sexta-feira, 3 de junho de 2011

Eu sou você amanhã e ontem

Quando o Winner Limeira percebeu que havia a oportunidade de contratar o melhor jogador jovem do país, as posições 1 e 2 já eram um problema resolvido. Acertados com Eric Tatu, Ronald Ramón e Neto, e ainda com a chance de Diego e Biro de desempenhar a função, os principais nomes a serem pensados eram para o garrafão.

Mas Benite tinha um plano secreto, que só foi revelado com clareza hoje, em entrevista concedida a Rodrigo Alves: Vitor quer se tornar o armador da seleção brasileira.

O principal fator em questão é sua altura. Com razão, notou que com 1,90m, no cenário internacional, jogar como um escolta é praticamente impossível. Radiografou, também, que em Franca, com a concorrência de dois especialistas como Helinho e Penna, seu caminho seria necessariamente a posição 2, com um papel de mais protagonismo ofensivo e definição. Precisava mudar de ares. Escolheu, para tal, Limeira.

Falei há pouco com Demétrius que me disse que passou pelo mesmo processo, ainda no começo da carreira. Para se tornar o ótimo armador que foi, teve que optar por deixar a posição 2, a sua original de formação. O processo de adaptação não foi fácil e, por isso, acredita que sabe os caminhos. Foi esse o tom da conversa que convenceu Benite a escolher os atuais campeões paulistas.

A idéia de Limeira é passar Ronald Ramón para posição 2, lhe atribuindo funções mais definidoras. O elenco, encorpado no perímetro e deficiente no garrafão, obrigará Demétrius a experimentar uma ou outra ousadia, como jogar com cinco abertos em várias vezes e optar por defesas de pressão quadra toda experimentando um maior número de baixos em quadra.

Há outro fator a ser pensado: saber quais atletas estarão na seleção brasileira. Ramón com certeza estará na Dominicana. Além disso, Benite tem grandes chances de ser convocado. Até lá, no Paulista, o time deve experimentar um garrafão com Jonathan, Rogério, Daniel Alemão e André Bambu, optando por um jogo de velocidade e mais fora do garrafão. Porém, ainda é cedo para apontar esse tipo de coisa. Por ora, é esperar os acontecimentos e ver a possibilidade de reforçar a área pintada (por ora, o nome de Caio Torres parece bem distante).

Benite terá atenção especial do novo treinador. Não é para menos. Além de ter passado por experiência similar, abriu mão de bastante coisa para jogar em Limeira. Para isso, terá treinamentos específicos para posição, um tutor especialista na área e com um princípio de carreira bastante promissor e tempo de jogo. Demétrius me garante que Benite tem o que é necessário: talento e vontade. Basta percorrer o caminho.


4 comentários:

  1. Bem, com as coisas explicadas fica mais fácil de entender a decisão dele.
    Sou um dos que diz que o Benite não é pra jogar na 1. Mas se o plano dele é justamente desenvolver o jogo dele ali, aprender como se arma de verdade um time, aí dou razão... será legal ver esse processo. Tomara que dê certo, e que tanto potencial se converta em um atleta de nível internacional... nós, brasileiros, agradecemos.

    Esse time de Limeira vai dar trabalho, mais uma vez. Se acertar o garrafão então..
    Jônathas

    ResponderExcluir
  2. Tenho de parabenizar o Benite pela atitude... apoio com certeza, os motivos ja estão ai no post dos amigos do blog.

    Gustavo Ganso 'GuTO'

    ResponderExcluir
  3. Benite além de ser gostoso,é inteligente...

    ResponderExcluir
  4. Qual foi alex "frango"? rsrsrs"!!!!

    Tu ñ medo de bulling ñ?
    E ainda coloca a foto, rsrsrs!

    Eu Entro p/ ver um comentário bem abalizado e construtivo e saio com uma mensagem dessa!!!rsrsrs!

    ResponderExcluir