terça-feira, 12 de julho de 2011

Basquete Sem Fronteiras Américas 2011 será no Rio de Janeiro

Reproduzo abaixo o comunicado oficial do "Basquete Sem Fronteiras". Neste ano, o evento, organizado pela NBA e pela FIBA para promover a inclusão social através do basquete, acontecerá no Rio de Janeiro, entre os dias 29 de julho e 1o de agosto.

"NOVA YORK (EUA) - Dominique Wilkins, 'lenda' da NBA, será o líder do 'Basquete Sem Fronteiras Américas 2011', (BWB) evento que será realizado entre os dias 29 de julho e 1º de agosto, no Rio de Janeiro, sede da primeira edição do acampamento, em 2004. O anúncio foi feito nesta terça-feira, dia 12, pela NBA (National Basketball Association), pela FIBA (Federação Internacional de Basquete) e pela CBB (Confederação Brasileira de Basketball). O 'Basquete Sem Fronteiras' é um programa mundial de desenvolvimento do basquete organizado por NBA e FIBA, e que usa o esporte para promover uma mudança social positiva nas áreas de educação, saúde e bem-estar.


- O 'BWB' vem tendo um sucesso incrível na última década graças ao grande empenho da FIBA, nosso marketing e parceiros comunitários, e os muitos membros da 'Família NBA' que tem estado conosco nesse caminho - disse Kathleen Behrens, vice-presidente executiva de Responsabilidade Social e Programas de Atletas da NBA. - Esse programa incorpora o compromisso da NBA para o crescimento do jogo de basquete, usando o esporte como uma maneira de abordagem de questões sociais em comunidades ao redor do mundo.

- É um grande privilégio poder chegar a uma década de trabalho em conjunto com a NBA e a iniciativa do BWB - afirmou Patrick Baumann, secretário-geral da FIBA e membro do Comitê Olímpico Internacional (COI). - Dez anos é uma forte evidência do impacto desse programa, a qualidade do ensino e das orientações que são oferecidas dentro e fora de quadra. Desde 2011, esta tem sido a nossa meta, oferecer aos jovens pelo mundo a oportunidade e as ferramentas para aprimorar e mostrar suas habilidades, aprendendo com alguns dos melhores jogadores e treinadores. Isso permite que eles sejam exemplos para as suas comunidades e cria um efeito bastante positivo.

Além de Wilkins, as 'lendas' Sam Perkins, Allan Houston e Adonal Foyle serão técnicos no acampamento. A equipe da NBA inclui ainda Austin Ainge (Boston Celtics), Kaleb Canales (Portland TrailBlazers), Alex English (Toronto Raptors), Alvin Gentry (Phoenix Suns) e Phil Weber (New York Knicks). Will Sevening (San Antonio Spurs) será o preparador-físico, enquanto que o colombiano Gersson Rosas (Houston Rockets) será o Diretor do acampamento.

Estarão no Rio de Janeiro, cerca de 50 jovens jogadores sub-19 de mais de 16 países da América Latina e Caribe. Estes atletas foram selecionados pela NBA, pela FIBA e pelas federações nacionais participantes, com base em suas habilidades no basquete, capacidade de liderança e dedicação ao esporte. Os jovens serão divididos em grupos, sem que se leve em consideração raça, religião ou nacionalidade, para promover a amizade e o convívio. Através do ‘NBA Cares’, os atletas participam de competições, seminários e palestras diários sob a supervisão das ‘lendas’ da NBA e técnicos, que tem como temas principais valores do esporte, liderança, caráter e estilo de vida saudável. Além disso, participam de ações em comunidades locais em que são criadas áreas de estudo e lazer para crianças e família, reforma de quadras poliesportivas e são ministradas clínicas de basquete.

A Nike, parceira do BWB desde 2002, mais uma vez vai 'vestir' atletas e técnicos.

- Na última década, o BWB ensinou a jovens jogadores do mundo inteiro sobre a importância do trabalho duro, da dedicação, do trabalho em equipe e espírito esportivo - disse Lynn Merritt, vice-presidente de Marketing Esportivo Global de Basquete da Nike. - Essas características são cruciais para ajudar na trajetória desses jovens atletas dentro e fora de quadra, e nós estamos orgulhosos de poder trabalhar com a NBA e a FIBA para promover esses valores e celebrar o décimo aniversário desse programa juntos.

