diferença não são drásticas e entendo a sua nota: "modificação lateral", nessa "troca", até porque eu torcia para o Pinheiros trazer um dos nossos que estão na Espanha.
    E gostaria de dizer que a minha real motivação no comentário era traçar uma linha de raciocinio sobre que tipo de jogador que a comunidade basqueteira está se acostumando a se apegar: os menos promisores, mas mais aguerridos e o pricipal fator; mais próximo de nós. Esquecendo-nos dos nossos principais potenciais atléticos e
    talvez em técnica(assim torço), esses estão agregados em maioria nos EUA, mas quase nunca vejo alusão a eles. E só foi nesse ponto do comentário que eu citei o Olivinha( com todo o respeito que a entrega desse jogador merece ) sem dúvidar da sua importância no seu time no nível do NBB, mas um jogador de 2,03m que joga de 4 e diz que sempre é ultimo nos testes físicos em impulsão nos times que passou como o escutei na matéria do SPORTV (sem ter a técnica como ponto forte) não pode ser nosso ideal de jogador, simplesmente não pode, porque em alto nível ele enfrenta jogadores mais altos e de melhor impulsão e o resultado é fraco comun os dados indicariam: lembrando sua peformance no interligas e pricipalmente no pré-olímpico com o Moncho Monsalves, nesse ele não podia nem atacar nem defender.
    Para exemplificar eu ponho esse link de Vinicius Telo(2,03m ala) jogador da NCAA(2) da universidade de Cameron:

    http://www.youtube.com/watch?v=PRvD8-snCCQ

    http://www.youtube.com/watch?v=8FOxlmoD_qo&feature=related

    http://www.youtube.com/watch?v=5VEpSIsKbrQ&feature=related

    gostaria de me desculpar pelo extenso comentário, mas não tenho a benção da síntese.
    E queria pedir COMO UM ASSÍDUO FREQUENTADOR DO BLOG UMA RESPOTA COM UM COMENTÁRIO SOBRE O JOGADOR DO LINK QUE DIGITEI se não fosse abusar(RSRSRSRS) eu adoraria saber sua opinião, seria como um presente.
    OBRIGADO PELA ATENÇÃO.

    ResponderExcluir
  7. Alfredo lauria, sou o anônimo do segundo comentário.
    Primeiro gostaria de agradecer a reposta e tb pelo trabalho de vcs cobrindo o basquete, é o blog que eu mais acompanho.
    Sobre o ponto do rafael mineiro, acompanho ele desde desde o mundial sub-19, e conheco suas inúmeras dificuldades vingentes na comparação com a estrela da companhia que era o PAULÃO por exemplo, mas ele tem um potencial muito mais latente do que o Fioroto(que como vc tb tenho ressalvas sobre ele) simplesmente pelo seu atleticismo, e como vc assistiu a série deste NBB do S.J contra o franca vc deve lembrar que embora rudimentar ele tem um arremesso de 3, que apareceu nessa série, coisa que o Fioroto não tem, o que incrementa a minha análise técnica entre os dois.
    Apesar dos meus elogios a ele nessa minha comparação, sei que a diferença não são drásticas e entendo a sua nota: "modificação lateral", nessa "troca", até porque eu torcia para o Pinheiros trazer um dos nossos que estão na Espanha.
    E gostaria de dizer que a minha real motivação no comentário era traçar uma linha de raciocinio sobre que tipo de jogador que a comunidade basqueteira está se acostumando a se apegar: os menos promisores, mas mais aguerridos e o pricipal fator; mais próximo de nós. Esquecendo-nos dos nossos principais potenciais atléticos e
    talvez em técnica(assim torço), esses estão agregados em maioria nos EUA, mas quase nunca vejo alusão a eles. E só foi nesse ponto do comentário que eu citei o Olivinha( com todo o respeito que a entrega desse jogador merece ) sem dúvidar da sua importância no seu time no nível do NBB, mas um jogador de 2,03m que joga de 4 e diz que sempre é ultimo nos testes físicos em impulsão nos times que passou como o escutei na matéria do SPORTV (sem ter a técnica como ponto forte) não pode ser nosso ideal de jogador, simplesmente não pode, porque em alto nível ele enfrenta jogadores mais altos e de melhor impulsão e o resultado é fraco comun os dados indicariam: lembrando sua peformance no interligas e pricipalmente no pré-olímpico com o Moncho Monsalves, nesse ele não podia nem atacar nem defender.
    Para exemplificar eu ponho esse link de Vinicius Telo(2,03m ala) jogador da NCAA(2) da universidade de Cameron:

    http://www.youtube.com/watch?v=PRvD8-snCCQ

    http://www.youtube.com/watch?v=8FOxlmoD_qo&feature=related

    http://www.youtube.com/watch?v=5VEpSIsKbrQ&feature=related

    gostaria de me desculpar pelo extenso comentário, mas não tenho a benção da síntese.
    E queria pedir COMO UM ASSÍDUO FREQUENTADOR DO BLOG UMA RESPOTA COM UM COMENTÁRIO SOBRE O JOGADOR DO LINK QUE DIGITEI se não fosse abusar(RSRSRSRS) eu adoraria saber sua opinião, seria como um presente.
    OBRIGADO PELA ATENÇÃO.

    ResponderExcluir
  8. SÉRIO, QUE VC ALFREDO LAURIA VAI IGNORAR O COMENTÁRIO QUE EU PENEI PARA ESCREVER ENDEREÇADO A VC JURANDO QUE VC LERIA E REPONDERIA COMO EU FIZ.
    ME DESCULPE SE ME DECEPCIONEI, MAS EU ACOMPANHO SEU BLOG DIÁRIAMENTE E ACHEI QUE SERIA RECEBIDO MELHOR, MAS DA PRÓXIMA VEZ EU ESCREVEREI SEM PRENTESÃO DE RECEBER UMA RESPOSTA DE VOLTA.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo,

    Calma, rapaz! Ainda não tive tempo de ler com calma o seu longo post. Está na minha lista de prioridades, pois não quero respondê-lo apenas por respondê-lo.

    Abs,

    Alfredo

    ResponderExcluir
  10. Foi mal Alfredo!(rsrsrs)
    Obrigado pela Atenção!
    Desculpe pela exaltação, logo depois que postei o comentário notei que estava acontecendo muita coisa com a final da NBB, e devia ser por isso que tu não tinhas repondido.
    Mas aí não tinha como eu remover o comentário.(rsrsrs!)

    Espero, mas calmamente uma resposta, pricimpalmente em relação ao video do Vinícius Telo.

    Comentário de will, agora um pouco mais calmo.

    ResponderExcluir
  11. Alfredo, eu também queria saber sua opinião sobre o Vinícius Teló....

    ResponderExcluir