segunda-feira, 16 de maio de 2011

Sub15 volta do Paraguai com a prata


A expressão estampada na foto acima mostra que o resultado pela seleção brasileira masculina Sub15 não foi o esperado. Os garotos foram derrotados na final do Campeonato Sul Americano pelos argentinos (77 x 70) numa partida bem disputada, conforme atesta o site da ABASU.

A decepção pós-derrota é inevitável, obviamente. Contudo, os garotos devem ter em mente que, com essa idade, o resultado conta muito menos do que o aprendizado e o desenvolvimento. São carreiras no basquete que estão apenas começando, e se esses garotos tiveram a oportunidade de servir a seleção brasileira, é porque estão no caminho certo.

Daqui para frente, se podemos dar um conselho para a garotada é jamais abdicar da educação. É lógico que a remuneração no basquete é importante e, em alguns casos, indispensável. Contudo, a educação é a única garantia de sucesso no futuro, com ou sem o basquete, mesmo porque, a nossa modalidade é uma das que mais exigem a capacidade de raciocinar.

Assim, na hora de escolher o clube, os garotos sempre devem considerar se ali poderão seguir com os seus estudos, num planejamento a médio e a longo prazo. Por outro lado, propostas internacionais podem parecer tentadoras num primeiro momento, mas não trazem qualquer garantia de sucesso no basquete e ainda podem atrapalhar a educação.

Parabéns pela medalha de prata e boa sorte no futuro!

4 comentários:

  1. Belíssimo post! (não tenho nem o que acrescentar :p)

    Jônathas

    ResponderExcluir
  2. Ontem olhei brevemente as estatísticas, e me agradou bastante o fato de que, em um jogo nervoso como Brasil x Argentina sempre é, não tenhamos forçado nas bolas de três pontos (3 de 6, se não me engano) e que obtemos um bom aproveitamento na linha de lance-livre (acima dos 90%, acho). Analisar jogo somente pelas estatísticas é sempre perigoso, mas vejo indícios de evolução nessa geração. E bem, a geração Ginóbili sempre apanhou do Brasil na base e isso serviu de estímulo para melhorar, não? Realmente agora o resultado conta muito menos.
    Abs!

    ResponderExcluir
  3. técnico bem fraco desta sel. não acha?

    ResponderExcluir
  4. Eles tem direito a uma BOLSA ATLETA internacional !! Quem vai ajuda-los nisso ??

    ResponderExcluir