quinta-feira, 30 de junho de 2011

Estreia pra doer

Todo fã de basquete é vacinado. Todos temos lá nossas dores acumuladas pela experiência de basqueteiro. Acabo de somar mais uma nesta lista: a derrota para a Rússia na estréia do Mundial sub19 da Letônia (os números do jogo aqui).

Dor que começou angustiada por mais um papelão dos canais esportivos brasileiros, que insistem em anunciar a transmissão de basquete e não cumprir. Dessa vez os motivos foram mesmo fora de seu alcance, uma vez que sequer houve transmissão direto da Letônia (nem mesmo no esquema pago no site da FIBA TV).

A presepada nos obrigou a inovar e criamos um simpático chat no Giro onde acompanhamos toda a partida. Quem quiser acompanhar o desespero do ponto a ponto, entender as minúcias e os sobe-desce do placar, pode clicar aqui e ver nossa reação ou averiguar no play-by-play do Live Score.

A dupla condição, de analista e torcedor, nos joga contra a parede numa situação como essa. Somos, antes que fãs do basquete, torcedores da seleção brasileira e criar qualquer ânimo para escrever essa nota depois da punhalada que acabamos de sofrer é um desafio. Cabe, para tanto, demonstrar honestidade. Ao assistir o jogo apenas por números, nenhum argumento nosso pode ser maior do que os números e, quem nos acompanha sabe, para nós, eles são apenas parte, uma parte muitas vezes superdimensionada pelos fãs de basquete.

Por isso, não analisarei muita coisa, embora entenda que para compreender o jogo precisemos saber que Raul jogou pouco tempo porque estava pendurado, e isso acabou dando espaço para uma partidaça de Davi. Que Lucas e Cristiano, duas peças importantes pro jogo interno, também tiveram problemas com o número de faltas e que fizemos um jogo duríssimo contra os tradicionais russos.

Isso dito, o que importa é confessar a tamanho da punhalada que veio das mãos de Sergey Karasev, russo nascido em 1993 e já um dos destaques desse Mundial. Filho de Vasily Karasev, membro constante nas seleções adultas do país, Sergey encheu nossas redinhas o jogo todo e guardou o pior para o final. O Brasil perdia por 2 e, a 2 segundos do fim, buscamos o empate por meio de lances-livres do Bebê. Quando nós, o twitter da CBB e todo o planeta esperava a prorrogação, uma bola miraculosa, do meio da quadra, deu a vitória aos russos, 81-78. Maldito Karasev!

Se nós, torcedores, ficamos abalados, imaginem os garotos. A missão é juntar os cacos para o importante duelo contra a Polônia. Vencer é fundamental. Estamos no Giro, mais uma vez, torcendo angustiadamente. Você é nosso convidado.

5 comentários:

  1. Infelizmente são coisas do jogo.
    Mas analisando friamente essa seleção brasileira continua com o mesmo espírito da copa américa do ano passado. A vontade de vencer é um ponto dominante na seleção.
    A seleção da Russia apesar de não ter nenhum poste acima de 210, é uma seleção forte, bem treinada e, como a sorte foi para o lado deles, poderia ter sido para nós.
    Os meninos não podem perder a cabeça, esse é um trabalho psicológico do Neto, a Polônia também é boa, mas se os nossos atletas jogarem o que sabem, passam por cima da Polonia, e com tranquilidade.
    Chumbinho,

    ResponderExcluir
  2. RSRSRS!

    VCs viram a lituânia levou uma pregada da Croácia de 88 a 75, éh a grande Lituânia começou perdendo.

    E...
    Ñ sei, isso ñ parece bom, mais uma grande equipe na competição.

    Will13,
    Abs.

    ResponderExcluir
  3. Foi bem triste essa derrota...

    Mas vários pontos positivos podem ser tirados desse jogo...

    Davi conseguiu suprir a ausência do Raulzinho, o nº de TO caiu bastante (Média de 20 p/j nos amistosos, hj 12), pegamos mais rebotes que os russos e Raulzinho estava com a mão calibrada (várias pessoas apontam o arremesso como seu maior defeito)...

    O time tem que tomar cuidado com as faltas, especialmente no ataque (todas as faltas decisivas do Bebê, Cristiano e Raulzinho foram no ataque) e melhorar um pouco o nº de assistências (apenas 10 hj)...

    E tem que usar a altura nesses 2 próximos jogos (Polônia tem média de 1,93 e apenas 3 jogadores com mais de 2m e a Tunísia tem média de 1,96 e 5 jogadores com mais de 2m)...

    Amanhã apareço aqui de novo!!

    BORA BRASIL!!

    ResponderExcluir
  4. Cara, é duro, pois no calor da paixão a gente acaba criticando tudo e a todos, mas no meu entender, esse time ainda irá chegar longe neste mundial, uma grata surpresa foi o armador reserva rosseto, mantendo o ritimo da seleção apos a saída de raulzinho. #Bora Brasil!!! amanhã estarei aqui di novo!!!

    ResponderExcluir
  5. Muito duro! Deixei programado para gravar, consegui um jeito de chegar mais cedo em casa e pegar os lances finais e, ao ver que a partida não foi transmitida, corro pro twitter e vejo que perdemos por uma bola do Kara***!
    Bem, dizem que se aprende muito nas derrotas (afinal a bola no estouro foi o golpe final, mas o resultado é da partida inteira) e que delas podemos tirar sempre algo de positivo. Ao ler o post, fiquei feliz que o Davi fez uma boa partida, que Bebê teve sangue frio em momentos cruciais, ainda que sempre na visão dos números e descrição das jogadas. Nessa maneira turva de ver as coisas, talvez os borrões nos mostrem uma seleção mais forte e descentralizada (coadjuvantes) do que pensávamos. Que assim seja!
    Abs!

    ResponderExcluir