quinta-feira, 2 de junho de 2011

Rafinha, o próximo grande armador brasileiro

Confesso que há um tempo estou esperando um mote para escrever esse artigo. Tenho laços afetivos no ES e por conta disso, já estive em jogos do Cetaf e do Saldanha algumas vezes. Além disso, acompanhei com especial interesse a experiência de Paulo Murilo pelas terras capixabas e um jogador em especial me chamou atenção, por tais razões: Rafinha, armador que atuou no Saldanha no NBB 2 e no Cetaf no NBB 3.

Nascido em 1988, trata-se, ao meu ver, de uma revelação pouco comentada de nosso basquete. Pois ao conduzir o modesto Cabo Frio ao título dos Jogos Abertos nacionais, sendo por muitos considerado o melhor jogador da competição, meu problema de mote acabou e posso afirmar, sem parecer que tenho interesses em promover alguém, que trata-se de uma das maiores promessas do basquete nacional.

Acredito que a posição 1 é uma das mais carentes do país. Valtinho, Nezinho e Fúlvio há tempos são os principais atletas brasileiros e todos já estão com idade em que não se espera mais evolução. Da nova geração, temos de parar de considerar Benite como um 1. Benite é um excepcional escolta e será o nome para a posição na seleção brasileira para a próxima década. Raulzinho, 4 anos mais novo que Rafinha, já é um grande nome, mas ainda não tem idade para assumir grandes broncas internacionais (embora seja o grande nome da geração de 1990).

No entanto, ninguém além do ótimo Paulo Murilo, se lembra do atleta. Provavelmente a reação ao ler este artigo de muitos será, ou de desdém, ou de curiosidade. Outros irão confundi-lo com Rafu, outro atleta do basquete capixaba. Tentarei, em linhas gerais, falar sobre o estilo do armador, embora considere que a melhor maneira de defender minha tese é mostrando um jogo do atleta.

Rafinha terminou a temporada no Cetaf com 11 pontos por jogo, 51% da linha de 2 e 31% da linha de 3, além de 3 rebotes, 3 assistências, 1 roubada e 2,5 erros por jogo. Se a equação assistência-turnover não impressiona, acredito que poucos jogadores têm tanta facilidade no drible como ele (aposto que tem influência de Paulo Murilo aí). Além disso, trata-se de um armador agressivo e que tem opções com fundamentos bastante desenvolvidos. No entanto, sua maior qualidade me parece estar na defesa. Não que ele esteja no nível defensivo de Eric Tatu, mas é possível ser uma opção bastante sólida.

Nada contra Cabo Frio e os Jogos Abertos, mas vê-lo submetido a isso me causou bastante mal-estar. Rafinha deveria estar em grandes elencos brasileiros. O número de armadores estrangeiros que tem vindo para cá escancara a nossa debilidade na posição, casos de Larry Taylor, Muñoz, Figueroa, Borders, Stockman e Sucatzky.

Viciados nos nomes de sempre, os técnicos e dirigentes brasileiros pouco prestaram atenção que no deserto de novidade de nosso basquete, um armador de 23 anos tem aparecido para marcar seu nome na posição. Não o conheço, o entrevistei apenas uma vez, mas espero, de longe, que algum time dê oportunidade para que ele mostre seu jogo no NBB 4. Aposto que trará ainda mais impacto em um time que tenha organização tática e algum apreço pela bola, coisas que o Cetaf esse ano passou longe.

29 comentários:

  1. PÔ,

    Fico muito feliz de encontrar um comentário sobre esse jogador, ñ tenho muitas lembranças do jogo dele só o vir jogar 2 vezes.

    É incrível como bons jogadores aqui são esquecidos, quer dizer nem esquecido foi pq ñ escuto quase nada sobre ele.

    Quando o vi jogar pensei q fosse mais velho, ele é diferente dos jovens armadores daqui ele aparenta ser bem forte, tem ombros largos q ajuda a proteger a bola. Essa foi a minha primeira impressão.

    Mas isso retrata o q mais me irrita no Brasil se prefere gastar toda folha salarial em estrangeros q ñ se tem idéia de como estão, ao invés de gastar árduos esforços nos talentos brasileiros aqui no Brasil e lá fora( no exterior pricipalmente).
    Por sinal vcs tem informações do felipinho( esse eu achava q ñ teria dificuldades em implacar).TEM UM EXCELENTE ARREMESSO.

    Will,
    Abs.

    ResponderExcluir
  2. Ele realmente é um bom armador mas não o vejo como uma opção segura para ser titular de um time que brigue pelo titulo, assim como o Bruninho do Brasilia é uma boa opção para rotação. Degrau a degrau, acredito que ele encontre seu espaço.
    Um armador que a meu ver tem ótimos fundamentos, ofensivos e defensivos é o Alexandre Pinheiro, que defendeu o UTC Uberlandia, Cetaf e por último o São José dos Campos, esse na minha opinião é o melhor 1 que surgiu nos ultimos tempos e que também é esquecido quando se fala em revelações.

