domingo, 26 de junho de 2011

Entrevista com presidente do Franca, Luis Carlos Teixeira

Pouca gente do basquete brasileiro tem tanta responsabilidade como Carlos Teixeira. Responsável pelos rumos do time mais tradicional da modalidade no país, Teixeira tem de lidar diariamente com a pressão de uma torcida fanática e sedenta por títulos. E o fim da temporada que celebrou o vice-campeonato não poderia ser mais polêmico: o time perdeu dois atletas da rotação principal para times de menor estrutura e tradição e contratou um dos mais polêmicos atletas do país, Baby. O Giro procurou Teixeira e conversou sobre isso e muito mais.

Quem acompanha o Giro sabe que não concordamos com algumas posições de dirigentes brasileiros e muitas vezes criticamos abertamente, sem nos preocuparmos muito com a reação que isso pode acarretar. Esse bate-papo com Teixeira foi guiado pela noção crítica que temos de alguns posicionamento de Franca. No entanto, não tentamos argumentar em réplicas, mas apenas deixar o espaço aberto para os argumentos do diretor. A análise e o debate poderá vir na caixinha de comentários, se os torcedores francanos e os basqueteiros em geral se interessarem. Estamos aqui pra isso.

Sem mais, vamos à entrevista.

Pessoal tem batido pesado em você aí em Franca, né? Mas as contratações já acabaram?

Os torcedores não conhecem o lado administrativo do clube. Pensam apenas com paião. Cito o exemplo que neste primeiro ano de gestão zeramos o déficit do FBC, mudamos a sede, fizemos a sala de troféus, compramos o "basquetemóvel" e conseguimos ser vice-campeões do NBB. Avalio como um trabalho vitorioso. Temos um orçamento a ser cumprido e temos que trabalhar com aquilo que reputamos o melhor para o FBC. Acredito que temos um plantel muito equilibrado com jogadores no auge de sua condição e que vão mesclar com a juventude dos três garotos que estão na seleção.

Mas então podemos dizer que as contratações acabaram?

Ainda estamos em processo de avaliação, porque neste momento temos disponível mais uma vaga que pode ser utilizada por um estrangeiro. Assim, iniciando os preparativos veremos se nossa necessidade está na posição 1, 2 ou 3, etc. Não vou deixar a paixão suplantar a razão. Vamos avaliar os atletas que temos e ver se realmente temos esta necessidade. A partir daí, se for necessário, contrato. Se não, podemos abrir espaço para mais um juvenil - falam tanto que não damos espaço aos valores locais e quando fazemos, nos criticam.

Muito se tem criticado Hélio Rubens e sua maneira de conduzir o time, que não dá espaço para jovens e que isso teria motivado as saídas de Dedé e Benite. Qual sua opinião sobre essas críticas?

Bem, numa cidade como Franca, existem 350 mil técnicos de basquete que opinam, concordam, discordam, mas todos têm um jeito carinhoso, especial com nossa equipe. O importante é que continuamos a formar atletas e técnicos de basquete. Alguns iniciam, rodam e voltam à casa. Outros encontram outros caminhos, mas temos confiança que o trabalho é feito com muito carinho, dedicação e desprendimento.

E a saída de Benite e Dedé?

Quando ao Benite, a saída dele foi surpreendente para todos porque aqui ele foi um atleta que teve um excelente tempo efetivo de quadra (o terceiro com mais tempo). Foi laureado e encontrou seu espaço. A verdade é que a saída foi por motivo de foro íntimo já que ele não tinha qualquer problema com o técnico, com os demais jogadores e já era um ídolo na cidade. Em termos financeiros também não foi já que ele mesmo declarou que ia pra Limeira pela metade. Assim, o que aconteceu é questão pessoal. Quando ao Dedé, a sua saída foi motivada pela proximidade com a família e a outros jogadores que são seus amigos particulares e jogam lá. No aspecto financeiro, foi proposto até que cobríssemos a oferta, mas quando ele chegou pra conversar, já tinha a convicção que ele já assinara com a outra equipe .

Agora, Teixeira, eu confesso ter ficado totalmente confuso em relação ao Baby. Aquela declaração sua foi uma estratégia? Não achou um pouco grosseira?

