terça-feira, 21 de junho de 2011

São José ainda em busca de um ala estrangeiro: pode ser Laws


Ainda sugando nossas fontes argentinas, tentamos mapear a situação de outros jogadores ligados ao mercado de lá e que podem vir ao basquete brasileiro e a informação mais quente que recebemos (e quem nos lê sabe que se temos informação, não gostamos de guardar, uma vez que é importante que nossos leitores saibam o mesmo tanto que a gente saiba) é em relação ao SJC.

Ao que parece, Lamonte está cada dia mais perto de uma renovação com o Peñarol de Mar del Plata. Franca diminuiu o ímpeto depois de fechar o primeiro pacote, mas ainda está na briga. São José deve formular proposta oficial, mas ainda não é confirmado.

No entanto, outro nome nascido nos EUA surgiu com bastante peso. Enquanto muitos colocavam David Teague, ex-Flamengo, no time do Vale do Paraíba, um nome pouco abordado por aqui surgiu muito forte e pode mesmo estar arrumando as malas para São José: Andre Laws.


Segundo nossas fontes argentinas, o Olímpico na Argentina ainda tenta a manutenção do atleta, mas que acha bastante difícil uma vez que Laws teria até aceitado uma proposta de São José. Como não temos nenhuma confirmação da assessoria da prefeitura, que cuida do clube, que nos disse que apenas divulgarão contratações oficiais, esperamos com cautela a confirmação deste interessante rumor. Se confirmada tal contratação, será um dia para celebrar no basquete brasileiro com a chegada de três jogadores da elite da principal liga da América Latina.

14 comentários:

  1. Ter dois jogadores como Laws e Jackson saindo da argentina no auge e vindo para cá seria um recado forte a liga argentina nao seria??
    Dois dos top la vindo jogar no Brasil seria muito legal, sinal que basquete aqui ta melhordo
    parabens

    ResponderExcluir
  2. O que eu não entendo são essas "manchetes": "Equipe busca mais um ala estrangeiro".

    Simplesmente ñ faz sentido, a equipe tem que se propor em trazer o melhor jogador para a determinada posição indepedente de ser estrangeiro ou não!

    ResponderExcluir
  3. também acho, anônimo das 12h10

    o problema é que são mesmo jogadores de níveis diferentes para todos os times por dois motivos: custam menos que bons jogadores do mesmo nível nacionais, e vem com a função específica de puxar pontos.

    por isso, ainda que não seja a melhor maneira de ver as coisas, é como funciona

    ResponderExcluir
  4. Guilherme,vc acha que vão fazer bem para o Flamengo os 3 estrangeiros,Kamme e Jackson Jr inclusive...?

    ResponderExcluir
  5. oi Caco, qual o terceiro?

    acho que nenhum jogador até aqui contratado pelo Flamengo é redundante com as peças que o time já tem no elenco, e isso me parece ser a base da formação de qualquer equipe.

    Seria esquisito se trouxessem Lamonte e David Jackson, por exemplo.

    Acho que agora Gonzalo está montando a equipe, diferente do que aconteceu ano passado. E acho que não vão repetir os mesmos erros do caso Lamonte.

    Sendo assim, acho mesmo que o Fla está montando o melhor elenco do país dos últimos tempos:

    Hélio, David Jackson, Marcelinho, Kammerichs e Caio Torres é uma linha de respeito. No banco, Fred, Duda, Teichmann e Átila, excelente banco.

    ResponderExcluir
  6. É, Guilherme, concordo plenamente com vc.
    Confirmando a chegada desses jogadores o Flamengo fica com o elenco mais forte do país, mas ainda faltará um armador mais efetivo. Um cara que arme mais e pontue menos, o q não é o caso do Hélio.
    Apesar de ser um bom jogador o Hélio mais pontua do que arma o time e num elenco com Marcelinho e Jackson ele não precisa e nem deve pontuar.
    Quem sabe uma forcinha pra contratar o Pepe Sanchez q tá jogandolá na Argentina? O cara é velhinho mas arma o jogo como poucos. Fora ele, existem muitos bons armadores jogando na Argentina e acho q valeria investir em Bruno Lábaque, Fernando Titarelli ou Cantero, p.ex., basta ver o caso do pinheiros com o Figueroa. Que outro armador brasileiro o Pinheiros podria ter contratado para fazer o mesmo papel do Figueroa? Acho q não tem ninguém, não pelo preço do argentino.
    Mas, de qualquer forma o elenco do Flamengo está muito forte e eu acredito muito no trabalho do Gonzalo com a oportunidade de montar sua equipe e trazendo jogadores de sua confiança.
    Vlw!
    Lucas

    ResponderExcluir
  7. esse Laws tava cotado pra joga no fla tb ne ???
    ele joga em q posicao do provavel elenco do flamengo????

