segunda-feira, 4 de julho de 2011

Vitória para entusiasmar


Dessa vez ninguém nos contou. Nós vimos! O fato da Letônia ser o time da casa reserva aos seus adversários a chance de transmissão na TV e por meio de um canal de lá acompanhamos a belíssima vitória brasileira na tarde de hoje, 88 a 73 (veja aqui as estatísticas do jogo). Com direito à participação efusiva no Chat do Giro (que você pode ver abaixo, no último post), a vitória emocionou e entusiasmou o carente fã de basquete brasileiro.

Vários garotos poderiam ser considerados destaques, no entanto, antes de qualquer número ou atuação individual, há de ser ressaltado o incrível nível tático e mental que o time mostrou em quadra. Não vimos os outros jogos, mas hoje a impressão foi ótima. Não é fácil vencer por 15 pontos o time da casa, sobretudo se este for um europeu e que já havia vencido a Austrália na primeira fase.

O Brasil venceu porque executou o plano de jogo com dedicação. Defendeu por quase os 40 minutos, com absoluta intensidade. O nível do time não caiu quando entraram os reservas (em alguns momentos o que aconteceu foi inclusive o contrário). Com um jogo de bastante movimentação e intensa troca de passes, o time conseguiu sempre encontrar algum companheiro livre na linha dos três. A Letônia, receosa do talento de nosso time no jogo interno, pagou pra ver e sofreu da linha de fora. Quando tentou encurtar os espaços marcando lá em cima era cortada com facilidade por nossos alas baixos.

A aplicação tática e o espírito coletivo permitiu que o talento individual também despontasse. Raulzinho esteve imparável e seu reserva (e companheiro de armação quando ambos estão em quadra), Davi, consegue substituí-lo à altura, o que não é pouca coisa. No jogo interno, Bebê e Erick não estiveram bem, o primeiro com problemas de faltas e o segundo outra vez descalibrado, mas Cristiano Felino e Gabriel Aguirre tiveram atuações memoráveis. Na ala, Bruninho matou bolas de 3 necessárias para garantir a vitória e se destacou mais que Bertans, ala selecionado pelo San Antonio Spurs no Draft da NBA.

Com excepcional qualidade de imagem, lances do jogo e entrevistas (em inglês) com o auxiliar técnico Rodrigo e Gabriel Aguirre

Amanhã, os garotos enfrentam o principal desafio da segunda fase: a seleção australiana que nos venceu por lavada durante a fase de preparação com incrível aproveitamento nas bolas de 3. Nesse Mundial, os australianos já perderam para o time que acabamos de vencer e dividem a liderança conosco. Vencê-los carimba nosso passaporte para as quartas-de-final (o que significa dizer que garante ao menos mais um jogo com TV, quem sabe até transmissão em canais brasileiros).

A impressionante vitória de hoje serve para, além de dar moral, avisar que existe um time muito forte que realmente aspira coisas grandes nessa competição. Muitas vezes ouvimos a famosa sentença sobre "crescer na hora certa". Pois é bem disso que estamos falando. A hora certa chegou. É amanhã, 10h45, com direito a chat no Giro.

13 comentários:

  1. Gostei muito do Cristiano Felino, o Pantera, nesse jogo de hoje. Todos que acompanhavam o jogo ficaram inicialmente apreensivos com as duas primeiras faltas do Lucas (uma ofensiva e uma na defesa na posse seguinte), mas logo ficamos tranquilo com a entrada do Felino! Brigador do início ao fim, o Pantera almoçou os leitões com facilidade!

    Lucas

    ResponderExcluir
  2. O bonito nesse time é que as estrelas não sobressaem sobre os outros atletas. Quando um não está bem, os demais compenssam com muita luta e criatividade. Atletas como Felino, o Pantera (esse apelido vai pegar), que só conhecíamos de suas atuações no Minas no NBB, Raulzinho e Bruno, do mesmo Minas, Davi do Pinheiros, Gabriel Aguirre do Palmeiras, sem contar o Bebê, que deve controlar-se na questão de faltas porque o resto ele tá sobrando. Sei que ainda é cedo para tecer elogios porque temos dois jogos e a classificação ainda não está assegurada, mas desde o ano passado, a gente vem comentando sobre esse grupo de atletas que deu um suadouro nos USA em plena casa deles e eles vem evoluindo porque estão um ano mais experiente.
    Mas de tudo que temos acompanhado das seleções nacionais, essa, sem dúvida nenhuma é a mais grata surpresa dos últimos anos.
    Chumbinho,

    ResponderExcluir
  3. "A Letônia, receosa do talento de nosso time no jogo interno, pagou pra ver e sofreu da linha de fora."

