quinta-feira, 30 de junho de 2011

Os rivais de amanhã por eles mesmos

Amanhã tem o segundo capítulo da trajetória brasileira na Letônia. Nossa seleção enfrentará o jovem e perigoso time da Polônia, que venceu a Tunísia com facilidade na abertura da competição no jogo que fez preliminar do duelo Brasil e Rússia. Consegui, por meio de amigos em comum, falar com dois jogadores do jovem time polonês: Piotr Niedzwiedzki (abaixo, com o troféu), responsável por 9 pontos, 6 rebotes e 3 assistências na vitória de hoje e o bastante elogiado escolta Mateusz Ponitka (camisa 10), que anotou 17 pontos hoje.

Num longo papo, pude aprender um pouco mais sobre esse time que optou por levar jogadores nascidos em 1993, um ano acima da regra permitida pelo torneio. Ambos viram a partida entre Brasil e Rússia no ginásio. Para Piotr, "Foi um jogo digno de Campeonato Mundial!". Ponitka completou: "Fantástico jogo! Que sorte tiveram os russos!".

Com o espírito mais aguerrido, Niedzwiedzki disse que o time polonês é o mais homogêneo de toda a competição e que ele sabe que o jogo interno será duríssimo, mas que ele estará lá para brigar muito forte. Pra ele, a principal característica deste jovem time polonês é não desistir até a última bola.

Já o cestinha Ponitka falou de questões mais ligadas ao jogo propriamente dito de amanhã e deu pistas de como a Polônia virá preparada. Falou que a melhor maneira de vencer o Brasil é parar Raulzinho (Neto, para eles), bloquear nos rebotes defensivos e atacar pacientemente. O escolta também ressaltou o caráter homogêneo do time polonês.

Raul, aliás, foi assunto para ambos. Piotr falou que Neto chamou bastante atenção por ter uma bola de fora muito perigosa, além de ser um cestinha nato. Perguntei, por isso, a Ponitka se poderíamos esperar um duelo dele contra o armador mineiro e ele despistou: "A não, eu sou um ala-armador, não sou armador, não vou ser eu quem vai marcá-lo".

No entanto, chamou bastante atenção que ambos estão bem mais focados no Europeu para nascidos em 93 que acontecerá esse ano, na Polônia, do que no próprio Mundial em si. Foi essa a estratégia escolhida pela federação local para causar boa impressão jogando em casa. Piotr explicou um pouco melhor: "Ano passado, jogamos uma competição muito importante de nossa categoria e ficamos em segundo lugar, então estão investindo na gente, inclusive, gostaria de convidá-los a torcer pela Polônia no Europeu que acontecerá". Ponitka, também bastante simpático, foi no mesmo sentido: "Sim, somos os mais novos aqui e estamos nos preparando para o Europeu que jogaremos em casa".


4 comentários:

  1. Exuberância! haha
    Bacana mesmo ter falado com os polacas! Espero que todo nosso azar tenha se esgotado hoje e sejamos mais afortunados contra eles.
    Abs!

    ResponderExcluir
  2. Pura irreverência! Vocês tão bem de contatos hein?!! Bom demais.

    ResponderExcluir
  3. "Pra ele, a principal característica deste jovem time polonês é não desistir até a última bola."

    Nem me fale nisso... os russos mostraram como isso pode ser ruim! rs

    Go Brasil!

    [e parabéns pela matéria, Giro!]

    ResponderExcluir
  4. valeu, galera! essa foi irreverente mesmo rs e meio presepeira

    mas acabou que ficou legal, deu pra conhecer um pouco mais dos meninos.

    o Alfredo descobriu um gordinho do time deles que parece ser um terror. já estou com medo pra amanhã

    ResponderExcluir