    ResponderExcluir
  8. nao deveriam deixar escapar o laws nao, fecharia perfeito a armaçao ai com helio e o time seria campeao mesmo, tomara que cortem ai SJ e consigam trazer ele...

    ResponderExcluir
  9. Wagner continua no flamengo, tem mais um ano de contrato até onde eu sei.

    ResponderExcluir
  10. Conversei com um pessoal aqui da prefeitura. Tem tudo pra acontecer mesmo.

    ResponderExcluir
  11. Gulherme, quais as condições de times brasileiros contratarem jogadores da liga mexicana ou porto riquenha?
    Da liga argentina a gente sabe q os 3 ou 4 grandes da NBB são capazes de contratar qualquer um mas e do México e de Portu Rico?
    Pergunto isso pq tanto a liga Mexicana quando a Porto riquenha tem americanos num nível melhor do q os americanos aqui de Argentina e Uruguai como Kevin Sowell, Davin White, Brandon Brown e William Funn no México e Ivan Johnson, Mike Harris, Shavlik Randolph e Daniel Brown em Porto Rico. Isso sem citar os bons e já conhecidos Porto Riquenhos Dalmau, Ayuso e Peter Ramos.
    A diferença salárial entre Brasil e esses dois países é alta ou os americanos preferem jogar por lá pela proximidade com os EUA?
    Vlw!
    Lucas.

    ResponderExcluir
  12. oi Lucas

    o problema de competir com esses lugares é o calendário. Os contratos costumam ser mais curtos e muitos jogadores que tem carreira em cantos da Europa aproveitam pra tirar uma graninha jogando tais ligas.

    Mas alguns que você citou, tenho problemas em concordar que estão muito acima do nível de Brasil e Argentina.

    Vou convidar o meu amigo Raoni Moretto do Draft Brasil pra responder essa pergunta, uma vez que ele entende desse assunto muito mais que eu.

    ResponderExcluir
  13. Olá Lucas e também Guilherme que me convocou pra discussão.

    Creio que são vários fatores que temos que levar em conta.

    Porto Rico e México tem ligas fortes, times com real estrutura de basquete, público assíduo e fanático. Até incluo a Venezuela nesse cartel. Aí fica muito mais fácil montar elencos com cifras mais altas, inclusive, pagando salários de 30k dólar, coisas do gênero.

    Além disso, não há tantos jogadores locais de qualidade (México e Venezuela), ou seja, a LIGA é invadida por estrangeiros que recebem um belo salário e contribuem de todas as formas. Por exemplo, alguns jogadores que são líderes em campeonatos como a LUB (Uruguai) viram role-players na Venezuela.

    E o lance que o Lucas citou da proximidade e cultura também tem que ser levado em consideração. Tem muito jogador que é filho de mexicano, porto-riquenho e acaba ficando mais perto de casa, ou seja, não atravessa o mundo pra jogar. Aí vai lá, ganha seu salário, volta pra D-League, ABA, e assim vai fazendo seu ciclo de sobrevivência.

    Agora, é claro que o potencial econômico deles é alto, entretanto, vale ressaltar que eles pagam os maiores salários pra atletas de fora geralmente. Aqui a cultura é outra: Os maiores salários são do Alex, Guilherme, Marcelinho, ou seja, ninguém paga 30-35k dólar pra um gringo. No México eles fazem, pagam no Garcia Morales isso, nem precisa ser norte-americano.

    Grande abraço a todos.

    ResponderExcluir
  14. Po, valeu pela atenção galera.
    Q aula do Roni, heim!
    Realmente fica difícil competir com ligas organizadas e populares.
    Apesar de ser totalmente favorável à contratação de estrangeiros pelos times do NBB, pois acho q precisamos fortalecer a liga pra gerar mais espaço na mídia, não gosto desse tipo de contratação onde o jogador é contratado pra jogar um campeonato só e depois volta pro seu time de origem. Sei lá, fica parecendo que não tem comprometimento.
    E, parece que nesses campeonatos existe muito disso, né? Jogadores que dividem seu ano entre 2 equipes.
    Espero que em poucos anos a NBB possa se estabelecer como uma liga forte e com bons patrocínios para que nossos jogadores possam ter uma temporada completa com pré-temporada. Acho q esse é o caminho para fortalecer a seleção.
    Abraço, Lucas.

    ResponderExcluir