Não, porque algumas negociações que começamos foram atrapalhadas exatamente por terem sido tornadas públicas e assim foi uma forma que encontrei de criar um pano e não prejudicar o nosso objetivo. Creio que se não tivessem levantado a questão, sequer teria sido objeto de reportagem. Mas o importante é que conseguimos o cincão que o torcedor francano vem pedindo já há algumas temporadas.

Mas havia opções mais interessantes no mercado, não? Ouvi dizer que Jeff Agba, por exemplo, vinha pedindo até menos do que Baby...


Assim que terminou a temporada, nos reunimos, eu e Hélio Rubens, e recebi uma relação dos atletas que ele pretendia. Assim, dei preferência às renovações dos atletas que pretendíamos e na sequência, os reforços. Obviamente temos diversas opções, mas também temos limitações financeiras, ou seja, temos que ajustar tudo isso. O importante é que, na nossa avaliação, ficamos com uma equipe altamente competitiva, pessoas muito motivadas e que, com certeza, traremos muitas alegrias aos torcedores do Vivo Franca Basquete.

Uma questão ficou no ar, pelo menos pra mim. Quando você disse que viria um jogador de NBA, estava falando do Baby mesmo?

Sim, foi a pista que acabei deixando escapar.


Acho muito bacana a participação dos torcedores nos destinos do clube e levamos em consideração sempre, porque aqui temos a torcida que mais entende de basquete. Apenas fico chateado com algumas pessoas que confudem a liberdade de expressão com ofensas pessoais.

Voltando ao assunto do elenco para a próxima temporada, o time perdeu os dois estadunidenses, Benite e Dedé e Trouxe Wanderson, Woodward e Baby. Que avaliação você faz? O time evoluiu ou piorou?

Acredito que temos uma equipe mais consistente. A evolução somente poderá ser medida após termos os resultados. Obviamente projetamos uma evolução.

E o orçamento? Todos patrocinadores continuam? Algum pode chegar?

Sim, felizmente todos confirmaram. Estamos trabalhando para captar mais parceiros e devemos ter respostas positivas em breve e assim dar respaldo para um possível reforço.

Acho que é isso né Teixeira? Será que faltou algo?

Não sei, vamos saber depois... Mas espero esclarecer um pouco a inquietude do pessoal.


33 comentários:

  1. Alfredo,

    Na sua opiniao o time de Franca esta mais fraco q na temporada passada?
    Vc acha q o time ainda precisa de um ala 3 de respeito para bater de frente com Flameng,Brasilia,Pinheiros??

    Breno.

    ResponderExcluir
  2. Alexandre Estefan - Chambo26 de junho de 2011 às 14:42

    Excelente entrevista.
    De longe, mas muito longe de Franca, o cara parece estar fazendo um bom trabalho, só em colocar o time disputando de igual com Brasilia e Flamengo.. mostra uma melhora comparando as últimas temporadas.

    ResponderExcluir
  3. Muito legal a entrevista. Tinha algumas cuiriosidades sobre Franca que o presidente eslcareceu nesse bate-papo.
    Belo trabalho, pessoal. Abs.

    ResponderExcluir
  4. oficialmente inaugurada a seção "entrevista voleibol" do giro no aro.
    os blogueiros levantam, o entrevistado corta.
    meu deus, que nível......

    ResponderExcluir
  5. Só o Teixeira não enxerga a necessidade de mais um bom jogador no elenco. Alfredo/Guilherme, por favor enviem para o Sr. Teixeira a lista dos 10 melhores disponíveis no mercado. Ali, pelo menos 5 tem chances de se encaixarem e melhorarem o elenco do Franca.

    ResponderExcluir
  6. oi Breno, acho que o time de Franca está mais fraco sim. Não conheço Woodward. Mas Benite, Dedé e os dois gringos eram responsáveis por muita coisa e acho que ainda precisa de mais um, pelo menos, de alto nível, para manter-se no topo. E tem outro problema... Os outros da ponta se reforçaram...

    oi Chambo. Não acho o trabalho essa maravilha toda não, como até pontuei na entrevista, havia outros jogadores mais interessantes, e acho que a forma de conduzir as coisas esteve bem longe do ideal. Franca estar no topo não é mais que obrigação.

    Fala Luis! Eu acho que deu pra esclarecer bastante coisa, né?

    Olá anônimo, me parece que você padece daquilo que chamam de analfabetismo funcional. Ou isso, ou é mal intencionado mesmo.

