quarta-feira, 1 de junho de 2011

"Nenê nunca mais vai ser nada para o Brasil"



Tinha tudo para ser mais uma festa daquelas protocolares, sem muitas novidades e com aqueles auto-elogios de sempre. Bem, de fato rolou o "nós estamos de parabéns" na festa de fim de temporada do NBB, mas Kouros Monadjemi surpreendeu o mundo do basquete ao criticar abertamente o ala-pivô Nenê pela sua indiferença com a seleção brasileira.

- Nenê nunca mais vai ser nada para o Brasil. Não sei o por que ele não quer ajudar o seu país. Não sei o que ele pensa, mas é isso o que eu acho. Afirmou o presidente da LNB segundo o GE.com.

E Kouros está coberto de razão. Nenê é multi-milionário e pode até ser considerado o melhor jogador brasileiro de basquete em atividade, mas quando o assunto é seleção brasileira, o pivô é simplesmente um nada. Há pelo menos 30 jogadores em atividade com mais história com a "amarelinha" do que ele.

Nenê poderia ajudar muito a modalidade no Brasil, tal como a modalidade no Brasil o ajudou no início da sua carreira, mas prefere arrumar oitocentas desculpas, cada uma mais tosca que a outra para não jogar com a seleção. Problemas pessoais, todos têm.

Se o pivô tiver cabeça no lugar, vai desfrutar os milhões de dólares acumulados na NBA, talvez em Denver. No entanto, quando se aposentar, voltará a ser o Maybner Rodney Hilário, sem os louros de um grande ídolo por aqui. 

E, cá entre nós, eu já não caio nesse conto, por mim nem o convocaria mais.

14 comentários:

  1. Me desculpe, mas eu ñ posso concorda com isso!
    O melhor atleta do basquete no BRASIL q se criou sozinho e comseguiu sucesso SOZINHO, é destroçado por um senhor q toma diversas péssimas decisões em comando da LNB.10 meses depois do Nenê se apresentar p/ o MUNDIAL e sair machucado.

    O engraçado é q as frases são ditas, logo quando o mesmo recebe diverdas críticas junto com a GLOBO, pricipalmente.

    o q vcs querem mais do nenê?

    Nos últimos 4 anos ele se dispôs à se apresentar à seleção:
    2007- PRÉ-OLIMPICO: se machuca NA COMPETIÇÃO e mesmo assim é posto na conta dele a derrota.

    2008-PRÉ-OLIMPICO(internacional): quebra o braço na última partida do Denver nos playoffs, mesmo assim dizem q a contusão é forjada.

    2009-COPA AMERICA:Ñ VAI, TORNEIO MENOR Q VÁRIOS ATLETAS ARGEMTINOS Ñ PARTICIPAM.

    2010-MUNDIAL: Se contudi e é dispensado.

    lembrem-se que antes disso ele por 2 vezes não pôde ir à seleção por joelho(6 meses) e cancer.

    E ainda tem idiotas q jogam à culpa dos broblemas do basquete nesse jogador. Enquanto os verdadeiros culpados se escondem nas contusões do nosso melhor jogador.
    Se eu fosse ele hoje( sem ter um contrato no Denver por ser acusado de ñ ter valido apena seus 6 anos de contrato por ter tantas contusões) Eu nem pensaria em vir jogar por pessoas q o usam.
    Correndo o risco de me contudir: perder milhões em contratos e ainda ser acusado.
    Não eu ñ seria tão burro assim. Pelo menos Ñ sem um bom contrato.

    VCs podem retrucar quanto quiserem mais o q eu escrevir são fatos.

    NÃO sou burro p/ cai nessa isca do KOUROS, NÃO!!!

    PASSAR BEM,
    will.

    ResponderExcluir
  2. Também achei a crítica um pouco pesada. Concordo que ele não é um M. Ginóbili em termos de paixão pela amarelinha, mas vejo também que deve haver muita pressão por parte de quem, de fato, paga os seus salários (ainda mais em ano de contrato, os agentes não devem gostar nada de seleção). Afinal, nas últimas vezes, ele sempre se machucou. Outro ponto que queria destacar é o cansaço pós-temporada. É um calendário cruel. Lembremos que Dirk e Ginóbili, que descansaram no mundial, tiveram temporadas muito boas, obviamente não apenas fruto desse descanso, mas que ajuda, acho que todos concordam. Não sei, para mim ele ajudou a abrir de fato a NBA para os brasileiros e merece, no mínimo, um pouco mais de consideração. Defender as seleções nacionais, hoje em dia, não é apenas a vontade do jogador, são diversos fatores. Vide as últimas declarações do Splitter, todos sabemos que ele quer como o diabo jogar pela seleção, mas sabe que depende de outras coisas também. Não me entendam mal, gosto muito de assistir a seleção e adoraria vê-la completa, já que morando em Fortaleza, é a única vez que me sinto de fato um torcedor, mesmo acompanhando, NBB, NCAA, Euroliga, NBA, ACB e qualquer outra coisa que tenha a bola laranja. Apenas acho que, cada vez mais, os jogadores são menos autônomos para tomar esse tipo de decisão.
    Abs!

    ResponderExcluir
  3. Ele não quis e não quer participar da seleção, quem está argumentando sobre isso não conhece o cara e nem sabe dos bastidores

    ResponderExcluir
  4. Will e Fabio,

    O Nenê de fato teve alguns problemas sérios ao longo da carreira, mas também teve pré-temporadas em que ele não teve um problema sequer e deixou de servir a seleção.

    O episódio mais marcante, para mim, ocorreu no ano passado. Fui na apresentação da seleção no Marina, e Nenê estava lá para "finalmente voltar a vestir a camisa amarela".

    Clima de alegria e felicidade, que só foi quebrado quando uma fonte da CBB me contou que o Nenê, um dia antes da apresentação deixou de atender os telefonemas da CBB e amigos próximos ao atleta começaram a dizer que ele não iria se apresentar, tal como fizera Valtinho. Depois de horas caóticas, conseguiram convencer o Nenê a aparecer.

    Depois, veio o episódio da desistência do Mundial, há apenas alguns dias da competição. Como o Varejão se machucou num treino e a seleção não podia ficar só com garotada (Hátila e Lucas), tiveram que chamar às pressas e na base do improviso o JP Batista, que estava de férias na França e não tinha feito um único treino com o Magnano.

    Até hoje não ficou bem explicada a desistência, mas a imprensa de Denver contou que se tratou de um pedido do Nuggets que, por conta da eminente saída do Melo, queria a sua principal moeda de troca inteira. Se é verdade, não posso afirmar.

    Nesta temporada, ele já afirmou que "dificilmente poderá jogar" porque terá um filho em junho. O detalhe é que o Pré ocorrerá apenas no dia 30 de agosto.

    Assim, quando o assunto é Nenê, a única coisa certa é que ele não demonstra e nunca demonstrou vontade de servir a seleção. Então, a seleção deveria mesmo parar de demonstrar de investir tempo, dinheiro e boa vontade com ele.

    ResponderExcluir
  5. Não discuto os motivos do Nene, acho que ele poderia ter se esforçado mais para jogar pela seleção. O que me deixa puto é um cara como o Kouros falar essas merdas. O Kouros nunca se preocupa com os jogadores. Quando algum time da NBB atrasa salários ele sempre fala que isso é um problema dos jogadores e não da liga. Então para mim ele não tem moral nenhuma para cobrar o que um jogador deve ou não fazer de sua vida profissional. O Kouros podia dar o exemplo e começar a trabalhar de graça para a CBB nas férias dele.

    ResponderExcluir
  6. Legal essas informações de bastidores, Alfredo. E realmente você possui seus argumentos (e bem fundamentados). No entanto, continuo achando precipitada a declaração/crítica do Kouros. Como você bem falou, coisas do tipo (investir tempo e boa vontade) deveriam partir da CBB, se a mesma entendesse assim, e não de alguém da LNB.
    Agora fiquei curioso, já a versão oficial é que Nenê foi cortado (decisão da comissão técnica) do mundial, certo? Bem, se tiver sido uma desistência por conta dos Nuggets e parte do próprio atleta (o que não duvido, sinceramente), por que Magnano continuaria insistindo nele? E Denver fez parte dessa última visita do Ruben aos EUA, certo? Me ajudem se tiver perdido o fio da meada.
    Abs!

    ResponderExcluir
  7. Oi Fábio,

    Sobre o Magnano, nas conversas que tivesse sobre o assunto e nas declarações que eu vi em outras mídias, a minha impressão é a de que ele jamais insistiria no Nenê. Acredito que a insistência vem de cima...

    Anônimo das 11:21,

    De forma alguma o fato de o Kouros ter acertado (ou não) numa declaração convalida seus próprios erros (que são muitos).

    Um abraço,

    Alfredo

    ResponderExcluir
  8. Valeu, Alfredo.
    Faz sentido! Vamos ficar de olho...
    Abs!

    ResponderExcluir
  9. Mais um que declara intenção de servir sua seleção:

    Jose Juan Barea wants to play at the pre-Olympic ot Mar del Plata, Argentina. "I'm 100 percent sure that I want to go to Argentina. I hope I can get my free agency stuff done before starting the tournament. If it doesn't happen, we'll see. But I want to play," said Barea. Primera Hora

    ResponderExcluir
  10. Não custa lembrar que Faverane, Prestes, Rafael H, Augusto Lima também não são muitos chegados a uma convocação.
    Thiago Splitter vai ter que segurar a onda sozinho?
    Abraços
    Luiz

    ResponderExcluir
  11. Principal erro é ele não se pronunciar a respeito

    defender a seleção é um dever social, quem disse isso não fui eu, e sim Ruben Magnano, ele deveria vir jogar para os fãs do basquete brasileiro e seu país, e não pela CBB.

    Esqueceram de citar tambem que o Nene não tava lesionado em 2010, ja foi confirmado por um reporter da ESPN Brasil que ele estava 100% pra jogar, e só não jogou pq não quis.

    Gustavo Ganso 'GuTO'

    ResponderExcluir
  12. gustavo ganso,
    todas as notícias oficiais e de quem estava lá denotam q ele teve uma lesão sim, e ficou com a equipe durante vários amistosos sem poder jogar e depois foi dispensado por só poder voltar a jogar, nas quartas de finais.

    Se ele teve influência da dispensa eu ñ sei, mas ele estava lesionado.EM 2010.

    Ñ ACHO Q SE ELE Ñ QUISESSE JOGAR ELE Ñ SERIA PARTE DAS PRETENSÕES DO MAGNANO.

    ResponderExcluir
  13. este pessoal ta louco o brasil so pode

    ResponderExcluir