segunda-feira, 20 de junho de 2011

"Veja, (a liga brasileira) é competitiva, mas acredito que a diferença é que a última equipe pode derrotar a primeira. Na Argentina, isso é impossível. As quatro últimas equipes, realmente, são de baixo nível. Depois, há um grupo intermediário com equipes que estão entre o nível TNA (segunda divisão argentina) e o nível das equipes medianas da nossa liga nacional. E as equipes boas são muito equilibradas, como aqui (na Argentina). Na minha visão, a única diferença bem marcada é no estilo de jogo. Lá (no Brasil), há vários estilos e aqui estamos acostumados ao jogo controlado, com passes extras e a defesa agressiva que nos diferencia do resto da América". A resposta acima é de Gonzalo Garcia, técnico do Flamengo, ao ser questionado sobre o nível da liga brasileira em imperdível entrevista feita pelo Reloj de 24 Basquet Plus. Durante toda entrevista e até em trechos da resposta reproduzida, o técnico argentino fez o possível para falar bem do basquete brasileiro, até porque tenta trazer jogadores de lá para cá. Contudo, ao se aprofundar sobre o tema, Gonzalo não conseguiu evitar o óbvio: a diferença entre as duas ligas ainda é imensa. Basta ver que todas as equipes da primeira divisão argentina já estão praticamente montadas.

12 comentários:

  1. essa entrevista ele deu a uma rádio argentina no programa reloj de 24, o basquet plus só fez copiar

    ResponderExcluir
  2. Bem observado Luca. Mudei o crédito no texto. Valeu!

    ResponderExcluir
  3. Vamos trazer arbitros e diretores da Argentina tbém, oq acham??
    se nossos diretores adoram tanto argentinos assim para serem treinadores e jogadores no nosso pais tenho certeza que teriam a humildade de aprender mais com os diretores de lá vindo para cá cuidar dos times dele..
    lá é tudo melhor mesmo entao vamos generalizar geral...

    ResponderExcluir
  4. Fiquei confuso com a parte da entrevista que ele fala das 4 equipes mais fracas. Ele tá falando das equipes daqui ou das de lá? Porque na entrevista em espanhol ele em seguida diz que as intermediárias no Brasil tem um nível comparável à TNA (2a divisão argentina) e que as mais fortes daqui não deixam nada a desejar frente às mais fortes de lá.

    Este fim de semana foi de entrevistas de Gonzalo por lá. Numa outra dada por ele (desculpem, mas não lembro onde, mas dá para achar via Google) ele dá uma interessante pista sobre o time do Flamengo na temp 2011-12.

    Ele disse que na temporada passada tinha jogador demais no grupo: 11. A idéia agora é ter um grupo menor com revezamentos menos variados.

    ResponderExcluir
  5. O Gonzalo tem razão,não adianta passar a mão aqui e achar que anda tudo bem por aqui!Lá a formação é soberana e o Brasil não barrará a Argentina no quesito Liga Tão Cedo.
    Abraço
    Igor
    meu blog de esportes: http://igoresportes.blogspot.com/ e no twitter meu blog pra quem quiser seguir é @blogdoigor05

    ResponderExcluir
  6. Deixa eu ver se entendi.
    Se as melhores equipes do Brasil e da Argentina se equivalem, e as equipes mais fracas do NBB conseguem vencer os líderes e as da Argentina não, isso não quer dizer que as equipes menores aqui são melhores que as de lá?
    Outro fato, se temos mais sistemas de jogo e lá eles jogam em uma sistema unico, isso também não seria vantagem nossa?
    Acho que o Gonzalo usou mal as palavras ou elas foram mal interpretadas!

    ResponderExcluir
  7. Acho que ele quis expressar a irregularidade do jogo brasileiro quando falou q o último pode vencer o primeiro...Porto Rico que o diga! Não sei se usou mal as palavras, o problema é que não se aprofundou no tema

    ResponderExcluir
  8. Pessoal, ele ñ diz q as boas equipes das duas ligas(argentina e NBB) são equilibradas entre si, ele disse q eram equilibradas em cada país( na argentina é equilibrada) e (no Brasil é equilibrado).

    Juízo de valor entre as duas ligas ele ñ fez explicitamente, mas ao ter comparado as nossas menores com as da TNA(divisão 2 da argenitina) e somando com a frase q aqui pode a menor bater a maior, fica implícito q p/ ele aqui o nível é menor.

    ResponderExcluir
  9. Lucas,

    Na verdade, o problema deve ter ocorrido na hora de transcrição da entrevista. Não escutei o programa de rádio, mas pode ter havido pausas que ajudasse o texto a ficar um pouco mais claro.

    De qualquer forma, para mim não há muita dúvida. Ele afirmou que as 4 piores equipes daqui estão num nível realmente muito fraco (não é preciso ser um gênio para perceber isso), que as equipes intermediárias daqui estão num nível entre a 2a divisão e medianas da 1a divisão de lá.

    Só haveria equilíbrio entre as primeiras colocadas desses países (bondade dele, já que os argentinos têm tido amplo domínio nos torneios continentais nos últimos anos.).

    ResponderExcluir
  10. Ei, Alfredo!
    Ele falou:

    "E as equipes boas são muito equilibradas/(no brasil), como aqui (na Argentina)".

    Ele faz a comparação dizendo que há um competição com equilíbrio entre as melhores equipes no NBB.
    E depois completa dizendo que é PARECIDO com a Argentina q as melhores equipes tb são equilibradas entre si.

    Pô! Ele ñ faz menção À comparar as melhores equipes das duas ligas.
    Pô Pessoal ñ tá tão difícil de enteder isso não.

    Will13,
    Abs.

    ResponderExcluir
  11. Eu ouvi a entrevista ao vivo...ele disse o seguinte, as nossas piores equipes tem nível baixo, outras equipes intermediárias possuem o nível de uma equipe da tna argentina ou um equipe intermediária da liga principal. E por último afirmou que as melhores equipes da ligas se equivalem!

    ResponderExcluir
  12. Pelo o que está escrito aqui ñ dá para inferir isso ñ , Lucas.

    Mas, se vc escutou deve saber melhor o contexto, mesmo.

    Valeu!

    Will13,
    Abs.

    ResponderExcluir