quinta-feira, 16 de junho de 2011

A nossa lista

Amanhã sai a lista de Rubén Magnano para a seleção brasileira. Nós, do Giro, decidimos fazer a nossa. É bom que fique claro: nessa lista não há nenhuma informação sobre o que pode acontecer amanhã, mas sim, apenas uma lista do que entenderíamos ser a convocação ideal.

Acreditamos, como ponto de partida, que o ideal seja chamar 19 jogadores (mais Raulzinho, para chegar e treinar com o grupo depois do Mundial sub 19). Até o garrafão, a única convocação não óbvia seria Benite. Para o garrafão, por ser, ao mesmo tempo, a posição que mais preocupa em caso de greve ou não apresentação dos estrangeiros, apostamos em chamar um grande número de jogadores. Afinal, se os 3 pivôs da NBA não puderem participar, Magnano precisará testar novos nomes para a posição.

Na visão do Giro, devido ao histórico, Nenê só deveria ser convocado caso tenha entrado em contato com a CBB ou com o técnico da seleção brasileira manifestando a intenção de servir a seleção brasileira. Caso contrário, não deveria sequer figurar na lista inicial. Como até agora, o posicionamento da CBB tem sido favorável ao jogador, há que se supor que tal contato já tenha sido feito.

Assim, caso todos jogadores se apresentem, o grupo de 12 não deve ter grandes surpresas. No entanto, talvez com exceção de Tiago Splitter, é grande o risco de os jogadores da NBA não se apresentarem. Além disso, Augusto Lima já demonstrou total desprezo em relação à possibilidade de jogar pelo país anteriormente. Faverani é uma incógnita comportamental.

Vamos à lista inicial ideal do Giro:

Armadores/escoltas
Marcelinho Huertas
Nezinho
Leandrinho
Marcelinho
Vitor Benite
(Raulzinho)

Alas
Guilherme Giovannoni
Alex
Olivinha
Marquinhos
(Douglas Nunes)

Pivôs
Tiago Splitter
Nenê
Anderson Varejão
(Paulão Prestes)
(Rafael Hettsheimeir)
(Murilo)
(Vitor Faverani)
(Augusto Lima)
(Morro)

Caso todos aparecessem, os nomes fora dos parênteses formariam a nossa seleção em Mar Del Plata, com os demais brigando por vaga.

No entanto, numa lista que consideramos um bem mais "realista", essa seria a nossa seleção:


Armadores/escoltas
Marcelinho Huertas
Nezinho
Marcelinho
Vitor Benite

Alas
Guilherme Giovannoni
Alex
Olivinha
Marquinhos

Pivôs
Tiago Splitter
Paulão Prestes
Rafael Hettsheimeir
Murilo

Nossa lista deixou alguns importantes nomes de fora. Rafael Luz tanto escolheu não servir à seleção que deixou que Raulzinho o superasse como maior promessa do país na armação. No nível técnico, Vitor Benite está claramente um nível acima. Hátila Passos teve a chance de treinar com o grupo até os momentos finais, mas fez uma temporada muito fraca pelo Uberlândia. JP Batista está demonstrando a capacidade de involuir ano a ano e a sua participação, chegando às pressas, para o Mundial após a presepada de Nenê não deixou saudade alguma. Uma escolha ruim também empurrou Jonathan Tavernari para fora da nossa lista, uma vez que não faz o menor sentido convocar um jogador que sequer atuou na última temporada. Os jovens Lucas Bebê e Fab Melo também não fizeram absolutamente nada que pudesse sugerir suas convocações, ainda que apenas para pegar experiência.

Das estrelas do NBB para a armação, preferimos ignorar Valtinho, por motivos óbvios, e Fúlvio, por gosto particular dos dois blogueiros que reconhecem o nível dominante que o armador demonstra por aqui mas que não conseguem acreditar que este possa ser repetido em jogos mais difíceis. Nomes como Alex, ex-Bauru agora Paulistano, Teichmann, ou até uma ou outra ousadia, como Paulinho, Eric Tatu ou Drudi até poderiam soar simpáticos aos nossos ouvidos, mas reconhecemos que tais atletas poderiam ter chance em outras competições como o Sulamericano.

Outros da geração intermediária, como, por exemplo, Rafinha (Cetaf), Cauê Borges (Minas), Rodrigo (Minas), Fischer (SJC), Pedro (Paulistano), Betinho (Paulistano), Anseloni (Cetaf), Guilherme (Minas), Ronald (Brasília), Rafael Mineiro (Pinheiros), Jordan (Paulistano), devem ser aproveitados junto com outros sub19 no Pan que será disputado no México, a fim de conseguir dar cancha para jogadores que ainda não tiveram experiências internacionais. Pré-Olímpico não é lugar de dar experiência para jogadores.

14 comentários:

  1. só uma dúvida, o Benites seria o reserva imediato do Huertas ou disputaria posição de titular com Alex, Marcelinho, Giovanoni etc??

    Thiago de Gusmão

    ResponderExcluir
  2. Thiago, não acho que Benite seja um armador, de maneira nenhuma.

    No entanto, tem um problema que pode surgir, ainda não apuramos bem e por isso preferimos não tocar no assunto no artigo: se Nezinho for convocado, ele se apresentará à seleção? e os jogos militares?

    Isso colocaria a necessidade de mais um armador, porque nem Benite nem qualquer outro poderia substituir Marcelinho. Como não acredito, de forma alguma, em jovens jogando partidas tão importantes, acho que seria um grande problema e Fúlvio passaria a ser cogitado.

    Eu confesso que preferia ver Helinho voltando à seleção do que confiar nossas chances olímpicas nas mãos de Fúlvio.

    ResponderExcluir
  3. Gostei bastante do trabalho dos amigos.

    Creio que conseguiram colocar bons nomes no papel e tirar jogadores que não devem contribuir muito para esse processo.

    Confesso concordar plenamente com a posição de vocês quanto ao Nenê, Lucas Bebê e Fab de Melo.

    Grande abraço,
    Raoni.

    ResponderExcluir
  4. Os nome citados foram praticamente os mesmos. E ñ tem muito como fugir disso. Legal a maioria das explicações.

    Agora a lista dos principais a ser selecionados, me desculpe, mas se assim o for o Brasil vai perder de novo a sua maior vantagem contra quase todas as seleções(de novo). PQ ter apena 3 pivôs numa seleção é ridículo até pq se perderia no o que é considerado pelos nossos adversários(inclusive) a nossa maior força: O GARRAFÂO!

    Tem de ser 5 PIVÔS. Para q quando um da NBA ñ possar ir nós não tenhamos que obrigar(de novo) o Guilherme a jogar na 4, p/ ñ ficarmos nas mãos dos JPs da vida! Ou outros pivôs menores, ao invés disso temos q ter mais pivôs pq no cenário internacional são os nossos pivôs q se destacam mais.

    Vc pode ver q o número de pivôs em parentes nesse POST foram 6, enquanto q nas outras posições vcs só citaram 1.

    Will13,
    Abs.

    ResponderExcluir
  5. ano passado vcs falariam e mto do bruno fiorotto!!! mas agora cmo tao amiguinhos do rossi tao falando do morro... isso mostra cmo vcs nao tem criterio, tao é querendo fazer lobby! Uma pena pois considerava voces os melhores blogueiros do basquete brasileiro mas agora vi que nao passam de interesseiros em quem ta por cima.... mto provavel que nem autorizem meu comentario... abraços e que voltem a ser imparciais...

    ResponderExcluir
  6. mesmo anonimo do de cima. fiorotto jogando fora era craque... agora virou um ze ninguem... vcs nao tem criterio nenhum... so analisam o hj... tinham que começar analisar as carreiras e tudo que o atleta ja fez e pode realizar e nao so o que ele fez na ultima temporada em determinado time! tdo é mto relativo nessa analise, colocaçao do time, sao N motivos... enfim, boa sorte nas analises futuras!!

    ResponderExcluir
  7. fala Raoni!

    Legal te ver por aqui!

    Tenho acompanhado seu trabalho no DB, ousado como sempre, com as atualizações das seleções da Venezuela e do Paraguai!

    sobre o Lucas e o Fabrício, eu acho que se a idéia é chamar alguém que fez algo interessante nesse ano e é jovem, melhor levar o Arthur, do Paulistano, para fase de treinamentos, para pegar experiência.

    Apareça mais!

    ResponderExcluir
  8. oi Will

    não entendi bem se sua crítica foi à nossa lista, ou à possibilidade dos caras da NBA não aparecerem...

    ResponderExcluir
  9. que má vontade com o Fulvio...meu Deus

    ResponderExcluir
  10. Ah! Guilherme a crítica anterior minha foi em ter apenas 3 pivôs na sua lista dos nomes principais(o q estava sem os parenteses).

    Acho q é pouco. p/ essa posição sempre um da NBA ñ pode ir e nós ficamos com pivôs de segunda mão( q estavam na lsta só por serem "rodados": JP, Ricardo, e vários outros em outras seleções.
    Dái a minha crítica os potenciais pivôs q geralmente estão na europa e q estão em parenteses na sua lista tem de ser o foco também.

    Will13,
    Abs.

    ResponderExcluir
  11. Douglas nao entraria nessa seleção nao? Murilo nao vai poder ir, esta operado, ficar mais 2 meses em recuperação.

    ResponderExcluir
  12. Guilherme, vc observou que ao contrario do Fiorotto, o Fulvio melhorou e muito desde que voltou da Italia e Espanha, deixou de ser aquele armador pontuador que estamos acostumados a ver aqui e esta distribindo o jogo como poucos na armação e marcando muito bem? Talves a temporada no exterior "ensina" os armadores a jogar o basquete como deve ser a função na armação da equipe.Acredito que seja um nome que deve ser considerado para nossa seleção.

    ResponderExcluir
  13. Vendo esses jogadores eu penso num negocio
    Leandrinho e Nene vai a p******
    O Brasil nao depende de vcs
    Vamo ir com jogadores que realmente tem vontade jogar pela amarelinha
    Cansei desses jogadores que nao valorizam a seleçao
    Disculpa pelas palavras
    Mas é o sentimento de um Brasileiro apaixonado pelo Brasil

    ResponderExcluir