    Fala Xará, recentemente fiz uma lista com os 10 melhores disponíveis aqui no Giro (o artigo Bons e Sem mercado). Um deles foi citado na entrevista, o Agba. O Teixeira é leitor do Giro, deve ter lido sim rs

    ResponderExcluir
  7. Alexandre Estefan - Chambo26 de junho de 2011 às 19:00

    Guilherme, os nomes contratados tb não acho melhores do que os que saíram, em especial o Benite.
    Porém, a anos não via o Franca brigando na NBB e pelo que entendi este foi o primeiro ano da gestão.

    E a questão do Benite.. pelo que li no Giro, tirando os motivos pessoais, ninguém entendeu o sentido profissional de sua escolha.

    ResponderExcluir
  8. Pois é Guilherme Tadeu,foi exatamente por termos a mesma opiniao q vc sobre o time da proxima temporada q resolvemos criar o protesto citado por vcs na entrevista.
    Sem pelo menos mais um BOM ALA 3 acho dificil o time ir longe nas competições dessa temporada,e pensar q temos Liga das Americas pela frente.E como vc disse:Flamengo,Pinheiros,SJC se reforçaram bem;Brasilia manteve a base campea e nós tivemos a saida de 5 jogadores.
    Esperamos muito q venha ainda esse jogador q a torcida tanto quer.

    Abraço e parabens pela entrevista.

    ResponderExcluir
  9. uma coisa q ja foi dita e queria mto entender como saiu 5 e contratou 3 e num tem mais grana???esses 3 é mais caro q os 5 q sairam? lembrando q o patrocinio por contrato sobe todo ano.

    ResponderExcluir
  10. caceta,voce pede a entrevista e pelas costas do teixeira, da uma de traira.
    Na frente do teixeira, todo amiguinho e depois faz uma destas.
    {Esse bate-papo com Teixeira foi guiado pela noção crítica que temos de alguns posicionamento de Franca. No entanto, não tentamos argumentar em réplicas, mas apenas deixar o espaço aberto para os argumentos do diretor}.
    O giro da fofoca, nelson rubens do basquete, ta ficando loco, tudo para aumentar o numero de visitas?
    Para mim os maiores fofoqueiros do basquete
    Fernando

    ResponderExcluir
  11. oi Fernando, não sei bem o que chama de fofoca, nem que pelas costas dou uma de traíra.

    Os pontos que aqui argumentei estão na entrevista. Perguntei sobre se não havia melhores nomes no mercado (e ainda citei um dos nomes). Critiquei na frente dele o que achei que foi uma maneira mal conduzida na negociação com o Baby. Perguntei sobre a análise que ele fazia do elenco.

    No entanto, como se tratava de uma entrevista, e não um debate, não era lugar para uma arguição. Mas tenho permissão para analisar as respostas, aqui nos comentários, respondendo perguntas que surgiram, não?

    Você ao que parece padece do mesmo problema do anônimo de mais cedo. Ou tem problemas com o analfabetismo funcional ou padece de má fé mesmo, porque citou justamente o parágrafo que eu digo que como se tratava de uma entrevista, não estariam ali minhas réplicas, mas os argumentos do entrevistado.

    Tanto respeitei os argumentos que neste mesmo espaço há comentários favoráveis e contrários às respostas de Teixeira. Cada um é livre para fazer seus juízos de respostas aí colocadas. Teixeira e seus críticos sabem que há margem para ambas as falas por meio das respostas aqui colocadas. Eu dei minha opinião, mas apenas na caixinha.

    Agora sobre o que chamou de fofoca, não vou comprar a provocação. O Giro tem tido um ótimo aproveitamento (não erramos praticamente nada até aqui) em notícias sobre o basquete brasileiro, antecipando muitas coisas que vão de transferências, a questões mais burocráticas (como as notícias do caso Larry por exemplo), entre outras coisas.

    Sobre as visitas, tenho impressão que há alguma confusão de sua parte. Não ganhamos por clicks ou por qualquer patrocínio. Saímos do maior portal de basquete brasileiro, o Draft Brasil, que tem o maior fórum de basquete na América Latina e um incrível fluxo de comentários, repercussão e etc, para vir parar num pequeno blog hospedado no Blogspot que aborda o assunto pouco popular que é o basquete brasileiro. Se dependêssemos de visitas, faríamos um site pornô ou, se quiséssemos continuar no basquete, falaríamos de NBA, que é ainda o que mais dá público no país.