'BASQUETE SEM FRONTEIRAS AMÉRICAS 2011'

O BWB Américas será realizado no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (Cefan) e tem patrocínios de Nike, Starwood Hotels e Spalding. O BWB Américas é um dos três acampamentos BWB que serão realizados neste verão como parte das comemorações do 10º aniversário. O BWB Europa será em Ljubljana (Eslovênia), de 8 a 11 de agosto, e ficará registrado como o primeiro a ser realizado numa república dissidente da antiga Iugoslávia. Foi desta cidade que vieram os jovens que participaram do primeiro acampamento do BWB em Treviso (Itália). O BWB África volta a Johanesburgo (África do Sul) de 1 a 4 de setembro, após passar por Senegal, no ano passado.

Desde a sua criação, a NBA e a FIBA organizaram 27 acampamentos do BWB em 16 cidades de 14 países. Mais de 100 jogadores e ex-jogadores da NBA e da WNBA se juntaram a outros 100 treinadores da NBA para atuarem como instrutores de cerca de 1.500 jovens jogadores de mais de 100 países, sendo que 17 participantes dos acampamentos foram selecionados pelo Draft (processo de seleção de novatos) para a NBA.

BASQUETE SEM FRONTEIRAS AMÉRICAS 2011

Rio de Janeiro (Brasil)
De 29 de julho a 1º de agosto
Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (Cefan)

'LENDAS' NBA
Adonal Foyle (EUA)
Allan Houston (EUA)
Sam Perkins (EUA)
Dominique Wilkins (EUA)

TÉCNICOS NBA
Austin Ainge (Boston Celtics)
Kaleb Canales (Portland TrailBlazers)
Alex English (Toronto Raptors)
Alvin Gentry (Phoenix Suns)
Phil Weber (New York Knicks)
Gersson Rosas (Houston Rockets)** / Diretor do BWB
Will Sevening (San Antonio Spurs) / Preparador-Físico do BWB

LISTA COMPLETA DOS ATLETAS DO BWB AMÉRICAS 2011
ARGENTINA - Matias Bernardini
ARGENTINA - Martin Massone
ARGENTINA - Gonzalo Torres
ARGENTINA - Lucas Gonzalez
ARGENTINA - Franco Barroso
ARGENTINA - Luciano Tognon
ARGENTINA - Gabriel Deck
ARGENTINA - Rodrigo Hagg
BAHAMAS - Jabari Wilmott
BARBADOS - Lamar Grazette
BRASIL - Leonardo Roese
BRASIL - Henrique Coelho
BRASIL - Gustavo Scaglia de Paula
BRASIL - Leonardo Simões Meindl
BRASIL - Lucas Fernandes Mariano
BRASIL - Felipe Braga Alfredo
BRASIL - Deryk Ramos
BRASIL - Felipe Rech
CANADÁ - Olivier Hanlan
CANADÁ - Negus Webster-Chan
CANADÁ - Albert Júnior Lomomba
CANADÁ - Dyshawn Pierre
CHILE - Ignacio Sanino
CHILE - Pablo Barraza
COLÔMBIA - Tonny Jose Trocha Morelos
ILHAS VIRGENS - Amadius Derweer
ILHAS VIRGENS - Merwin Potter
JAMAICA - Rushane Hamil
MÉXICO - Daniel Jaso
MÉXICO - Miguel Ramirez
MÉXICO - José Alfredo Vargas
PANAMÁ - Alejandro Grant
PARAGUAI - Leandro Evair Ferreira Massare
PARAGUAI - Fernando Gabriel Dose Rodas
PORTO RICO - Bryan David Rodriguez
PORTO RICO - Carmelo Betancourt
PORTO RICO - Keven Caban
PORTO RICO - José Ramirez Velez
REPÚBLICA DOMINICANA - Israel Martinez
REPÚBLICA DOMINICANA - Luís David Montero Carrasco
REPÚBLICA DOMINICANA - Rody Ramirez
URUGUAI - Luciano Parodi
URUGUAI - Hernando Caceres
URUGUAI - Lucas Vassallucci Fitipaldo
VENEZUELA - Juan Jose Mejias Jaspe
VENEZUELA - Franco Missael Torres Gonzalez
VENEZUELA - Deyran Arcangel Guevara Rivera"

4 comentários:

  1. Organizado pela CBB também, né?

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, pena que são sempre os mesmos, TODOS COM UM ÓTIMO QI, eta PANELA heim, esse país não muda nunca! Assim esse evento deixa de ter credibilidade.
    Outros deveriam ter oportunidades de desenvolvimento e não só filhos, amigos e clientes de agentes influentes, ex-atletas e técnicos. Isso é uma vergonha!!!

    ResponderExcluir
  3. PANELA!!! O anonimo acima tem toda razão!!! PANELA!!!

    ResponderExcluir
  4. Leonardo Roese?!

    Q cheiro de Panela.

    ResponderExcluir