sexta-feira, 15 de julho de 2011

Triste para o Larry, péssimo para a seleção

Ontem, saiu a notícia de que Larry Taylor não poderá participar do Pré-Olímpico, pois o Ministério da Justiça não conseguiria completar o processo de naturalização a tempo.

Curiosamente, poucas horas depois, a imprensa espanhola divulgava que Serge Ibaka acaba de se tornar espanhol e poderá disputar o Pré-Olímpico europeu. 

Existem uma grande diferença entre os processos de naturalização de Serge Ibaka e de Larry Taylor. O pedido de naturalização de Larry Taylor só é possível porque, no início do ano, ele completou, em tese, os requisitos previstos na Constituição e no Estatuto do Estrangeiro. Já Ibaka, como não preenchia os requisitos da lei espanhola (jogou 3 anos na Espanha, mas se mudou para os EUA em 2009, antes do requerimento), naturalizou-se através de decreto real, um ato discricionário previsto para "hipóteses excepcionais".

Nesse ponto, volto a afirmar, os requisitos de naturalização previstos no Brasil são dos mais rígidos do planeta e, até por isso, não há qualquer cabimento discriminar brasileiro nato de brasileiro naturalizado. Nada contra a rigidez do nosso sistema jurídico e, nesse caso, acho que nós estamos mais certos do que os espanhóis. O lamentável, entretanto, é saber que o sujeito depois de (supostamente) reunir todas as condições legais ainda fique preso na máquina burocrática brasileira.

Fico realmente triste pelo Larry Taylor, a quem já considero brasileiro. Trata-se de uma pessoa de personalidade cativante e que vinha demonstrando grande entusiasmo em servir a seleção brasileira. Mesmo sem condições de jogo, pretende seguir treinando com o grupo apenas para ajudar, o que é um belo gesto.

Para a seleção brasileira, trata-se de um grande desfalque. Com Larry Taylor, parecia solucionado o problema da reserva de Marcelinho Huertas. Agora, para enfrentar duplas como Arroyo/Barea e Prigioni/Sanchez, o Brasil terá que despejar minutos em Nezinho, Vitor Benite e/ou Raulzinho.

Nezinho, obviamente, larga na frente na luta pelo posto de principal armador reserva, mas é um jogador inconsistente. Ainda por cima, é possível que se desligue da seleção por alguns dias para disputar os Jogos Mundiais Militares, correndo risco de lesão. Vitor Benite teve uma ótima temporada no NBB, mas jogando quase que integralmente na posição de ala. Raulzinho é uma das maiores promessas do basquete brasileiro, mas ainda é muito inexperiente para uma competição como a que se aproxima.

Assim, é bem possível que Huertas seja novamente sobrecarregado durante a competição, o que definitivamente não seria bom para as pretensões brasileiras no Pré-Olímpico.

6 comentários:

  1. É uma frescura gigantesca como estão julgando o papel que o Larry teria na seleção.

    O Brasil vai ter no máximo 3 jogos decisivos no pré-olímpico, quem sabe 4 se o time for muito mal.

    E todo mundo age como que o armador reserva fosse ser estremamente decisivo. Como se o Huretas não fosse jogar no mínimo 30 minutos nos jogos mais difíceis.

    Quer saber já tou de saco cheio disso!

    Ñ tem essa de inesperiência NÃO! Benite tem 21 ANOS! o Raulzinho já vai fazer 19. Nos EUA um cara com essas idades já são jogados às cobras num Campeonato 10 mil vezes mais forte que o pré-olímpico das Américas.

    Se os garotos Raulzinho e Benite não podem jogar e "ganhar" experiência nesse tipo de campeonato, ELES VÃO "GANHAR" QUANDO?

    VAMO DEIXAR DE MILINDRE E COLOCAR OS GAROTOS PARA JOGAR QUE ELES NÃO TEM NADA A DEVER EM TERMOS DE BASQUETE AO "grande larry taylor".

    Will13,
    Abs.

