sábado, 30 de julho de 2011

A seleção universitária

Numa temporada de seleções movimentada como há muito tempo não se via, chegou a hora de comentar sobre a seleção universitária que disputará a Universíade na China, entre 12 a 23 de agosto.

A equipe será comandada por Walter Roese, que também foi o técnico nas Universíades 2007 e 2009. Nessas últimas duas edições, que foram as únicas que acompanhei pela internet, a seleção brasileira ficou na 19a e na 18a posição, respectivamente.

Para essa temporada, Roese conseguiu reunir um grupo, ao menos no papel, mais forte do que nas últimas edições. O time terá um garrafão comandado por 2 promessas do basquete brasileiro: Lucas "Bebê" Nogueira (Estudiantes/ESP) e Fabrício Melo (Syracuse/EUA). Roese contará mais uma vez com André Góes (ex-Pinheiros), um dos nossos destaques em 2009. Além disso, o Scott Machado armador brasileiro erradicado nos EUA desde sempre é uma novidade (Iona University/EUA).

Apesar disso, o elenco sofreu duas baixas importantíssimas: Rafinha e Islam Toledo. O armador ex-Vitória pediu dispensa depois de assinar com o Americana, enquanto que o atlético ala-pivô, principal destaque do time campeão pan-americano universitário, alegou motivos pessoais para não disputar a Universíade.

O time passou as duas últimas semanas em São Sebastião do Paraíso se preparando. Durante o período, foram realizados dois amistosos contra o time adulto de Franca (uma vitória e uma derrota), que contou com o seu novo reforço: Rafael "Baby" Araújo. Hoje, a seleção universitária viaja para a Alemanha, onde defenderá o título do Top Four Nation (contra Alemanha, Japão e Romênia).

Equipe brasileira: Scott Machado, Gegê, Henrique Medeiros, André Luiz Bresolin Góes, Frederico "Varejinho" Duarte, José Jairo Júnior, Isaac Gonçalves, Rodrigo Silva, Fabricio Mello, Ralf Ansaloni, Lucas "Bebê" Riva e Rafael Stabile. Técnico: Walter Roese. 

4 comentários:

  1. so fica uma pergunta: em que universidade estuda Lucas Bebé Nogueira ?

    ResponderExcluir
  2. Não, ficam duas perguntas, quais os cursos e universidades de todos os atletas/universitários???

    ResponderExcluir
  3. Boca na cesta - SP

    Já não chega farda de aluguel agora temos universidade/faculdade de aluguel?
    Pra quê isso, se nas duas últimas edições não passamos do 18.º lugar?

    ResponderExcluir
  4. Isso se chama "o poder do dinheiro" ou o famoso "toma lá da cá".
    E assim caminha a humanidade.

    ResponderExcluir