    De qualquer maneira, agradeço sua visita e seu pouco respeitoso comentário.

    ResponderExcluir
  12. Um anônimo querendo chamar os outros de covarde? Você não tem um pingo sequer de vergonha de agir como um rato?

    O Teixeira, que você cita, é um dirigente controverso e já foi alvo de várias críticas do Giro no Aro. Apesar disso, aceitou gentilmente fazer a nossa entrevista e não se furtou a responder nenhuma pergunta. Vamos criticá-lo, sempre que entendemos que necessário, mas nesse aspecto de aceitar as críticas e de saber respondê-las educadamente, merece todo o nosso respeito.

    Sobre o número de acessos, você é um verdadeiro brincalhão, já que esse site é alimentado única e exclusivamente por amor ao basquete. Infelizmente, isso parece não agradar a todos, e até parece incomodar verdadeiramente alguns.

    No mais, tenha mais respeito ao trabalho sério dos outros, já que você não tem mesmo coragem para revelar a sua identidade.

    ResponderExcluir
  13. Pra mim, o Babby, mesmo nao jogando o seu máximo, é melhor do que o que Lewis e Spillers apresentaram na última temporada. Logo, considero um upgrade. (Claro que o Babby envolve tantos outros fatores, entre eles comportamentais e físico, mas acho que eles tinha que arriscar).

    Sei pouco sobre o Woodward, mas em uma rápida pesquisa dá pra ver que ele é um bom jogador, atuou bem na Argentina e no Uruguai, é um cestinha nato. É claro que o Benite jogou bem e pode evoluir muito mais, mas também o que ele mostrou nessa temporada não foi nada fora de série. Estamos julgando muito mais pelo potencial e pela expectativa criada nele do que aquilo q ele realmente apresentou.

    Sobre o 3 tão pedido, pra mim o Márcio é um ótimo jogador, dentro possível ele é um cara completo. Sabe atacar, infiltrar, arremessar, defender e é muito constante. Raramente se vê um jogo ruim dele ou um que ele chute até a mãe mesmo errando tudo. O Dedé, que saiu e as vezes fazia essa função, fez uma temporada fraquíssima, só deu uma melhorada nas finais, certamente não seria esse 3 que tanto querem.

    Pra mim, Franca contratou bem. Se o Babby nao se envolver em confusão e se manter saudável, tem tudo para fazer uma boa temporada. E cobramos tanto a tal da "renovação", Franca tem três garotos na sub-19, o que não é pouca coisa, pq não começar a inserí-los na rotação?

    ResponderExcluir
  14. já circula no meio do basquetebol o apelido giro da fofoca e a falta de credibilidade do veículo.
    em são paulo ninguém respeita.

    e outra, mudem aí no primeiro parágrafo. tem um erro bizarro de concordância.

    como vocês dizem, não são jornalistas, não têm compromisso com nada, mas escrever errado é feio pacas...

    um abtraço e sucesso ao giro da fofoca

    só que aqui, o giro aumenta E inventa....


    AHAHAHHA

    junior/sp

    ResponderExcluir
  15. qual o erro de concordância, Júnior-Sp?

    aproveito o espaço para lhe perguntar sobre a falta de credibilidade que temos em SP. Quem é que não nos respeita? Pergunto porque morei nos últimos dois semestres em SP e procurei tanto um lugar que pudesse conversar sobre basquete e não encontrei.

    aproveito para convidá-lo, júnior-sp, para dizer qualquer coisa que tenhamos aumentado ou inventado. O que me parece que tem aumentado é o interesse de alguns ratos pelo Giro e, na mesma medida, tem sido inventados bastantes Nicks para assinar como anônimos...

    ResponderExcluir
  16. A análise e o debate poderá vir na caixinha de comentários, se os torcedores francanos e os basqueteiros em geral se interessarem. Estamos aqui pra isso.

    poderão, não?!


    o que me deixa chateado, guilherme, e respeito vocês, é a aura que vocês se colocam como "somos os melhores". vocês podem não perceber isso, mas é a imagem que passa.

    respeito vocês, mas vocês estão se colocando em uma posição complicada.


    artur

    ResponderExcluir
  17. mimimiimimimi. so d franca nao ganho um titulo nacional ha 12 anos, nunca vi meu time ser campeao nacional e a culpa e do blog do giro. Contratem o zagallo pro lugar do helio rubens, 13 e o numero da sorte dele.

