domingo, 26 de junho de 2011

Mais sobre as categorias de base

Não poderia deixar passar que apenas algumas horas depois de eu ter escrito que o Brasil vinha numa péssima sequência de derrotas para a Argentina nas categorias de base, nossa seleção Sub19 conquistou o primeiro trunfo do ano sobre os hermanos: 77 x 71, no Global Games, torneio amistoso preparatório para o Mundial da categoria.

Ainda no tema categorias de base, vale o registro de que Estados Unidos, Argentina e Canadá se classificaram para o Mundial Sub17. Na final da Copa América Sub16, os estadunidenses massacraram sem piedade os argentinos (104 x 64) e ficaram com o título.

A seleção brasileira ficou apenas na quinta colocação, depois de uma vitória apertada contra os chilenos (62 x 54). Vale dizer, o Chile também quase complicou a nossa vida no Sul-Americano Sub15 de 2010 (78 x 76). Os maiores destaques brasileiros no torneio foram a dupla de pivôs: Lucas Dias Silva (Pinheiros) e Fernando Andrade (Barcelona), e o armador Luis Felipe Maia (Franca).

Infelizmente, por conta de problemas na internet, não pude acompanhar a maior parte do torneio, que teve transmissão ao vivo pelo site da FIBA Americas. Uma pena, pois sempre é uma excelente oportunidade de ver o início da carreira de alguns jogadores que certamente brilharão um dia no basquete.

A seleção norte-americana, por exemplo, contou com um trio super atlético, que jogam "acima do aro", no melhor estilo Blake Griffin e Amare Stoudemire: Aaron Gordon, Jabari Parker e Jahlil Okafor. Quem também me chamou muita antenção na seleção estadunidense, mas dessa vez com o estilo de jogo completamente oposto aos citados, foi o armador Michael Conner Frankamp (foto acima). Ele foge do estereótipo dos jogadores do seu país, mas é extremamente habilidoso e cerebral, além de contar com um arremesso impecável de longa distância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário