terça-feira, 12 de julho de 2011

O fantástico caso de Leandrinho

Tenho evitado o assunto aqui no Giro no Aro, mas a coisa começou a ficar tão surreal, com novas notícias e declarações chegando a cada instante, que não dá para deixar de abordar esse imbróglio envolvendo Leandrinho e a seleção brasileira.

Para quem não está acompanhando, reproduzo alguns trechos de declarações veiculadas na mídia nos últimos meses:

Dia 26/04/2011 - Leandrinho declara ao GE.com "- Eu não posso garantir nada. Vai ter greve lá na NBA em junho e não se sabe quanto tempo vai durar. Muitos falam que vai até dezembro, e tem gente que diz que vai ser a temporada toda. Se tiver greve, não vou poder fazer a cirurgia. Mas sei que vou precisar ficar seis meses parado quando a fizer. Estou esperando para ver o que vai acontecer. Espero que tudo se resolva, e eu possa estar com a seleção. Mas, se não puder, eu também tenho que cuidar de mim".

Dia 12/06/2011 - Rubén Magnano em entrevista ao Giro no Aro, perguntando se algum jogador já havia pedido dispensa. "Felizmente, hoje, não devo falar isso. Felizmente. Agora, só saberemos isso ao certo, não apenas no dia da convocação, mas sim no dia 4 de julho, quando ocorrerá a apresentação da seleção. Aí realmente saberemos os jogadores que falarão sim e os jogadores que falarão não".

Dia 04/07/2011 - Nota oficial de Leandrinho no site da CBB, no dia da apresentação da seleção brasileira: "Agradeço a Confederação Brasileira de Basquete, mais uma vez, pela confiança e consideração de me convocar para jogar na Seleção Brasileir,a na Temporada 2011. Lamento informar que por causa de motivos particulares e pessoais, desta vez não vou poder atender a esta convocação. E sempre será, para mim, acima de tudo, motivo de orgulho e honra vestir a camisa da Seleção Brasileira. Agradeço mais uma vez a consideração e a confiança que esta instituição tem depositado em mim ao longo destes 10 ANOS de participação representando a Seleção Brasileira, e espero que a CBB possa entender.'

Dia 09/07/2011 - Declaração de Arthur Barbosa, irmão e empresário de Leandrinho, ao Blog Bala na Cesta: "Há mais de duas semanas o Leandrinho falou com a CBB, e eles sabiam que ele não participaria do Pré-Olímpico. Então, repito, não há nada de novo – inclusive ele iria se apresentar em São Paulo e já tinha até passagem de avião comprada pela própria Confederação, mas por determinação dela, Confederação, acharam melhor que o Leandro não se apresentasse. Mas, insisto, eles já estavam sabendo que ele não iria participar, e pediram que fosse enviado um e-mail pra justificar a não ida. E foi isso que foi feito na segunda-feira (4 de julho), mesmo não havendo respaldo da entidade para com o meu irmão (...) Provavelmente o Rubén ficou desolado, e é compreensível, mas, por favor, não vamos esquecer que este comunicado foi feito lá atrás, em março de 2011. Está havendo falta de comunicação entre a própria CBB".

Dia 12/07/2011 - Declaração de Leandrinho Barbosa ao site Lance: "Eu ia me apresentar. Mas, quando disse que ia, a CBB afirmou que era melhor eu não ir, pois seria um desgaste. Então, pediram para eu mandar e-mail, dizendo que estava com problemas pessoais e não poderia me apresentar. Foi isso o que aconteceu. A CBB sabia há meses, desde a época em que o Magnano me visitou nos Estados Unidos, o que acontecia. (...) Eu estava para vir para o Flamengo. Não vim, porque precisava de um tempo maior de descanso."

Bem, a coletânea de declarações, como se vê, deixa mais interrogações do que respostas. As principais:

1. Se Leandrinho de fato pediu dispensa categoricamente em março, por que continuava a declarar em diversos veículos de imprensa que havia uma chance de disputar o Pré-Olímpico?

2. Se Leandrinho de fato pediu dispensa categoricamente em março, por que Rubén Magnano afirmou em junho que nenhum jogador havia pedido dispensa da seleção?

