quarta-feira, 1 de junho de 2011

Ricky Rubio enfim na NBA


Segundo Dan Barreiro, da rádio KFAN, Ricky Rubio se comprometeu a assinar contrato com o Minnesota Timberwolves para a temporada 2011/12.

O armador tinha uma data limite nesta terça-feira se quisesse assinar um contrato nos moldes do atual acordo trabalhista, evitando a redução salarial que se anuncia nas conturbadas negociações entre os jogadores e as franquias da NBA.

Rubio, sensação do basquete europeu desde os 14 anos, foi draftado em 2009 pelo time de Minnesota, mas preferiu continuar na Espanha. De lá para cá, o armador se firmou como titular do Barcelona, mas não apresentou muita evolução ofensiva num time comandado por ninguém menos que Juan Carlos Navarro.

Agora com 20 ano o espanhol terá como incentivo, além da boa escala salarial vigente, o fato de o Minnesota Timberwolves ter a segunda escolha no próximo draft e também contar com um Kevin Love cheio da moral. Antes de ir para os EUA, porém, Rubio defenderá o Barcelona na final da Liga Espanhola.

5 comentários:

  1. Eu escuto muito isso q ele ñ é bom ofensivamente: ñ tem arremesso e ñ melhorou nesses últimos anos.

    Descordo veementemente.
    vi poucos minutos de jogos dele agora, mas p/ min é nítida a melhora antes ele nem olhava p/ cesta.

    Tenho certeza absoluta q ele será um grande sucesso na NBA.
    Pelo simples fato q na NBA as regras(como a dos 3 segundos de defesa) prevelegiam as infiltrações, os bandejeiros e por conseguinte os eventuais armadores q se esbaldam em assistências. O Q FAZ R. RONDO Q TEM 56% NOS LANCES LIVRES SER INDEUZADO.

    Quem acompanha a NBA sabe a conta dos números de jogos q RONDO arremessou um bola de 3.

    P/ min ele é um R. RONDO melhorado : bandejero de mão cheia, assistente, e tem umas mãos esletrizantes na defesa.

    Ñ queria fazer um comentário tão à favor do Rubio, com a quantidade de criticas eu escuto sobre ele, acho q ficou de bom tamanho.

    Will,
    Abs.

    ResponderExcluir
  2. oi Will, o texto é do Alfredo, mas acho que ele não foi tão crítico não.

    Eu sou o maior defensor do Rúbio. O maior mesmo.

    Acho que ele não se tornou aquele cestinha que esperávamos. Talvez o erro tenha sido nossa esperança. Ele era extremamente dominante na base, e juntava todas essas características que você citou, com uma mão pra lá de certeira.

    Claro, fazer 40 pontos contra meninos de sua idade é uma coisa, manter isso no pro é outra. Mas acho que ele mudou seu estilo de jogo.

    Acompanho o armador desde o seu início e vejo, pelo menos, 10 jogos dele por ano. Esses últimos 2 anos vi pelo menos 20.

    Concordo que ele seja um excepcional bandejero, embora tenha pecado muitas vezes no final. Sua visão de jogo e sua defesa pra mim o colocam como um dos melhores armadores do mundo, já hoje.

    E o que faz com que esquecemos que ele ainda só tem 21 anos. Significa dizer que ele é mais novo do que praticamente todas as estrelas da NBA, todas. Certamente o mais experiente jovem do planeta que com a pequena carreira já ganhou tudo.

    Acho que ter ido pro Barça permitiu isso. Mas teve também seu revés. O protagonismo que ele desempenhava no DKV Joventut foi diminuindo no time catalão. Em vários jogos ele sequer conduzia a armação, entregando-a à uma rotação ofensiva (e aí, sem chute, parado na zona morta, sua função ficava totalmente patética em quadra, não por culpa dele, mas pelo processo do time de jogar). E na parte de definição, acabou sendo um mero escudeiro do melhor definidor da Europa, Juan Carlos Navarro.

    Ainda assim, nos trouxe brilhantes momentos. E acho que você tem razão ao dizer que algumas regras da NBA (principalmente nem os 3 segundos, mas acho que a permissão de uma ajuda mais flutuante) deve fazer com que seu jogo desenvolva.

    Eu por um tempo torci muito para que ele não fosse pra NBA jamais. No entanto, acredito que para que ele possa desenvolver novas armas, se colocar novas provas, o caminho tem que ser ou sair do Barcelona ou trocar de continente.

    Não podemos ignorar que sua falta de consistência, acredito que por alguns desses motivos que eu falei, fizeram com que em momentos chave da temporada passada ele estivesse no banco (os momentos mais importantes da final da Euroliga do ano passado foram jogados, lembre-se, pelo Victor Sada!).

    Tem outra coisa ainda. O menino não tem férias! Sei lá desde quando. Acho que descanso é primordial. No começo dessa temporada ele tava totalmente baleado. Se você pegar aí os últimos anos dele como profissional, ele jogou A temporada de 2007-08 pelo DKV, as Olimpíadas (medalha de prata), a temporada pelo DKV de novo, o Eurobasket de 2009(medalha de ouro), a temporada pelo Barça, o Mundial da Turquia, e agora a temporada pelo Barça. Ele provavelmente estará no Eurobasket mais uma vez. Tá certo que é novo, mas todo mundo precisa de folga e de tempo pra treinar em períodos que estejam fora de competição.

    ResponderExcluir
  3. Eu queria muito que o Rubio fosse pra NBA, ao invés disso, foi parar no Wolves. =/

    ResponderExcluir
  4. Guilherme,
    Valeu pelo comentário bastante esclarecedor.
    ñ quis citar o alfredo como crítico, eu estava falando da crítica em geral.

    Contrário ao anônimo das 10:30, acho excelente a opição de jogar pelo Wolves tem bons talentos na equipe sendo uma das equipes com menores médias de idade. E o melhor p/ o RUBIO: ñ tem um armador dominante na franquia, embora eu goste do Flynn.

    O destaque negativo é q eles precisam de 1 pivô, e embora tenham draftado o Paulão na temporada passada ñ escutei nenhum rumor sobre isso. Realmente uma pena q Paulão ñ tenha se destacado nessa temporada seria o momento perfeito p/ ele.

    Will,
    Abs.

    ResponderExcluir
  5. Acabei de ler q PAULÃO tem agendado testes nos WOLVES.
    BOA SORTE PAULÃO!

    Will,
    Abs.

    ResponderExcluir