domingo, 10 de julho de 2011

Olho no Abnner, o maranhense

Este final de semana não foi de decisão apenas para a elite da categoria Sub15 no país. Além da 1a divisão que foi disputada em Santa Catarina, a 3a divisão do Campeonato Brasileiro conheceu o seu campeão: o Maranhão.

A competição envolveu apenas equipes do Norte e do Nordeste, mas acabou sendo realizada em Brasília, numa economia de custos que certamente não ajuda popularização da modalidade nas duas regiões.

Apesar do resultado exuberante na final (Maranhão 72 x 26 Alagoas), o torneio foi mais disputado do que o usual. Nenhum time saiu invicto e, com exceção de Acre e Amazonas, todas as equipes conquistaram pelo menos 2 vitórias no campeonato.

Considerando somente os números disponibilizados no site da CBB, a 3a divisão do Campeonato Brasileiro revelou pelo menos dois jogadores: Breno, da seleção baiana (21 pontos, 18,2 rebotes e 4,6 tocos por partida) e, principalmente, Abnner dos Santos da seleção do Maranhão (39 pontos, 17 rebotes, 4,8 roubadas e 3 tocos por partidas).

Os números do jovem campeão maranhense são absurdos mesmo considerando o nível costumeiramente baixíssimo da competição. Esse garoto, então com 14 anos, foi um dos principais destaques da 2a divisão do Campeonato Brasileiro Sub15 de 2010 (16 pontos e 8 rebotes de média). Agora, um ano mais velho, e numa divisão abaixo, teve números para deixar Jonas Valanciunas com inveja.

Não estou pretendo insinuar que o garoto seja um fenômeno nacional...é até provável que não seja. Mas não estamos e nunca estivemos em condições de desperdiçar talentos no basquete brasileiro, mesmo os "não fenomenais". Afinal, para quem não sabe jogar basquete, 39 pontos por partida é difícil de anotar até quando não há oponente do outro lado da quadra.

Seria legal se a CBB tivesse uma atenção especial com esses garotos. Se é para existir uma seleção de desenvolvimento no país, que ela exista para atender esses garotos, que não têm qualquer condição de disputar competições de nível em seus estados de origem.

14 comentários:

  1. Dou meu salário apostando que ele vai se mudar pra jogar em São Paulo, senão será um "desperdício de talento" (já ouvi a mesma situação com essas palavras).

    ResponderExcluir
  2. Legal vcs cometarem sobre esse jogador,

    Tinha olhado o site da cbb dias antes, e tinha me supreendido com o nome desse garoto ao lado do numero 41,... de pts de média (na época), é verdade, q ele joga essa "terceira" divisão, talvez (fazendo uma suposição) muito desses pontos devem ser próximos da cesta( com bandejas "fáceis" ) e q alguma parte dos seus 17reb venham a ser de erros de seus arremessos seguidos de sua própria recuperação, atrás da bola e do rebote. Eu vi nas estatisticas( de 2 jogos q olhei) q ele deu uma enterrada em cada jogo, quer dizer( tomara ) q ele deve ter algum potencial atlético.

    Mas é como vc disse, não temos um reconhecimento de talentos digno de achar potenciais estrelas q devem existir num país tão grande, mas se o cenério é esse mesmo, então é aí q ñ podemos deixar de olhar quem se destaca como o Abnner e o Breno, e tb os outros q devem estar nessa competição.
    Mesmo q ele não seja um Fenômeno nacional,como vc diz q é até provável q ele ñ seja, não estamos em situação de desprazar tal talento.

    A nota ruim ( e q todos nós já sabemos ) é q esse garoto terá, quase q obrigatoriamente, q ir para São paulo ou outro lugar em que ele possa ter uma melhor preparação no basquete e para q ele tenha um maior números de jogos durante o ano para q seu basquete se densevolva, isso é bastante ruim, pricimpalmente, se VC pensar q a Região Nordeste é a segunda região do país em termos populacionais e q , por isso deve ter diversos potenciais atletas a serem garimpados pelo Basquete, até porque, nos outros esportes existe esse mesmo problema e portanto seria uma "terra arrasada" em q o Basquete poderia se desenvolver atraindo maior atenção das respectivas populações, então seria mais do que imediato a exigência da criação de competições e monitoramento dos melhores atletas para o ano todo, no Nordeste.

