quarta-feira, 22 de junho de 2011

Bons e sem mercado

O mercado do NBB passa por um momento bastante peculiar. Não me parece o mais feliz e aponta num sentido bem complicado que esperamos que seja apenas impressão nossa. Algumas equipes estão conseguindo (felizmente) aumentar as receitas, organizar-se melhor e investir mais forte. De outro lado, equipes que foram competitivas têm caminhado em direção do abismo ou ameaçando fechar ou reduzir drasticamente seu poder.

Com isso, a liga pode perder o que teve de melhor na sua terceira edição: o equilíbrio. Flamengo, Pinheiros e Brasília estão em um patamar superior. Uberlândia, São José, Limeira, Franca e Bauru logo abaixo, mas podendo vencer qualquer um dos de cima jogando em casa. A partir daí, a diferença promete ser gritante. Assis fechou. Joinville e Araraquara ameaçam, mas não devem encerrar as atividades, ficando com uma equipe bem modesta. A partir daí, nenhum time promete nada além de luta e busca da dignidade. Alguns dirão que é normal um campeonato ter uma elite e essa diferença. Eu veria com outros olhos. No entanto, o tema do artigo não é esse. Essa é apenas uma introdução.

O tema do artigo é que, com essa reconfiguração do nível de forças financeiras do campeonato, alguns jogadores que têm bom nível estão ficando sem mercado. Enumerei os 10 melhores, na minha opinião, que obviamente é uma maneira de ver as coisas, dentro do meu critério de ver o jogo.


Assis fechou as portas e um dos mais intimidadores atletas do NBB está sem ofertas. 2,08m e grande capacidade física garantiram a Adriano temporadas bastante interessantes em Londrina e Assis. No entanto, apesar de não ser fácil achar jogador com essas características, o mercado parece fechado para Adriano até que muitas coisas se definam. É possível que na reta final de acerto dos elencos surja algo. No entanto, por ora, Adriano está sem mercado, o que considero uma lástima.




André fez ótimo NBB 2 pelo Joinville crescendo muito nos playoffs o que rendeu sua transferência para o Pinheiros como uma das peças fundamentais do projeto do time para essa temporada. No entanto, o estrelado elenco da capital paulista acabou obscurecendo seu bom nível de jogo e André se tornou uma peça bastante esquecida no time. Chegou a ganhar algum espaço fazendo a função de armador improvisado por João Marcelo, mas longe de jogar seu basquete que o levou à seleção brasileira no ano anterior. André não teve seu contrato renovado e agora está sem mercado. Terá que aceitar uma boa redução salarial e ainda assim, sem muitos times buscando reforços no mercado, esperará até às vésperas da competição para escolher o melhor caminho. Talvez algum time precise ter um bom olhar e buscar, ao contratar em baixa, fazer um bom negócio porque potencial André já mostrou que tem.


É verdade que Guilherme fez algumas escolhas ruins na sua carreira. Mas também tem dado muito azar. Por onde passou, teve de lidar com problemas de atrasos de salários. No entanto, esse ano a coisa foi ainda mais triste. Assim que terminou a temporada, já assinou com Assis a fim de não passar mais perrengues. No entanto, apenas uma semana depois surgiu a notícia de que o time fecharia! O ala tem incrível capacidade de pontuar e, se estiver em forma, pode ajudar qualquer equipe com seu bom chute de média distância e sua intensidade nos momentos finais.



Já escrevi sobre Rafinha e seria um contrasenso não colocá-lo nesta lista. O armador é tão sem mercado que aceitou jogar os JABs pelo time de Cabo Frio! Na ocasião foi campeão e considerados por muitos o melhor jogador da competição. Atualmente está em Vila Velha esperando contato do time do Cetaf, onde jogou ano passado. No entanto, está sem contrato e sem propostas, mas sabe-se que apenas o time de lá indicou algo no sentido de contar com seus serviços para a próxima temporada. Sobre as qualidades do jogador, já mencionei aqui.