3. Por que a CBB nunca se pronunciou sobre esse suposto pedido de dispensa feito em março?

4. Por que Leandrinho não inseriu em sua nota oficial de dispensa o fato de que aquela era apenas uma ratificação de uma posição já anunciada meses antes?

5. Como o jogador cogitou jogar no Flamengo, se teria recebido um veto do Toronto Raptors feito em março?

6. Por que razão a cirurgia no punho ainda não foi feita, já que o jogador está há meses sem atividade? Afinal, esta cirurgia ainda será feita? Quando?

Ora, que a CBB é uma entidade sem qualquer transparência, todos estamos cansados de saber. No entanto, já passou da hora de Leandrinho buscar uma assessoria de comunicação que garanta, ao menos, um mínimo de coerência em suas declarações. Tal como ocorreu no episódio da pelada em NY, Leandrinho não tem precisado da contribuição da CBB para se desgastar com o público. 

É bom que fique claro, há um bom tempo a falta de clareza nas declarações vem chateando mais os basqueteiros do que as ausências dos jogadores em si. Se Leandrinho tivesse pedido dispensa publicamente e oficialmente em março, dificilmente o tema estaria em pauta hoje.

Por fim, cabe questionar: O que diabos faz Vanderlei Mazzuchini na CBB? O ex-atleta da seleção brasileira, amicíssimo e ex-companheiro de Bauru de Leandrinho, foi contratado justamente para fazer a ponte entre os jogadores da seleção brasileira, comissão técnica e os dirigentes. Em 2009, conforme amplamente noticiado, Vanderlei bateu de frente com o técnico Moncho Monsalve, em plena conquista da Copa América. O fato acabou resultado na saída prematura do espanhol, que vinha fazendo um excelente trabalho na seleção brasileira. Agora, em 2011, se havia alguém que poderia e deveria ter evitado todo este mal estar, este alguém chama-se Vanderlei Mazzuchini.

12 comentários:

  1. Já tive uma lesão dita crônica, por vezes vc se esquece q ela está lá e quando vc faz o movimento ela se anuncia novamente, felizmente para min, essa lesão crônica se aliviou com descanso.

    Acho q essa lesão não deve chegar a impossibilita-lo de pegar numa bola, mas como qualquer um q acompanhou a NBA sabe o aproveitamento do leandrinho nos arremessos caíram muito. À de salientar q o arremesso dele precisa mais do pulso do q os arremessos mais comuns.

    Quanto a ele cogitar o FLA ele deve ter pensado q aqui ele ñ teria a intensidade de treino q incomoda a sua lesão, dando assim, o descanso para sua lesão, sem falar q o médico pediu descanso até setembro, talvez no FLA ele tivesse esse tempo.
    E para sua carreira na NBA já era sabido por todas as equipes desse problema do Leandro, por isso lá qualquer descaso com o tratamento poderia limitar a sua carreira, daí todo problema, quantos excepcionais jogadores da NBA perderam mercado por serem taxados por terem problemas crônicos, várias estrelas já foram afastadas da NBA por isso.

    Tb é bom se lembrar q ele já fez uma cirurgia no pulso para tirar um cisto, ou seja, é uma lesão delicada q deve reivindicar cuidados

    ResponderExcluir
  2. Oi Anônimo,

    De forma alguma duvidarei da lesão do Leandrinho, muito pelo contrário.

    Por outro lado, acho que ele poderia ter sido mais claro em suas declarações.

    Ele poderia:

    1. Em março publicar oficialmente o seu pedido de dispensa, ou

    2. Afirmar, agora, que esperou até o último momento para ver se teria condições. Não deu, e ponto final.

    O que não faz sentido é ele declarar, agora, que desde março a decisão era de não se apresentar, depois de tanto afirmar na imprensa que havia a possibilidade de jogar o Pré.

    Um abraço,

    Alfredo

    ResponderExcluir
  3. 6. Por que razão a cirurgia no punho ainda não foi feita, já que o jogador está há meses sem atividade? Afinal, esta cirurgia ainda será feita? Quando?


    Esse ponto ele esclareceu na entrevista à ESPN. Segundo ele, a recomendação médica é de descanso absoluto. Nesse momento não é necessários cirurgia. Apenas em último caso. Sendo assim, ele vai repousar o pulso e, se tudo der certo, em Setembro poderá voltar às atividades.

    Abraços,
    @CleitonFSilva

    ResponderExcluir
  4. Vcs nao estão desconfiando, vcs estão deixando no ar, que o Leandrinho esta
    de esquivando da Sel Bras.
    Depois fica ligando pedindo exclusiva, exclusiva.
    Nunca falaram com o Vanderlei????
    Nunca pediram nada?
    Fácil jogar pedra agora.

    ResponderExcluir
  5. Oi Anônimo, nunca liguei para o Leandrinho pedindo exclusiva.

    Na verdade, já me encontrei com ele pessoalmente pelo menos uma 10 vezes na HSBC Arena. Em todas, ele me atendeu super bem. É uma ótima pessoa e continuarei conversando com ele. Eu realmente não sei o que você está tentando insinuar...

    Não acho mesmo que o Leandrinho esteja se esquivando da seleção. Acredito que ele tenha seus motivos pessoais/profissionais para não atender a convocação, e devemos respeitá-los.

    No entanto, acho que o jogador, assim como o Nenê, tem problema sério na hora de se comunicar, principalmente com a imprensa, o que pode ser demonstrado pelas transcrições acima.

    Considero uma crítica construtiva, pois o próprio jogador poderia ter evitado todo o celeuma (vide Varejão).

    Sobre o Vanderlei, o que diabos você acha que já pedi? Eu hein...

    ResponderExcluir
  6. Eu acredito 100% nos comentários de Leandrinho e do seu irmão. Então acho que cabe a pergunta: pq a CBB aceitou a apresentação do Varejão mas pediu ao Leandro que não se apresentasse?

    ResponderExcluir
  7. Oi Anônimo,

    Sua pergunta é muito válida. Caberia tranquilamente no artigo. Cabe à CBB respondê-la.

    Abraços,

    Alfredo

    ResponderExcluir
  8. Bizarro...........
    Ninguem fala de co0mo está a seleçao. o que podemos esperar e ,acima de tudo, brindar aos novos componentes que irão dar a cara a tapa.
    Ficam nessa pu----- . Dirigindo pelo retrovisor.
    Q perda de tempo e q atrazo. Isso é bem Brasil. Depois não sabem pq a géba entrou......

    ResponderExcluir
  9. Enquanto isso, que tal entrevistas com: PAULÃO PRESTES, DOUGLAS, RAFAEL , CAIO TORRES, DIEGO, ARTHUR e outros que irão precisar das nossas palavras de estimulo e luta pelo Brasil.
    Isso me parece bem menos " ramal do brejo fundo"

    ResponderExcluir
  10. Ei! Alfredo ou guilherme,

    Algum de VCs tem alguma informação sobre o Paulão?!

    Parece q ele ñ se apresentou alegando problemas pessoais( como o Huertas, mas o Huertas foi a apresentação, pelo menos).

    Se ele ñ participar da Seleção, aí sim perderemos, definitivamente, força no garrafão, já sem o Nenê o Brasil perderia muito em atleticismo no garrafão sem os dois.

    Will13,
    Abs.

    ResponderExcluir
  11. Tenho certeza absoluta que o profissional VANDERLEI MAZZUCHINI so tem a somar, sendo brilhante em todas suas atitudes. Infelizmente so o tempo pode mostrar!!!

    ResponderExcluir
  12. amigo vi esse seu cometaraio apenas 1 anos após e posso te dizer que vc não sabe nada so bre o basquete...o leandrinho e nene são eles que fogem das convocaçoes e era mentira que havia comunicado a cbb, pois eu estava numa conversa dele com o vanderlei onde houve um bate boca e o leandrinho saiu com o rabo entre as pernas...alias ele e o imbeci do irmão ärtur"..sao dois cara de pau...acorad meu filho...comentar sem ter fontes ou amigos influentes vc só da bola fora......

    ResponderExcluir