    ResponderExcluir
  18. Tem gente q joga a raiva q tem no dirigente em cima do blog...huahuahuahuahua...o pior cego e o q nao quer ver...huauhahua

    ResponderExcluir
  19. o pessoal tem que agradecer a esse blog, pois a maioria so fica cheirando o rabo da NBA e nao da valor ao basquete nacional, so sabem reclamar e criticar, mas so sabem falar de NBA. Parabens alfredo e guilherme

    ResponderExcluir
  20. Alfredo e Guilherme nao liga nao, quando eles dizem que o mundo do basquete chamam vcs de giro da fofoca, eles se referem so a franca, pq eles acham que o basquete brasileiro so existe la. La tem o melhor dirigente, la tem o melhor treinador, la tem a melhor base, la tem o melhor armador e la tem o melhor pivo.
    O baby quando jogava no flamengo eles diziam que era uma merda, agora virou o melhor 5 do brasil, esse woodward não e cestinha nato nem aqui nem na china so em franca mesmo o cara nao ficou nem entre os 10 primeiros cestinhas da liga uruguaia, foi dispensado pelo penarol por deficiencia tecnica e depois foi para o boca jrs que nao quis renovar com ele tb por baixo rendimento. La é o melhor de tudo no basquete brasileiro, so nao entendo o pq de estar 12 anos sem titulo nacional.

    ResponderExcluir
  21. giro da fofoca
    também em são josé

    ResponderExcluir
  22. hahahahahahah
    giro da fofoca também em BAURU!

    AND COUNTING!

    ALGUÉM MAIS? rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  23. Alfredo e Guilherme nao liga nao, quando eles dizem que o mundo do basquete chamam vcs de giro da fofoca, eles se referem so a franca, pq eles acham que o basquete brasileiro so existe la. La tem o melhor dirigente, la tem o melhor treinador, la tem a melhor base, la tem o melhor armador e la tem o melhor pivo.
    O baby quando jogava no flamengo eles diziam que era uma merda, agora virou o melhor 5 do brasil, esse woodward não e cestinha nato nem aqui nem na china so em franca mesmo o cara nao ficou nem entre os 10 primeiros cestinhas da liga uruguaia, foi dispensado pelo penarol por deficiencia tecnica e depois foi para o boca jrs que nao quis renovar com ele tb por baixo rendimento. La é o melhor de tudo no basquete brasileiro, so nao entendo o pq de estar 12 anos sem titulo nacional. [2]

    ResponderExcluir
  24. oi Artur, obrigado pela mensagem, que sinto que tem mais sinceridade que em outras críticas que aqui aparecerão.

    Sobre a concordância, não há nenhum problema com "a análise e o debate poderá vir", uma vez que o verbo pode concordar com os dois ou com o mais próximo (no caso, debate). No entanto, concordo que não é a construção mais bonita. Mas gramaticalmente, em relação à concordância, não há nenhum problema, pode consultar qualquer manual.

    Olha, sobre "aura" de somos os melhores, se você tá dizendo, quer dizer que realmente te deixamos essa impressão. Lamento, não é nem de longe a intenção, mas pode mesmo acontecer. Agradeço o respeito também, mas não entendo que posição complicada estamos. Se puder explicar melhor, eu agradeceria, de coração.

    Agora reitero, qualquer crítica vazia e maldosa (não é, nem de longe, o caso da sua), será respondida de maneira contundente. Não temos nenhum motivo para aguentar desaforo.

    ResponderExcluir
  25. Anônimo das 16h32 e Rodrigo, agradeço muito o comentário bastante favorável. Não acho que os comentários amargurados aqui tenham a ver com os francanos não.

    Tentando imaginar, acho que podem ser algumas coisas. Acho que até pode ter gente incomodada com alguns rumores que não concretizaram (e aí tentam desqualificar chamando isso de fofoca, basicamente ignorando que acertamos muito, mas muito mais que erramos), mas acho que muita coisa rolando que é mais sistemático, para incomodar.

    Desagradamos muita gente poderosa nas críticas que fizemos à Liga no caso da Globo. E estamos praticamente sozinhos nessa, com um ou outro camarada de blogs concordando neste ou naquele ponto. E ainda arriscamos entrar em uma outra briga que é o lado "mais fraco" da corda pelo menos no debate público que é defender a convocação de Larry e algumas ações de Magnano. A fritura é explícita, e não deixaremos isso acontecer sem apontar como vem acontecendo.

    E tem também a tendência natural de qualquer blog que tem sido bem visitado (inusitadamente e muito inesperadamente, o Giro vem tendo maior repercussão e visitas do que sequer um dia projetamos) que é na medida que também recebe elogios, receber críticas. Algumas, as que têm sido feitas de maneira respeitosa e bem fundamentada, assimilamos e tentamos responder, na medida do que achamos possível.

    Pra ratos, a gente ri e responde como merecem: com grosseria.

    ResponderExcluir
  26. oi Daniel, não tinha lido sua mensagem, mas acho que se encaixa no que disse anteriormente. Não acho que os comentários mais raivosos venham de francanos não. Boa parte dos francanos gostaram do tom da entrevista, porque fez perguntas que eles queriam ouvir.

    Acho que tem menos a ver com a entrevista e mais a ver com o que falamos anteriormente. Mas a gente não vai parar de "fofocar", se isso significar colocar em xeque as relações da Liga com a Globo e denunciar o processo de fritura que vem passando Magnano.

    Além disso, o Mercadão segue com mais de 85% de acerto, o que faz com que seja a parte mais acessada do Giro, para desespero dos ratos, que torcem loucamente para que erremos.

    ResponderExcluir
  27. Guilherme e Alfredo,

    Nao acredito q esses comentarios maldosos tenham partido de torcedores francanos.Pelo tom do discurso,o mesmo de sempre,acredito q estes comentarios venham de uma outra torcida q só sabem bater na mesma tecla.
    A entrevista em si foi muito boa,e as publicações feitas no blog tambem fazem parte da leitura diaria de muitas pessoas(eu sou um destes).A iniciativa em fazer o Giro no Mercado,é muito bacana,pois é um dos poucos lugares q encontramos informações concretas e nao um monte de boatos.
    Enfim,torço para q nao façam uma imagem ruim da torcida francana e mais ainda para o sucesso do Blog.

    Mais uma vez parabens pelo trabalho de vcs.

    Breno.

    ResponderExcluir
  28. Guilherme, sobre serem sozinhos, quem ama o basquete(torcedor) tem a mesma opiniao que voces. E gosto desse ideal de voces q nao vendem seus pensamentos e ideias, se sao contra certas atitudes vcs dizem.
    Eu assino embaixo sobre essas criticas feitas sobre a liga aceitar coisas em excesso como se a globo fosse a unica opçao de midia.
    Sobre os acertos e erros no mercado, eu acho legal, que mesmo quando rola boato ou nome muito frte vcs so divulgam no blog se vcs averiguarem, nao vao pela onda de fofoca, mostra respeito para quem ta lendo.

    E Parabens, pois e diificil dar valor ao nosso basquete, diferente de mtos blogs que so cornetam, mas nao fazem nada e ficam babando ovo da NBA.

    ResponderExcluir
  29. se o blog só aceitasse comentário com conta registrada, ia ter tanto invejoso se mordendo de raiva!!!

    parabens aí girão.

    ResponderExcluir
  30. Guilherme e Arnaldo ..

    Parabens pelo trabalho transparente q tem sido feito por vcs ....
    vcs tem feito a cobertura do basket nacional mto bem ... se vcs postam aki algumas "fofocas" como nosso amigo ali citou eh pq vcs tem feito uma busca que nem sempre pode ser verdadeira ... mais o trabalho ta sendo feito ....

    e uma opniao .. nao deem ouvidos aos comentarios dele .. pois assim alguem q ker atingir vcs .. e encher o saco do bom trabalho feito por vcs .. esta conseguindo .....

    valeu ai

    JP

    ResponderExcluir
  31. arnaldo nao ... alfredo ... to com Arnaldo Szpiro do Flamengo na cabeca e escrevi errado .. rsss

    ResponderExcluir
  32. Valeu moçada!

    Isso dá um ânimo pra continuarmos!

    ResponderExcluir
  33. para mim a contratação do Wanderson foi um erro !!!

    ResponderExcluir