    ResponderExcluir
  3. Márcio-33,
    respeito a sua opinião, mas esse tipo de jogador só ñ lidera uma equipe p/ tentar o campeonato porque ñ tem uma chance.
    A maioria prefere dar chances p/ os americanos liderarem. Embora nas equipes mais vencedoras aqui, são com brasileiros liderando.

    Quanto ao alexandre acho ele razoável, mas ele é muito peladeiro para o meu gosto.

    ResponderExcluir
  4. Sou um dos que desconhecem o jogo do Rafinha. Primeiras informações consistentes q tive dele foi lendo esse texto... e baseado nos comentários desse blog (e uma ou outra coisa q li no Prof Paulo Murilo) o Rafinha me pareceu uma boa opção pra descanse o Figueroa no ECP. Não sairia caro, teria minutos de quadra e poderia desenvolver seu jogo (treinando com um argentino bom de bola e jogando num time de bons nomes).

    Jônathas

    ResponderExcluir
  5. O Rafinha era das categorias de base do Vasco, aqui no Rio de Janeiro.

    Já mostrava que tinha qualidade, nesta época.

    Merece uma chance em alguma equipe melhor no NBB 4.

    ResponderExcluir
  6. Joguei com o Rafinha nas categorias de base do Vasco, e posso afirmar que alem de um grande jogador, é uma otima pessoa. Esse cara tem um futuro brilhante pela frente, e tenho certeza que vai dar mtas alegrias ao basquete nacional.
    tenho mto orgulho de ter jogado contigo rapaz.
    Abraco.

    Felippe 12

    ResponderExcluir
  7. Rafinha é um excelente jogador, sou torcedor do Vila Velha e e acharia otimo ele continuar, tem um futuro brilhante se for bem trabalhado!

    Vinicius

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  9. Concordo com o comentario a cima... Alguem sabe me explicar pq ele ainda ta sem time? Será que nao eh pelo fato dos tecnicos conhecerem o seu "estilo"? Pq que Helinho...Valtinho...Nezinho....Arnaldinho...ganham mais de 20 mil e o Rafinha esta desempregado? E lembrando que nos jogos em Vila Velha todos esses jogadores citados (quase 40 anos) qndo vieram aqui em Vila Velha acabaram com o jogo! Quem era pra marcar esses caras era o nosso armador Rafinha...mas os "velhinhos" brincaram aqui no Estado.... Algumas perguntas para se pensar...soh isso

    ResponderExcluir
  10. bom muita gente fala o que nao sabe !

    rafinha sempre gosto de treinar sempre foi um guerreiro lutado nas equipes ...
    realmente nesse estado poucos conhece o basquete ! nao sabe o que estar falando !!!
    rafinha merece uma vaga em time grande sim !
    sem ele no cetaf o time nao andava de jeito nenhum niguem sabe o que o atleta passa ou passo na temporada !!! mais sempre esteve lutando e se destacando na equipe nao to aqui pra proteger niguem sou torcedo do vila ele foi quem mais jogo nao tem o que fala do rafinha ...
    torco pra que ele fique mais ele marece mais pelo que fez !

    ResponderExcluir
  11. sou tocerdo e sempre vou aos treinos !!!

    acompanho de perto e tenho amigos la dentro ...

    nao vo proteger ngm mais rafinha as vezes que nao treino realmente estava machucado ....
    e pelo contrario mtas das vezes ele tava la com dor jogando treinando e correndo mais que outros !!! sem comentario alguem so pode ta querendo prejudica a vida de um atleta que vem crescendo a cada ano !!! ele merece coisa melhor ... rafinha eh uma otima pessoa e gosta de treinar luta tempo todo ! realmente esses tocedores nao sabe oq fala ...

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  14. e tem mais um detalhe...o Rafinha soh jogou essa LIGA pq estava no VILA...que o time estava bem fraco...ele nao tinha espaço em nenhum outro time...nem no Vitoria...o Munoz jogou muito bem....me digam ai em qual time o rafinha jogava esse ano!

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  17. Lamentavelmente, algumas pessoas estão se valendo do blog para abusar do direito de se expressar.

    Críticas são sempre bem vindas, mas ofensas e ameaças, jamais.

    Espero não precisar banir o espaço de comentários do blog.

    Fica o registro.

    ResponderExcluir
  18. concordo com o Alfredo... todos os meus comentarios ate agora foram retratos do meu ponto de vista em relaçao ao jogador da matéria feita pelo blog! E continua aqui a pergunta: Pq que os outros jogadores estao todos envolvidos com jogos da milenio..agora dos regionais... e o Rafinha ainda esta em Vila Velha? Andando de um lado pro outro sem saber oq fazer? Vamos ver se ele vai estar em time grande para a proxima temporada! na verdade vamos ver se ele vai estar na proxima temporada neh. e calma aos nervosos! Assim ate parece que é o proprio Rafinha usando o nome de outros!

