segunda-feira, 27 de junho de 2011

Vitória para dar moral à garotada

Em sua última partida preparatória, a seleção brasileira conquistou uma suada, mas importante vitória contra o Canadá, levantando a moral para o Mundial Sub19 que se aproxima. Acompanhamos a partida apenas pela estatísticas e pelos comentários de blogs da Lituânia, o que talvez só tenha contribuído para aumentar a emoção.

Pela primeira vez atuando com Lucas "Bebê" Nogueira no quinteto titular, os brasileiros começaram a partida com tudo, abrindo rapidamente uma vantagem de 14 pontos, que foi mantida no segundo período, apesar da irregularidade dos jogadores do banco de reservas. O principal destaque da seleção no primeiro tempo foi Felipe Taddei, que anotou 15 pontos na parcial. Essa foi a primeira grande exibição do ala francano durante a fase preparatória.

No meio do terceiro período, os canadenses conseguiram uma reação avassaladora, com uma sequência de 10 pontos consecutivos em apenas 2 minutos. E logo no início da último período, os canadenses viraram o placar, aproveitando-se da ausência de Raulzinho e Bebê.

No entanto, os dois jogadores voltaram e ajudaram o time numa partida de final espetacular. Enquanto Raultinho trocava cestas certeiras com Pangos, principal destaque canadense, Lucas Bebê começava a dominar o garrafão dos dois lados da quadra, e foi assim que o Brasil conseguiu abrir uma pequena vantagem nos últimos 2 minutos, garantindo a vitória por 96 x 92.

Os principais destaques da seleção brasileira foram Raulzinho (29 pontos, 5 rebotes, 6 assistências), Felipe Taddei (17 pontos) e Lucas Bebê (16 pontos, 8 rebotes, 4 assistências e 2 tocos).

O time comandado por José Neto chega ao Mundial com o moral mais elevado, recuperando-se de algumas derrotas com placar elástico. Apesar disso, ainda há muita coisa a ser melhorada até a estreia contra Rússia (quinta-feira), principalmente a quantidade excessiva de erros (20 no total, 9 deles cometidos por Raulzinho) e a participação ainda tímida de alguns jogadores.

A seleção brasileira Sub19 encerra a sua participação com os seguintes resultados:

Brasil 68 x 61 Letônia Sub19
Brasil 66 x 82 Letônia Sub 20
Brasil 70 x 76 Lituânia Sub19
Brasil 87 x 113 Lituânia Sub19
Brasil 64 x 88 Austrália Sub19
Brasil 77 x 71 Argentina Sub19
Brasil 96 x 92 Canadá Sub19

Foto: CBB.

6 comentários:

  1. Foram 3 vitórias contra adversários do mundial, 1 derrota apertada e 2 desmoralizantes.

    Estou confiante em um bom resultado nesse mundial. Raulzinho e Lucas parecem estar assumindo bem os papéis de referências da seleção..

    ResponderExcluir
  2. Acompanhei a partida pelas estatísticas,

    Raulzinho teve um aproveitamento estupendo nos arremessos, mas os 9 erros é um número preocupante.

    pessoal do giro O Q vcs acham q está causando tantos erros?

    Eu ñ sei, mas eu fico preocupado ao ver esses números de erros pq me lembram as recentes partidas da sub-16( em que o armador segurava muita a bola e o jogo se restringia aos armadores e à passes aos pivôs) acho que o preocupante é o não ingresso significativo dos nossos alas ao jogo, a equipe tem que acioná-los mais. O exemplo que eu dou é a do Bruno q até então tem um bom aproveitamento nesses amistosos, mas em nenhum teve o volume de arremessos de um dos principais jogadores da partida. Hoje o Bruno só teve 1 arremesso de quadra e em um contrataque.
    Ele pelo q parece é um bom jogador deveria estar sendo melhor utilizado como tb o Meindl e o Durval.

    Will13,
    Abs.

    ResponderExcluir
  3. Ah!, pelo site da CBB o Lucas já tinha começado como titular, pelo menos contra a ARGENTINA.

    Will13,
    Abs.

    ResponderExcluir
  4. Não pude acompanhar direito essa fase de preparação, então nao posso falar muito.
    Mas fica a torcida,
    bora Brasil!

    Jônathas

    ResponderExcluir
  5. O Cristiano não jogou hj... Será que foi pra colocar o Lucas, do Franca, que não vinha jogando, ou lesão?
    Espero que seja a 1ª opção, Cristiano vem jogando d++!!

    O Bruno é excelente arremessador... Acho que por ser preparação, o time deve ter dado mais foco em trabalhar a bola, entrosamento... Pode ser por isso o alto número de TO's (tirando contra a Argentina, que foram 15, todos passaram de 20)...

    E o Raulzinho, o que falar, né?!?!
    Nem a 1ª escolha do Draft parou ele...

    ResponderExcluir
  6. Sobre o Raulzinho, não tenho assistido os jogos, claro, mas o que soube é que o time brasileiro tem baseado todas as suas opções ofensivas nele. Não creio que seja errado, uma vez que se trata do melhor jogador do time disparado, mas cria uma série de problemas a partir disso que precisamos trabalhar pra solucionar.

    Acho que o número de erros nem é o principal. Sei que 9 parece muita coisa, mas se você notar que toda ação ofensiva sai de suas mãos (e boa parte começa e termina com ele), 9 é um número que está totalmente fora de contexto.

    Acho que os principais problemas são, primeiro, a Rauldependência. é notório que quando Raul sai, o time despenca. Não porque Davi seja ruim (nem conheço seu jogo, então não posso dizer se ele é bom ou ruim), mas o time acaba sem encontrar maneiras de levar o ataque sem Raul.

    E a previsibilidade. O que vai acontecer quando um time dobrar no Raul na saída da posse e obrigar outros atletas a criarem? E quando Raul estiver em um dia ruim (como foi contra a Austrália, por ex)?

    Enfim, por enquanto são mais palpites do que argumentos. Acho uma merda ter que falar apenas por números, então trouxe algumas coisas que esse amigo que está acompanhando os jogos me trouxe. Mas ainda assim, acho que análise mesmo, só quando tiver jogo...

    ResponderExcluir