quarta-feira, 29 de junho de 2011

Entrevista exclusiva com José Neto, técnico da seleção sub19


Às vésperas da estréia no Mundial Sub19, falamos com José Neto, técnico do time mais carismático de basquete de base brasileiro desde muito tempo. Com promessas de craques mundiais como Raulzinho e Bebê, além de vários jogadores de muito potencial, como os Felipes Taddei e Vezaro, Gabriel Aguirre, Arthur e Cristiano, entre outros, o Brasil vai à Letônia disputar com a elite do basquete de base mundial.

Contatei Neto para um rápido bate-papo, mais para aprender alguma coisa sobre a Rússia e sacar as últimas novidades da seleção. No entanto, a conversa foi tão interessante que acho que é possível organizar como uma entrevista, mantendo aquela premissa que quem nos acompanha sabe, de que não podemos saber mais do que nossos leitores e que informação não se guarda, deve circular.

Fala Neto! Queria saber um pouco mais sobre esse time da Rússia. O que esperar deles?

Fala Guilherme, tudo bem? A Rússia é um time muito forte que foi vice-campeão europeu, perdendo apenas um jogo durante todo o torneio (que foi a final para a Lituânia, lembrando que o europeu aconteceu na Lituânia). Eles têm um time muito forte fisicamente, jogadores grandes exteriores que defendem muito bem com variações defensivas. Tem um jogador da posição 4 e outro da posição 3 que tem volume mais alto do time. Eles têm também um bom armador, que prefere o jogo de infiltração.

Sobre esses jogos na preparação, aquele jogo da Austrália foi atípico? Porque vencemos o Canadá que venceram eles. Ficamos um pouco preocupados depois daquilo.

Não dá pra fazer muitas comparações. A Austrália é uma excelente equipe. Eles foram muito mal contra o Canadá. O Canadá marcou zona e a Austrália arremessou 2-19 pra 3 pontos. Contra a gente eles tiveram um aproveitamento muito alto, 10-14 dos 3 pontos.


Alguns lituanos que conversamos elogiaram bastante Raulzinho, e comentaram que praticamente todas as ações brasileiras passam por ele. Vi também, mas aí são apenas números que não dizem muito, que quando ele sai, é difícil manter o mesmo nível. Pensa em mantê-lo em quadra pelos 40 minutos no jogo contra a Rússia?

Considero que para jogar basquete internacional em um nível alto, é necessário ter resistência e intensidade, ou seja, jogar a 100% o máximo de tempo possível. Por mais que esteja preparado, dificilmente é possível um jogador manter uma intensidade jogando os 40 minutos.

Na Copa América, Roese utilizava Bebê vindo do banco, numa estratégia de jogo que deu bastante certo em SA. Nos primeiros amistosos você chegou a repetir isso, mas nos dois últimos ele já veio no time desde o início. Como tem pensado em utilizá-lo?

Ele é um jogador que tem as condições para começar jogando. Temos outros jogadores da posição que estão bem também, como Arthur e Cristiano. Cada adversário tem uma exigência tática que podemos ter opções.

12 comentários:

  1. daniel costa (SP)

    olha, guilherme, acho engraçado que um "veículo" se coloque num pedestal, como vocês se colocaram criticando uma reportagem da Folha, e façam um papelão desses na entrevista com o neto. entrevista, não. é um bate-papo entre amigos - e cheio de erros de português e vícios medíocres de torcedores que se colocam no papel de blogueiros.

    fico a me perguntar se rolou uma breja pós-papo virtual...

    como um outro leitor havia notado aqui neste espaço e também aqui no trabalho, vocês se acham os melhores, mas estão bem longe disso.

    vocês não têm credibilidade alguma, e esse papo com o neto só reforçou isso. vejam o que vocês fizeram com o agra, que coisa feia.

    "time mais querido"? que isso!

    ah, e pra ser ombudsman da imprensa é preciso ter um mínimo de competência.

    saudações.

    ResponderExcluir
  2. Quanto rancor hein "Daniel"?

    Gostei do bate-papo, também tenho procurado informações mais recentes sobre essa seleção russa e não achei nada (nem mesmo no site da federação russa!).

    Boa sorte ao Brasil! Espero que seja mesmo transmitido pela Bandsports.

    ResponderExcluir
  3. concordo com o daniel!
    já fui atacado aqui até pelos autores do blog.
    é a última vez que visito este espaço,mas deixo aqui minha indignação!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Fala Daniel, tudo bem? Pelo jeito não né? O problema que tenho com a Folha são as críticas rasteiras e subentendidas que fizeram. Gosto de debate aberto, corajoso, como o seu caso, que não gosta da gente, mas pelo menos vem, lê, dá seu nome e sobrenome e deixa o recado.

    Acho que você destilou um pouco de ódio contra o Giro e contra o Neto, mas enfim, aí é um direito seu.

    Sobre me achar o melhor, não acho. Na minha opinião, o melhor comentarista de basquete brasileiro é Wlamir Marques.

    Sobre credibilidade, é mais simples ainda a equação. Não quer acreditar na gente, não acredite.

    Te parabenizo, pelo menos, pelo fato de dar nome e sobrenome, não agindo como ratos que preferem postar anonimamente como tem acontecido por aqui.

    e por fim... com tanta coisa acontecendo no mundo, o Giro virou assunto no seu trabalho? Vcs não tem mais o que fazer não?

    ResponderExcluir
  5. Olá Anônimo das 17h55, também vasculhei por aí e encontrei mais sobre os atletas do que sobre o time em si, isso que motivou o bate-papo com Neto. Vamos torcer! Pelo que parece, ESPN mostra o jogo também!


    Olá Anônimo das 18h05, o mundo tem coisas mais relevantes acontecendo pra você se indignar conosco, não? Aliás, são chamados de indignados os protestantes na crise européia da Grécia e Espanha. Você não tem vergonha de se indignar por tão pouco? De qualquer maneira, tenho muito apreço por quem se dispõe a ler um texto meu e jamais maltratei alguém sem motivos. Se você se sentiu atacado, é porque foi mesmo, e para tal, deve ter merecido.

    Assim sendo, não precisa voltar não. Não fará nenhuma falta mesmo.

    ResponderExcluir
  6. Alexandre Estefan - Chambo29 de junho de 2011 às 22:53

    Po, o Guilherme sempre teve essa sua forma de postar que passa uma soberba, vai ver ele é mesmo(eu o acho, é o brasileiro mais parecido com argentino que conheço), mas o que teve de errado nessa entrevista ?
    O comentário contra a folha foi perfeito, assim como falar que a globo.com, grande parceira da CBB, caga para a seleção, a pouco fui lá e nada achei de Brasil x Rússia (na parte de basquete).
    E de boa, os caras aqui são blogueiros, não estão escrevendo em um jornal, então a linguagem coloquial, com vícios e erros são liberados.
    E quanto a credibilidade, isso se conquista, o giro no aro é novo e tenho certeza que o Blog vai conquistar. Assim como draftbrasil, rebote.. conquistaram.

    Estou sentindo falta das notas do que anda ocorrendo no mercado nacional.
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. fala Chambo! gostei dessa de argentino brasileiro rs

    valeu pela defesa, de qualquer maneira.

    Sobre as notícias, pelo que sabemos, tá tudo parado, cara. Mas ainda estou devendo uma análise dos armadores do Flamengo que você e outros pediram em outros posts... Prometo que vem

    ResponderExcluir
  8. Puxa ...o basquetebol anda tão combalido no Brasil que nem cabe esse tipo de conversa. Penso que em blog tudo é tolerável. Daniel e Guilherme, são fluentes e inteligentes. São essas pessoas que devem se unir para buscarem soluções. Essas picuinhas são -imaturas.
    VAMOS TORCER AMANHA E COMENTAREMOS AQUI SOBRE NOSSAS FALHAS >>>>>>>>ABRACO NOS DOIS

    ResponderExcluir
  9. Alguém sabe de algum link onde vá passar o jogo do brasil?

    ResponderExcluir
  10. estamos procurando também! Acho que vou abrir um post só pra isso

    ResponderExcluir
  11. boa idéia.. quem achar compartilha com a galera

    ResponderExcluir