    Brasil de 3 hoje: 7/25.

    "A aplicação tática e o espírito coletivo permitiu que o talento". é permitiram, não?

    Não adianta ver. tem que entender.

    aqui o negócio é torcer. não adianta.

    é torcer e cornetar.

    desistam

    ResponderExcluir
  4. Que partida dos minastenistas!!
    Especialmente do Cristiano!!
    Double-double, 100% nos arremessos e 0 TO!
    Impecável!!

    ResponderExcluir
  5. Oi Anônimo das 18:18, você viu a partida? A maior parte dos arremessos de longa distância errados do Brasil ocorreram em dois momentos:

    1. No primeiro período, onde realmente nada estava caindo, apesar da liberdade oferecida pela Letônia (comentei no twitter).

    2. No finalzinho do terceiro período e do quarto período, quando o Brasil deu aquela relaxada natural, já com vantagem de cerca de 20 pontos. Deixaram de infiltrar e passaram a arremessar na base da preguiça (comentei no twitter).

    Acredite, assistir às partidas faz bem de vez enquando. Números sozinhos não significam absolutamente nada.

    ResponderExcluir
  6. Sim, e caro anônimo que insiste nas mesmas crítica, mais uma vez, você errou na crítica gramatical. Como te expliquei em outro post, o verbo pode concordar com ambos ou com o mais próximo.

    E sim, nós torcemos pra esse time sim. Torcemos, mas, como temos mostrando resposta atrás de resposta, também entendemos e analisamos melhor e mais que você, uma vez que suas críticas são sempre pobres e sem fundamento, facilmente desmontáveis.

    Mas nunca vamos querer ser "imparciais". Somos torcedores da seleção brasileira. Isso não significa dizer que vamos sempre dizer que está tudo bem. Mas acho que compreender isso passa dos seus limites de mediocridade, não?

    ResponderExcluir
  7. Em quando junto????
    'enquando'?

    Meu deus.

    Esse país está perdido.

    Lamentável. Vai estudar...

    ResponderExcluir
  8. Caros Guilherme e Alfredo, como vão?
    Tenho 56 anos e sou fa da dupla desde a antiga casa.
    Me alegro muito com o novo site, mas como pessoa mais velha que sou deixo aqui o meu repudio a estas palavras que vocês têm usado contra os leitores em alguns casos.

    Você chamar o cara de medíocre e dizer que vê o jogo melhor e mais soa como agressivo e arrogante. Vocês estão se tornando pessoas mais velha, por favor
    Reflitam. Falo comp pai e amigo e fã de vocês.


    Vocês pOdem nao gostar de um determinado comentário,,'as ser arrogante e prepotente são coisas feias demais.

    Encarr isso como um conselho de quem gosta de vocês. Aproximem-de de quem faz coisa boa,



    Renato

    ResponderExcluir
  9. Oi anônimo das 18:56,

    Pois é! Escapou um erro de português. Obrigado pela correção. E tomara que você consiga levar esse país longe...

    Um abraço,

    Alfredo

    ResponderExcluir
  10. oi Renato, obrigado pela sua mensagem.

    No entanto, realmente acho que alguns anônimos não são como você e gostam da gente, mas na verdade vem aqui pra tumultuar.

    Se a idéia é tumultuar, tumultuaremos mesmo. Não vou levar desaforo não. Quer fazer crítica, e ainda de maneira anônimo, que aguente então. Meu sonho era que essa pessoa se identificasse para que não precisássemos falar com uma pessoa sem nomes.

    Obrigado, de qualquer maneira, pelos conselhos, Renato.

    ResponderExcluir
  11. Pior e que os caras reclamam e continuam lendo o giro, devem gostar de se torturar ou de torrar o saco dos outros. Renato se os caras viesse com educação e criticas construtivas ate ia, mas os caras aparecem com ofensas e deboches.
    E o comentario sobre as bolas de 3 do Alfredo está correta, foram nesses dois momentos que as bolas de 3 não caíram, no 1º quarto e no final do jogo onde o time diminuiu a concentração.

    ResponderExcluir
  12. Alfredo e Guilherme,

    Não sei se vocês já comentaram isso em algum lugar, mas depois desse Mundial, espero que o Davi ganhe a posição de reserva imediato do Figueroa no Pinheiros. Vale muito mais a pena apostar num garoto como ele do que no Thiaguinho e no Gustavinho...

    Abraço e parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  13. Felipe,

    outro dia falei com o Rossi (diretor do ECP), e ele confirmou q o Davi será o segundo armador do time nessa temporada.

    Jônathas

    ResponderExcluir