terça-feira, 19 de abril de 2011

A velha arbitragem caseira

Os playoffs são mesmo a única parte da temporada que dá gosto de assistir na NBA. Ainda assim, algumas coisas irritam bastante, dentre elas a arbitragem caseira. Não consegui assistir a nenhuma das primeiras partidas, mas ao ver os melhores momentos de duas séries, deparei-me com dois erros escandalosos e decisivos, ambos a favor das equipes mandantes.

Na partida Boston Celtics x Knicks, Ray Allen aproveitou-se, além de uma troca de marcação fora de hora da defesa do Knicks, da preciosa colaboração de Kevin Garnett, que deu um outro sentido à expressão "bloqueio andando" (moving screen para os norte-americanos). Repare na rasteira aplicada por KG:


Kevin Garnett, aliás, já ficou conhecido por seus bloqueios ilegais, como mostra esse vídeo abaixo:


Já no jogo Oklahoma City Thunder x Denver Nuggets, os juízes ignoraram solenemente a regra da NBA que veda a interferência do jogador com a bola quando esta estiver sobre o cilindro imaginário acima do aro, em qualquer hipótese (mesmo depois de a bola bater no aro). Regra, aliás, que, para falar a verdade, não entendo por que ainda existe na NBA (só para causar confusão, talvez). No entanto, mesmo com as regras FIBA, o lance seria ilegal, já que além da interferência, Perkins tocou na redinha e balançou levemente o aro. 3 ilegalidades num só lance...


5 comentários:

  1. Belo texto, Alfredão.

    Houve momentos igualmente constrangedores.

    Nesse mesmo jogo do Knicks, a falta de ataque aplicada em Melo foi um dos momentos mais constrangedores do fim de semana.

    No jogo 1 e há pouco, no jogo 2, o Pacers foi OPERADO. Não bastasse os milhares lances livres que Derrick Rose vai bater ao longo da série, momentos decisivos foram apitados mais uma vez em favor do time da casa.

    A dúvida que fica é se os árbitros farão ainda o serviço caseiro quando os jogos forem na casa dos não queridinhos da mídia e de Stern

    ResponderExcluir
  2. O jogo 1 entre Denver x OKC foi lamentável. Além dessa intereferência citada pelo Alfredo houve uma série de faltas inventadas em favor de OKC, fora uma TF absurda dada no Raymond Felton que, além de não ter feito falta alguma, reclamou da arbitragem de forma decente e mesmo assim foi penalizado.

    Não esqueçamos nunca o sempre elevado número de faltas dadas no Nene quando esse briga pela posição no garrafão de ataque.

    ResponderExcluir
  3. Nesse jogo do Knicks, a falta de ataque do Melo foi ridícula. Luta pelo espaço totalmente normal, ainda mais num jogo pegado de playoffs. Mas essa do KG eu acho um certo exagero. O jogador do Knicks deu uma bela flopada tbm. Ray Allen meteu FTW e isso é o que fica.

    Se vcs bem lembram, Reggie Miller deu um empurrãozinho maroto no Jordan naquele famoso buzzer beater dele. É assim que deve ser, na hora da decisão, um pouquinho de força a mais deve ser desconsiderada. Dito isso, as inversões durante o jogo sempre a favor do time da casa, irritam demais!

    Sou torcedor do Suns e sei o que é isso. Nas séries contra o Spurs de Bowen o famoso "super defensor" tinha licença pra segurar e empurrar o Steve Nash durante todo o jogo. Isso quando não estava dando joelhada nas partes baixas dele ou quando não estava colocando na maldade o pé embaixo do amare visando uma contusão mais séria.

    O ideal é você ignorar a roubalheira e se focar nas jogadas pois senão a diversão acaba.

    ResponderExcluir
  4. Fala Nepopop,

    Eu discordo sobre o lance do Garnett. Ali não foi um "lance pegado", na minha visão, mas sim uma rasteira pura e simples de quem chegou atrasado.

    Mas você não está sozinho na sua teoria sobre praticamente relevar todas as faltas nos instantes finais. O mestre Wlamir Marques é um dos maiores defensores dela.

    Eu tenho ressalvas, pois aumenta demais a subjetividade dos juízes e a falta de critério da arbitragem já é um problema recorrente mesmo ao longo das temporadas regulares.

    Um abração,

    Alfredo

    ResponderExcluir
  5. Fala grande Petroca,

    Eu não vi o jogo, mas imagino o que tenha ocorrido. rs

    Eu só peguei os melhores momentos da partida no youtube e até aquele comentarista chapa branca da NBA TV estava cornetando a arbitragem no lance do Perkins. Assim, fiquei tranquilo em comentar sem sentir o peso da parcialidade de torcer do Nuggets. rs

    Grande abraço,

    Alfredo

    ResponderExcluir