Chegou a ser noticiado que Manteguinha já havia fechado com o Tijuca, o que não é verdade. Manteguinha recebeu proposta e não ficou inteiramente satisfeito. Assim sendo, fez uma contra-proposta que ainda está sendo analisado pelo time tijucano. O valor é acima da média salarial da equipe que ainda tenta viabilizar. Sem mercado no exterior, provavelmente terá que aceitar uma grande redução salarial para continuar jogando no NBB. E, pior que isso, terá que acreditar em algum projeto que está começando, uma vez que as portas dos principais contratantes parecem fechadas no momento.


Outro que sofre com o fechamento de Assis. Sinceramente, não consigo entender qual o problema dos dirigentes brasileiros em relação a Tony Stockman. Pai de família responsável fora de quadra, excelente jogador dentro dela, Tony é uma proposta das mais seguras que pode existir para times de baixo ou alto orçamento. Já aceitou sem reserva em Franca sem reclamar, já foi líder em Assis, tem ótimos números e pede um salário muito abaixo de jogadores de seu mesmo nível brasileiros ou estrangeiros. Além de tudo, é louco pelo Brasil e adoraria jogar no NBB mais uma vez, como sua esposa não cansa de repetir nas redes sociais.


Cestinha nato, o escolta que jogou em Joinville passa por caso um pouco diferente. Considerado jogador de nível e bom salário para o basquete nacional, trocou o Paulistano pelo time catarinense seduzido por uma ótima proposta (sua transferência causou até polêmica na época, pela forma como foi conduzida). No entanto, as coisas não foram cumpridas como prometidas em SC e o time agora passa por severa crise. Como outros times que poderiam contratá-lo já fecharam contratações, o atleta se vê sem mercado. Como tem passaporte italiano, já começou a ouvir propostas do Velho Continente para voltar a jogar na Lega, por onde passou na temporada retrasada. Não é o tipo de jogador que a LNB pode perder.


Enquanto aguarda definições capixabas, é sempre oficial dizer que os atletas de Vitória estão a espera de soluções. O que significa que contratar Muñoz é sempre uma possibilidade. No entanto, entra ano e sai ano, nenhum time de ponta atenta para as qualidades do fenomenal panamenho. Essa dá pra entender ainda menos que no caso de Stockman. Não tenho dúvidas que durante o Pré-Olímpico vai ter dirigente lamentando que gastou seu orçamento em atletas muito mais caros e menos interessantes que o excepcional armador.



Autêntico cinco mas que é móvel, tem bom arremesso de média de distância, intensidade na disputa de bolas e talento comprovado jogando por aqui, Jeff passa por caso parecido ao de Robinson. Comprovou seu talento e queria mais. Alguns times se assustaram com a pedida e hoje já se fala que o atleta terá que jogar em outra liga sulamericana (seu nome já está sendo sondado na Argentina). Bauru bem tentou, mas a proposta não agradou ao jogador, que preferiu se desligar da equipe.


Com passagem pela NBA e excelente primeira temporada no NBB, Robinson buscava ser valorizado para continuar por aqui. É comum isso acontecer. Jogadores estrangeiros pedem menos na primeira temporada e depois que mostram sua capacidade, jogam alto. No entanto, com o andar da carruagem, as equipes que teriam bala na agulha não mais podem contratá-lo. Trata-se de uma perda gigantesca para nossa liga se nenhuma equipe for buscá-lo, uma vez que com tempo, Robinson poderia realmente mostrar todo seu arsenal por aqui. Quem pôde acompanhar, ainda que em momentos muito inconstantes, seu jogo explodir em algumas partidas sabe o quanto ele realmente poderia ser dominante e ajudar a equipes conquistarem títulos por aqui. Sua chegada, porém, coincidiu com um momento bem confuso do Minas e Bernard não conseguiu levar a equipe muito mais longe. Ainda assim, basta acompanhar uma partida sua para notar que está acima dos demais.

E aí, concordam? Discordam? Acham que esqueci de alguém? Deixe seu recado na caixinha. Vai que algum diretor do NBB se solidariza... Ao menos foi isso que me motivou a escrever essas notas.

28 comentários:

  1. Concordo com a lista dos 10 mais "sem mercado". Tony caberia em qualquer time do NBB ou ligas regionais, principalmente a Paulista, onde é bem conhecido.
    Uma pequena discórdia quanto à divisão dos times: Franca caberia tranquilamente no primeiro escalão. Vale lembrar que o elenco do ano passado era bem mais "modesto" do que desse ano e conseguiu eliminar a "potência" (??) Flamengo por inqustionáveis 3 x 0.
    Outro caso que caberia no primeiro escalão com o elenco atual é o São José. O título ficará entre um desses 5. Tranquilamente.

    ResponderExcluir
  2. Concordo!

    Robinson foi o melhor 3 do NBB3...

    Nos confrontos contra Marcelinho e Marquinhos ele jogou d++++++++++++!!

    Ainda tem chance (pequena) de continuar no Minas, mas tem que vir o patrocinador!!

    ResponderExcluir
  3. Tem tanta gente desempregado que teriam q fazer varias listas, faltou o Shilton lider d rebotes, Fernando Mineiro, Paulinho, Deivisson, ta faltando clube, por essa lista da pra comprovar que a liga não está tão bem como os diretores estão querendo passar, alguns times para fechar se não é pra fechar mas continuar de uma forma modesta, tá complicado o nosso basquete decolar, continuaremos na torcida.

    ResponderExcluir
  4. Desculpa coloquei paulinho, mas ele ja estava na lista do giro, podemos trocar pelo zilmer q foi cestinha de araraquara, jefferson sobral.

    ResponderExcluir
  5. Eu ñ entedi pq ñ colocaram o Hátilla entre os sem mercado.

    ResponderExcluir
  6. Esses jogadores estao ai pq aqui é tudo a mesma coisa..jogador acabado tendo segunda, terceira , quarta chance e diretor pagando rios de dinheiro por eles, ou seja, para cada malandro tem sempre um trouxa.
    Falta criatividade ai, apostar nos caras e dar as mesmas chances que dao para os acabados...olha ai o wanderson de frana e renato no pinheiros, que esses caras vao fazer diferente do que tem feito todos esses anos...que os diretores esperam deles meu deus!!!que depois de velhos vao voltar a jogar so pode!!

    ResponderExcluir
  7. Não tem como comentar essa matéria sem falar dos diretores, eles ao meu ver são os grandes culpados, lógico que sem querer, pois eles não são preparados para o cargo, mas temos que agradecer eles pelo esforço pois todos são grande apaixonados e por causa deles que tem basquete no Brasil, mas ao mesmo tempo eles não entendem muito de basquete.
    Só comparar pela lista do giro os desempregados e dar exemplo, considerando que o valor dos citados são equivalentes.
    Adriano desempregado e Wolverine(Brasília de Uberlândia) empregado e curtindo da vida de aposentado em atividade.
    André Goes desempregado e o grande Fabio thelminho empregado, nem lembro qual foi o ultimo clube q ele passou antes de Brasília.
    Guilherme Fillipin para mim não deveria estar na lista pois não considero um bom jogador, creio que tem vários melhores, mas lógico q tem vários piores que ele empregado como Bruninho de Brasília, Bruno Mortare, mas o fillipin não tem padrinho.
    Rafinha também não acho nada demais, mas pelo menos é novo pode virar algo, mas poderia ser segundo reserva de alguma equipe facilmente.
    Manteguinha esse eu prefiro acreditar q seja por vontade própria, pois ele não estar empregado e ver um Figueroa da vida ganhando um bom dinheiro não deve ser muito agradável, mas como esta na moda que tudo que vem da argentina é melhor que os nossos e não venham me dizer que o manteguinha não arma por favor.
    Tony pelos números que ele fez nesta temporada, ta certo q foi num time menor, mas já tinha mostrado seu valor em franca, mas ele desempregado querendo voltar e ver o matheuzinho que não fez absolutamente nada nesta temporada deve ser horrível.
    Paulinho outro que realmente não poderia ficar de fora, no estilo dele q é meter bola ele não perde pra quase ninguém , tipo Fischer, Collum de Uberlândia que conhecendo a fama do diretor de La deve ganhar horrores, eu contrataria um brasileiro até porque os técnicos brasileiros quase nenhum sabe falar inglês.
    Joel Munhoz não vejo muita coisa, mas que falam q ele ganha muito pouco ai realmente entraria no mercado fácil, já q o neto esta em limeira, bruninho em Brasília , Uberlândia sem um segundo armador d qualidade daria pra entrar, ate mesmo paulistano que ate o momento creio que não tem armador.
    Jeff Agba eu vou morrer sem entender, eu achava que era pelo valor dele, mas pelas matérias falam que a pedida dele nem é tão alta assim pela posição, para mim ele so perde para o Murilo e os números dele dizem isso, Brasil que tem carência nessa posição é fácil dizer quais times poderia contratar, começar por franca q sempre sofreu com essa posição, próprio Brasília que tem o tischer como titular(tenho q dizer q nas finais jogou bem), mas proprio Brasília tem Alirio, Cipriano, pinheiros com Fiorotto que essa temporada não fez nada, Limeira sem pivô, muito difícil entender isso.
    Bernard Roberson para mim é normal, creio que poderiam trazer vários jogadores do nível dele até melhor , posso não ter dado sorte nas jogos que vi.

    ResponderExcluir
  8. Paulinho, realmente, seria uma imensa perda p/ o NBB.

    Minha lista seria( tirando o nome dos estrangeiros q vc citou ) :

    10ªErick(Cetaf, pivô jovem e com arremesso)
    9ªRicardo de Bem
    8ªRafinha
    7ªCharles( ñ teve destaque, mas qual ala de 2,03m alto, rápido e com arremesso temos no mercado tirando ele?)
    6ªZilmer
    5ªFelipinho(Cetaf, esteve machucado, mas é um dos melhores arremessadores da NBB)
    4ªManteiguinha
    3ªLuciano Matão
    2ªPaulinho
    1ªHátilla

    * os 11ª's seriam o Giannecchini, Adriano e o principal seria os jovens sem bons contratos q anteriormente passaram pela seleção de base: Cauê Verzola, Roberto Mafra, thiago Negrizolli e outros por aí espalhados.

    Wil13,
    Abs.

    ResponderExcluir
  9. E se a gente fizer ao contrario e eleger os "piores empregados da temporada", meu top 10 seria:
    1-Bruno mortari(Pinheiros)so de ver ele nos pedidos de tempo já dá colesterol.filho do homem ta justificado..
    2-Brasilia(uberlandia)ressucitou dos mortos e ainda poem ele para jogar
    3-Renato(Pinheiros) alguem la dentro é fã dos menudos e do COC nos anos 90 ..
    4-Baby(Franca)se no Rio tao grande ele e a mulher ja tocam o terror, imagina em Franca que so tem ginasio e posto de gasolina pra ir.
    5- mark borders(Minas) não tinha nada melhor não??
    6-bruninho(brasilia) so pode ser filho do prefeito..
    7-chico(sao jose) ele deve ser muito bom contador de piada em concentração, so pode! Sempre esta em barca boa.
    8-wanderson(franca)outro que vem enganando gente ano a ano e segue com sucesso num time bom.Bonus teixeira ai para más contrataçoes.
    9-Helinho(Flamengo)deve ganhar um rio de dinheiro lá para passar do meio da quadra.
    10-Bial(joinville), ele merece! antes estava em todas pq conseguia patrocinio e agora segue lá com nem isso..

    para vcs quem sao seus top 10?

    ResponderExcluir
  10. O Minas podia contratar o André ou o Manteguinha, caso o Perez não renove...

    Pra 2 tem apenas o Cauê (que é muito bom, se tiver minutos de verdade, jogar todos os jogos, vai aparecer... Sempre positivo no +/-)...

    Ainda tem que ver a 1, caso o Raulzinho vá pra Europa...

    Se for, podia pegar o Muñoz, sonho do Lucas Souto... hahaha

    Confirmados, apenas o Borders e o Luciano, que nem ficava no banco no NBB...
    É bom, tem que ficar no banco, e entrar de vez enquando, mas pra ser reserva imediato na 1, eu acho que ainda não...

    Tirando essas 2 posições, acho que podia renovar com o Robinson pra fechar o time...

    ResponderExcluir
  11. Tem o Tony também, esqueci dele...

    Mas acho mais difícil, assim como o Manteguinha...
    Time ainda sem patrocínio...

    ResponderExcluir
  12. Os comentários sobre esta matéria estão todos concentrados nos jogadores. Mas o problema central, que também está na matéria, é a incapacidade de aumentar o número de equipes com melhor nível e maior orçamento.

    A Argentina consegue organizar 3 divisões, e algumas equipes da 2ª divisão argentina (TNA) com certeza fariam frente aos 7 Top Down do NBB.

    Minas e Joinville virão muito mais fracos nesta temporada. Tijuca, Liga Sorocabana, Vila Velha, Vitória, Paulistano e Araraquara certamente terão um orçamento bem inferior ao Top 8. E o risco é este Top 8 virar Top 7, 6 ou 5 nos NBBs seguintes...

    ResponderExcluir
  13. ta faltando o pivot argentino pedro calderon.

    ResponderExcluir
  14. concordo com Marcel, a liga vende uma imagem de que está bem, massacra aqueles que criticam mas a verdade que a cara da liga nao sao os 4 ou 5 times com dinheiro, a cara da liga é Joinville, Minas e Paulistano, Bauru caindo pelas tabelas,a duvida sobre Araraquara e a caida de Assis. A cara da liga é ver jogadores sem receber salarios da liga que venceu e ver a liga substituindo times tradicionais por times como Sorocaba e Tijuca, que são o simbolo da liga do ano que vem. Essa liga que tanto falam bem hje não passa de um brinquedo de meninos ricos e mimados que comandam os times de ponta, que apenas se preocupam em vencer um do outro, inflacionar mercado e ver quem gasta mais dinheiro.
    Façam as contas de qtos times subiram ao nivel deles para a proxima temporada e qtos desceram ao nivel dos piores times e terao o balanço de quao positiva é essa liga..

    ResponderExcluir
  15. O famoso intercambio com a liga argentina para esses diretores baboes que estão ai significa trazer jogadores e treinadores da Argentina para cá.
    Pessoal intercambio significa uma troca aonde os dois lados ganham, até agora so vemos gente vindo de la para cá, pergunto a vcs: qtos jogadores e treinadores brasileiros foram trabalhar na liga argentina?
    besta somos nos e espertos sao eles de levar esses diretores no papo e eles ainda acharem que estao aprendendo.
    proponho um intercambio que valeria a pena ai: vamos mandar os diretores daqui para lá e trazer os de lá para ca por alguns anos, assim os nossos pioram a liga lá e os deles melhoram a nossa aqui, assim a diferença diminui e empatamos, oq acham?

    ResponderExcluir
  16. URGENTE!!!

    Acabo de receber uma boa noticia, alias uma nao e sim duas de uma vez so. Acabo de ser informado que os atletas Carlos Dos Santos, o Carlao, ex-uniara e que estava atuando no basquete universitario esta de malas prontas para voltar ao Brasil e esta a procura de um time e como essa materia esta falando sobre os jogadores que estao sem mercado eu acho uma boa que voces anunciassem essa informacao para que os apaixonados do basquete saibam que grandes jogadores estao voltando para o Brasil, principalmente para quem e do estado de Sao Paulo que sao os que os conhecem melhor, pois junto com o Carlao o grande jogador Bruno Ferreira,ex-uniara, mais um jogador formado na base do time de araraquara e conhecido na regiao de araraquara como, Biro, tambem esta voltando para o Brasil e dessa vez para ficar,alias ele ja se encontra por aqui na sua terra natal Ribeirao Preto-SP. Bruno que e da geracao de 89 um dos maiores jogadores da sua categoria e uma das promessas do basquete brasileiro que inclusive tem seu nome cotado no site nbadraft.net, ele que foi o unico brasileiro no camp da adidas realizado no clube A Hebraica em 2005 indicado para o camp dos estados unidos e o melhor jogador da selecao brasileira e paulista (onde foi campeao brasileiro,cestinha, e melhor jogador do campeonato). Bruno saiu do brasil em 2007 para se lancar ao basquete espanhol na ilhas canarias onde ficou ate 2008 pq logo no ano seguinte ele se transferiu para o basquete universitario do estados unidos e acabo de ser informado que ele voltou para o brasil e desta vez para ficar de vez. Nos que somos fa de basquete que agradecemos pois sao dois grandes jogadores que estao retornando gracas ao crescimento do basquete brasileiro e espero muito que voces publiquem esta noticia pois acredito que clubes irao se interessar principalmente os de sao paulo onde sao mais conhecidos e seria gostoso de ver esses dois atuando no basquete brasileiro novamente, nao acham????? Obrigado!

    ResponderExcluir
  17. ficaria tão feliz de ver a diretoria do ecp atenta a esses nomes
    filipin, rafinha, manteguinha, tony, paulinho, e munoz,

    seria perfeito pra fechar o time.
    (paulinho e filipin nem tanto, pq sao mto pontuadores, mas os outros sabem armar o time cm mais tranquilidade)

    Jônathas

    ResponderExcluir
  18. JoJo!!

    Vc ta reclamando de barriga cheia, o seu pinheiros ja esta com um bom time. kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  19. Bruno Ferreira e Carlão!

    Taí eu queria vÊ esses 2 jogadores por aqui.

    Ñ sei se os clubes vão estar atentos a eles eu tenho a impressão que no Brasil há uma pré-disposição para esqueçer essa boas promessas q saíram daqui para os EUA.

    Eu estou torcendo que eu possa assisti-los no NBB.

    Will13,
    Abs.

    ResponderExcluir
  20. Booooaaaaa Carlao e Bruno Ferreira eu tambem gostaria muito de ver esses dois atuando no nosso basquete brasileiro novamente principalmente nessa quarta edicao do NBB. Com certeza sao dois grandes nomes para as equipes brasileiras possam repatriar! Estou na torcida tambem para que as equipes vejam essas noticias. Valeuu

    ResponderExcluir
  21. nunca ouvi falar de Carlão ou Bruno Ferreira, mas, de qualquer maneira, acho que não é nesse artigo que eles deveriam estar, não é?

    em geral, acho que os comentários estão mais divertidos do que equilibrados, alguns pegando um pouco mais pesado do que deveriam, mas enfim, faz parte do jogo

    ResponderExcluir
  22. Pesquise no site da CBB, FPB, e Databasket que com certeza la tera algumas noticias sobre esses dois jogadores. Sao dois jogadores que integraram a selecao brasileira de cadete a juvenil disputando sulamericanos,copa america, e mundial, e eu so pude comentar aqui porque voces prometeram a nos leitores que levantariam informacoes sobre atletas nossos que estao atuando no basquete universitario so que ainda nao divulgaram essa materia, e na minha opiniao com todo respeito a sua, eu acho que voces deveriam mencionar sobre esses jogadores que para o brasil estao voltando nessa pequena "janela" onde clubes estao em formacao atras de contratacoes. Eu acho que vale a pena mencionarmos a volta nao so deles dois mas sim de muitos que com certeza estarao voltando este ano para tentar um time para a proxima temporada do NBB. Fica ai a dica espero que avaliem com carinho. Um abraco!

    ResponderExcluir
  23. valeu pela dica

    no entanto, eu e Alfredo temos uma política aqui no Giro que é jamais falar de jogadores que não conhecemos, nunca vimos jogar ou coisa parecida.

    pode ser uma falha, mas preferimos falhar sendo sinceros do que fingir algo que não somos.

    ResponderExcluir
  24. Mercado inflacionado no momento em que a maioria dos clubes estão DESCAPITALIZADOS E SEM PATROCÍNIOS – poucos tem uma boa saúde financeira - e alguns ainda querem participar da NBB/LNB. É preciso dar um basta nos altos salários, até por que muitos não se justifica, a discrepância técnica entre os participantes do NBB/LNB de primeira linha e os demais só aumenta, uma equipe fraca jamais vai ganhar das equipes de ponta, essa tem sido a lógica do basquete no Brasil nos últimos anos. A conseqüência imediata disso é a quantidade de equipes que estão acabando em todo o Brasil em números bem maior das que estão surgindo, e o pior, restringindo o mercado de trabalho para poucos. Teremos novamente uma temporada bem previsível em termos de classificação/finalistas.

    ResponderExcluir
  25. Está ficando cada vez mais claro que o próximo NBB vai ter um grande desnível tecnico entre um grupo de 8 equipes e as outras que ainda nem confirmação de participação na competição tem por falta de patrocinio ou perda de apoio politico de prefeituras.
    A Liga Nacional de Basquete, erradamente quer tomar como exemplo a superliga de volei para desenvolver sua estratégia. Primeiro, pode ter ate um certo exagero meu, mas o Brasil está para o Volei quase como os EUA está para o Basquete, temos hj os principais jogadores brasileiros jogando aqui, a presença de idolos acaba atraindo mais a atenção. Segundo, a superliga ela não pertence aos clubes e sim a CBV, os patrocinadores da CBV, e que não são poucos, bancam grande parte de custos e que a NBB não banca para seus clubes, como os altos custos de logisticas das equipes. Terceiro é querer ter a mesma relação que a globo tem com a CBV/superliga.

    A LNB devia tomar como base e como benchmarking, os nosso vizinhos argentinos (que estão mais próximos a nossa realidade) e se forem mais ambiciosos a ACB da espanha. Hoje o grande problema para que times consolidem seus projetos no NBB e a falta de empresas interessadas em Patrocinar o basquete, simplesmente pelo fato de suas marcas serem pouco expostas na mídia e em alguns casos sem exposição nenhuma. Hoje essas marcas são expostas somente no site da LNB e nas camisas dos atletas durante os jogos e que a globo por politica de valorizar seus anunciantes mudam os nomes das equipes para nao falarem os nomes das empresas, vc nao consegue ver os patrocinadores das equipes em lugar nenhum do ginásio pq e proibido.Ja na liga argentina e espanhola, as equipes têm direito de expor seus patrocinadores na quadra. Na espanha o patrocinador principal de cada equipe, tem o direito de expor sua marca no meio-circulo do garrafao, na argentina tb e ainda deixa usar dentro do garrafao tb. Outro fator, é que são transmitidos em media 2 jogos por semana, normalmente sao 2 jogos da mesma equipe, com isso , por semana somente 3 equipes tem seus patrocinadores divulgados, o resto fica sem exposição nenhuma e nem a emissora e nem a liga tem uma equipe nos outros ginasios para pelo menos mostrar alguns lances, ou melhores momentos dos jogos. Se a liga não rever a sua exposição, dos patrocinadores e dos patrocinadores dos associados, vamos continuar nessa incerteza de equipes participantes e no dia em que o pais voltar a uma crise economico rezem para termos uma liga, porque eu com formação em negócios e como gestor não teria interesse em gastar minha verba para patrocinar esse produto.
    So para encerrar, não adianta bater na Globo, pois ela não tem culpa nenhuma. O culpado e a Liga e as equipes que aceitaram os termos e valores oferecidos pela emissora. Se os gestores da liga não reverem essa situação vamos ficar empacados nisso ai, pois o crescimento da liga ate agora se deu pelo fato que o nosso basquete estava no fundo do poço, não tinha como ficar pior.

    Acho que não tem que limitar o gasto e sim oferecer um produto de qualidade para atrair patrocínios e consequentemente dinheiro.

    ResponderExcluir
  26. tenho uma bomba!!!! o pivô sidão é desconhecido aqui no brasil mais esse cara foi campeão na espanha.. e foi considerado o melhor pivô do torneio, sei que tem times precisando de "5" ( cincão ) e este é um de verdade eu vi uns videos dele e o cara tem 2,15 e é muito movel.... olhar e comentar eu gostei >>>http://www.youtube.com/watch?v=UoLWajye_mE&feature=mh_lolz&list=FL0MEPvQ88FjI

    ResponderExcluir
  27. Bernard Robinson, ex-Minas, fechou com o Quimsa da Argentina.

    ResponderExcluir
  28. Aquele Fabricio que comentou la em cima falou muita besteira. E o Daniel e o Piragibe falaram bem, os jogadores pedem muito e os clubes nao tem dinheiro pq os investidores, cada vez menos querem patrocinar.

    ResponderExcluir