    ResponderExcluir
  19. Eu defendo o Rafinha e posso ate lhe provar que nao sou ele... Ele pode nao jogar numa equipe grande... mas so porque ele joga em Vila Velha ele é um mal jogador?? Voce acha que basquete é igual a futebol, que um clube grande tem poder maior de compra do que os outros??
    No basquete nao tem isso nao, o negocio é o salario, no fim do contrato, p JOGADOR decide para onde ele vai.
    Rafinha joga no Vila Velha, joga, e joga com muita disposiçao e raça, e voce nao tem o direito de criticar o que ele faz ou nao faz fora de quadra. E dentro de quadra, todos sabemos que ele é bom jogador.

    ResponderExcluir
  20. oq ele fez no Vila Velha? E eu tenho direito de criticar sim....ele escolheu ser um jogador profissional...entao tem que ser exemplo pros mais novos...e a todo mundo que me pergunta eu falo nao sigam esse exemplo...tem outros muito melhores...e nao estou falando apenas de Vila...tem no CECRE tb...ex: Joao Gabriel...o proprio Alexandre (Sao Jose) que ja foi citado aqui anterirmente! tai bons exemplos de profsissionais a serem seguidos

    ResponderExcluir
  21. e jogador decide pra onde ele vai...se alguem quiser contrata-lo neh!

    ResponderExcluir
  22. numeros da liga:
    Rafinha:
    foi o 19 colocado em assistencias (lembrando que ele é armador)
    foi o 31 em porcentagem de acertos de Lance Livre
    foi o 10 em recuperaçao de bola (bom)
    foi o 6 que mais errou na competiçao


    se isso for oq precisamos pro Basquete Brasileiroooo...as coisas estao erradas...

    olhem os numeros e esquecam que vcs sao amigos!

    ResponderExcluir
  23. Pq as pessoas ainda tem a ideia de que o jogo do basket é SOMENTE baseado em numeros? Estatistica nao mede o potencial de um jogador, de forma alguma. Rafinha é sim um grande jogador, dedicado, veste mesmo a camisa, é uma excelente pessoa, é sim um exemplo a ser seguido. Excelente infiltrador, passes maravilhosos, uma defesa impecavel, um lider. Quem é que esteja falando mal do Rafael, ou é invejoso, ou é alguem que disputa a mesma posicao que ele e sabe do potencial do atleta. So pra deixar bem claro, eu nao sou o Rafinha, acabei de ler essa materia e achei um absurdo essas pessoas que vem na materia do cara falar mal dele.

    ResponderExcluir
  24. Vc tem visto jogos dele?

    Bom eu tenho! E ta passando vergonha nos jogos Universitários aqui em Vila Velha... Vcs devem estar se perguntando assim: Rafinha na Faculdade? bom...tb me perguntei isso...mas a Fabavi deu um jeito nisso...rsrsrs...
    Não sei como que funciona no basquete feminino nos EUA mas no masculino os números são muito importantes sim...por isso que se criaram o Scout.... Nao acho o Rafinha ou pior armador do mundo nao...mas a matéria chega a ser engraçada!
    Como que posso ler uma matéria dessa e entender como que o Rafinha ta sendo reserva no JUBS de um time totalmente amador? Mas dpois vendo a atuaçao do jogador...entendi o pq que ele ta começando no banco! Parabéns a Fabavi que conseguiu uma vitória na guarra hja noite e parabens especial ao Joao Gabriel que matou bola nos momentos decisivos!

    E hj no confronto Gustavo (Brasilia) x Rafinha...o Rafinha nao conseguiu marcar o Gustavo nao...mesmo com sua tecnica de defesa impecavel! rs

    ResponderExcluir
  25. Pergunte aos Jogadores do Vila Velha se eles reconhecem no Rafinha esse Lider....rs...acho que a resposta será outra

    ResponderExcluir
  26. Não sei qual é o barato que dá ficar querendo atrasar o lado das pessoas que trabalham duro, falando mentira e inventando história, ou até mesmo pqe não entendem nada de basquete...O Rafinha com certeza é um excelente jogador, inteligente, rápido, tem um bom arremesso e dá o sangue na quadra e que deu muito trabalho a jogadores de renome( é só perguntar pra eles ), sem contar o cara legal que ele é.
    Então amigos!?!?!?!?!Por favor vamos parar de falar besteira...não tem o que dizer fica com a boca fechada, pqe é muito fácil chegar em um blog e meter o pau nos outros e ficar no anonimato, valeu!!!!!
    Forte abraço, e que Deus abençoe a todos vcs.

    José Maria do Nascimento

    ResponderExcluir
  27. Cara, voce ai falando que o Rafinha ta sendo reserva no time universitario.. só tenho a rir de voce... Ele está sendo reserva porque nao tem necessidade de ser titular, o time dele era o melhor que estava disputando o universitario...
    Pra que o cara vai se esforçar em um campeonato mixuruca desses? Pra correr o risco de se machucar e ficar de fora da temporada?

    ResponderExcluir
  28. Vamos aguardar a NBB.. Eu como torcedor do Vila Velha quero que ele continue.. na ultima temporada ele foi o jogador que mais se dedicou, e na reta final, jogou machucado, pelo menos nos ultimos 7 jogos.

    Vamos aguardar a NBB, e depois discutimos a atuação dele...

    ResponderExcluir
  29. Complicado mesmo criticar...

    ResponderExcluir