    Quem souber algum dado sobre o garoto seria interessante saber, até porque essa geração vai ter 20 anos nas Olípiadas de 2016, ou seja, vãoser os Benites e os Bêbes de hoje e toda atenção q a CBB pode dar a eles devem ser obrigatórias.

    Will13,
    Abs

    ResponderExcluir
  3. Força Abnner!

    Leandrinho falou que realmente tem o contato do Flamengo e até pensa em vir jogar no NBB. Será que vira?

    ResponderExcluir
  4. abnner vai ser jogador profissional galera

    ResponderExcluir
  5. Ele com certeza estará no campeonato sub 17 representando o maranhão também, e com certeza com seu bons números. Esse menino é muito talentoso e com o treino certo, em um futuro próximo, será capaz se representar o nosso Brasil campeonatos a fora.

    ResponderExcluir
  6. Conheço Abner algum tempo e sei que ele tem muito potencial e garra Basquete é um esporte muito legal continua assim garoto voçe vai longe

    ResponderExcluir
  7. gente muito obrigado pelo apois agradeço todos vc´s principalmente os que me apoiaram desde pequeno e que confiam em mim! -Abnner Setubal Pinheiro dos Santos

    ResponderExcluir
  8. oLÁ QUERIDOS DO BLOG, SOU A PROFESSORA SIMONE QUE TEVE O PRIVILÉGIO DE DIRIGIR ABNNER NO BRASILEIRO SUB15, É UM JOGADOR EXCEPCIONAL ACREDITO Q NO bRASIL NA CATEGORIA DELE NÃO TEM MELHOR, SE DESTACARIA DO MESMO JEITO NA ELITE DO SUB 15 1ª DIVISÃO, JOGOU MUITO BEM MARCADO MAIS PREVALECEU O SEU TALENTO INDIVIDUAL, ELE REALMENTE É O MELHOR, PARABÉNS ABNNER FOI UM PRAZE TE DIRIGIR E SER CAMPEÃ AO TEU LADO, BJS SIMONE PAIVA

    ResponderExcluir
  9. "não têm qualquer condição de disputar competições de nível em seus estados de origem." Maranhão não é esse fim de mundo assim como voces acham não, aqui tem quadra boa, tecnico bom, e muitos garotos que vocês não dão valor nem nada, e que são ótimos atletas... Maranhão não é aquela "pobreza" que vocês pensam não tá?

    ResponderExcluir
  10. obrigado pelos elogios simone! e tbm foi mtu prazeroso ter vc como tecnica! :) -Abnner

    ResponderExcluir
  11. esse moleque é fohda um os maores orgulhos meus foi jogar ao lado dele no brasileiro 2011 e eu naum tenho a menor duvida que daqui a uns 5 anos ele vai ta na seleçao brasileira e com um contrato milionario na NBA #Abnner na NBA ass:Alan Jorge Ferreira

    ResponderExcluir
  12. Abnner, meu querido, acabei de ver aqui, com sua mãe, a matéria e os comentários acerca do brilhantismo que você é enquanto Atleta nas quadras de basquete. Fiquei extremamente orgulhoso por você e por sua mãe e, claro, por você ser meu "sobrinho" do coração. Siga assim: com talento, disciplina, simplicidade e sobretudo, sem esquecer de fazer também grandes pontos na sala de aula.
    Bjão do Tio Gutemberg Santiago.

    ResponderExcluir
  13. Meu filho, cada vez que vejo você crescer nas competições que você participa, fico tomada de orgulho e contentamento. Peço a Deus, nosso Senhor, que sempre te abençoe, te ilumine, para que sejas um grande homem, um ser humano maravilhoso, que sejas um ser humano do bem onde quer que você vá. Continue sendo o meu menino, o bom filho, bom irmão, bom amigo... busque sempre crescer em todos os sentidos: no esporte, no conhecimento adquirido em sala de aula e sobretudo, como ser humano. Um beijo de sua maior fã, sua fã número um; sua mãe!!!
    Eliane Pinheiro.

    ResponderExcluir
  14. Não me canso de elogiar esse talento chamado Abnner Setubal.Além de bom aluno, está se tornando um ótimo profissional. Vai pro mundo Abnner, seja humilde e conquiste vitórias para alegrar o povo brasileiro e principalmente o maranhense.Estou na primeira fila de fãs viu.Um enorme beijo da tia sempre presente Eliene Pinheiro:)

    ResponderExcluir