    ResponderExcluir
  2. É Will, concordo com vc quando vc diz q só pegam experiência se forem colocados para jogar.
    Mas o basquete apresentado pelo Raul no NBB nem se compara ao q o Larry jogou!
    No Sub-19 Raul jogou muito bem mas a tal da experiência pesou no NBB e ele não jogou nada durante o ano. Imagina num pré-olímpico!?
    Acho q o Larry fará falta sim à seleção e não só para dar descanso ao Huertas mas tb poderia entrar de 2 e ajudar muito o time, já q Leandrinho não vai.
    Ainda não confio nem no Raul nem no Benite. Serão dois grandes jogadores, mas hj não têm a experiência para jogarem pela seleção num pré-olímpico. 15 anos sem Olímpiadas pesaram 1 tonelada nas costas de cada um quando entrarem em quadra.
    Ah, quanto à comparação com os americanos era brincadeira, né?
    Lá o garoto joga em alto nível desde a escola! Aqui só começa com uns 18 anos.
    Abs, Lucas.

    ResponderExcluir
  3. Independente de o Brasil ganhar ou não a vaga, eu acho uma pena que o LT não tenha conseguido a naturalização. Se iria pegar uma vaga ou não no time depende do Ruben, mas acho que não havia motivo para o pedido ser negado.

    Força Larry! Quem sabe nas olimpíadas!

    Nepopop

    ResponderExcluir
  4. Sacanagem...

    Entre as opções, era a melhor pra ser reserva do Huertas...

    Mas falar que o Raulzinho não jogou nada no NBB é brincadeira, né?!

    Perto do fim do 1º turno tinha quase 60% de aproveitamento nos 3 pontos, contra armadores fracos foi superior, não ficou devendo em nada pros armadores de ponta, marcou muito bem o Valtinho no jogo contra o Uberlândia, jogou muito contra o Nezinho, quando o Robinson machucou, ficou sendo o melhor do time...

    Eu prefiro apostar nele do que no Nezinho...

    Tem mil anos que o Nezinho tá a mesma coisa e mil anos que ele não acresenta em nada...

    O Raulzinho e o Benite podem ter uma inconstância de vez enquando, mas dá pra esperar alguma coisa deles, quando entram em quadra eles podem fazer alguma coisa, o Nezinho, quando entra, a gente torce pra ele não atrapalhar e pro adversário não meter vários pontos seguidos...

    ResponderExcluir
  5. Os americanos se preparam em alto nível para jogar em torneios de alto nível.

    No brasil o Benite e o Raul se prepararam em um nível bem menor, mas o pré-olímpico das Américas está em um nível 10 mil vezes menor que o da NBA.

    Mesmo que para nós seja "complicado" conseguir a vaga num Torneio desse nível, o Pré-Olímpico não deixa de ser um Torneio MENOR, em que o Brasil tem no máximo 3 ou 4 rivais, e desses só a Argentina está em o nível mais alto.

    E quanto a comparação do Larry ao Benite e ao Raul ( talvez hoje larry esteja em um patamar diferente ), mas se vc analisar friamente, sem ter "pré"-conceitos, nas suas atuações no NBB, por exemplo, vc encontra categorias técnicas que o Benite está à frente do Larry:

    ( os 56.28% de 2pts e 40.65% de 3pts do Benite são aproveitamentos melhores do que os 54.88% de 2pts e os 34.17& de 3pts do Larry)

    E olha que o Benite teve média de 27 min de jogo enquanto o Larry teve 32 min de média ( O q quer dizer q o motivo do melhor aproveitamento do Benite NÃO passa, taxativamente, por ele ter um volume de jogo menor, passa tb por o Benite selecionar melhor o chute e ter um baita arremesso ).

    Por exemplo, outros números:
    lance livre-

    Benite tem aproveitamento de 82%
    enquanto Larry só tem 73% dos lances livres.( q é péssimo, diga de passagem )

    E o Benite teve média de pontos maiores do que o Larry: 14.71pts, enquanto o Larry teve 13.97pts de média.

    Isso são fatos. Como tb é fato a super-valorização que está sendo feita em relação ao Larry e em detrimento dos nossos armadores mais jovens.

    Acho que isso passa muito pelo imaginário de ele ser americano.
    Tb é fato que Larry tem uma defesa melhor, mas o Benite não é só bom ofensivamente, ele tem seus pontos fortes na defesa. Enfim, acho que ele, em geral não está "tão" atrás e por ser jovem prefiro ele ao Larry.

    E acabei de olhar aqui os aproveitamentos de 2pts, 3pts e lance livre do raulzinho tb são melhores que o do Larry. e raulzinho teve 12.61pts de média que contra os 13.97pts de média para o "grande" Larry tb não é grande derrota.

    Enfim, tb prefiro o Raulzinho, ao Larry.

    Will13,
    Abs.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir