quinta-feira, 14 de abril de 2011

Ufa, playoffs da NBA ou Notas sobre os playoffs da liga mais rica do mundo


- Depois de cada equipe jogar 82 jogos em um arrastado campeonato que passa a ser um tédio mais ou menos no mês de novembro, enfim, chegou a hora dos playoffs da NBA. Eu, que não sou exatamente um fã da liga dos EUA mas me considero profundo admirador de vários jogadores que por lá atuam, não aguentava mais tanto jogo que não valia absolutamente nada.

- Pois neste fim de semana enfim os jogos começarão a valer. Ainda que, mais uma vez, será tedioso acompanhar séries em melhor de 7, ao menos elas valerão algo e colocarão frente a frente os melhores jogadores do planeta.

- Algumas séries me parecem bem interessantes. Portland X Dallas, Denver x Oklahoma City, New York X Boston, Miami X Philadelphia e Indiana e Chicago. As outras a mim, particularmente, não interessam tanto. Tento explicar as que me empolgam, pra começar a brincadeira.

- Portland é o time que mais sofre com lesões na NBA. Sem Oden pra sempre, o time teve problemas sérios com Brandon Roy ao longo da temporada e foi se reinventando. A volta de Roy e a chegada de Gerald Wallace dão um fôlego muito interessante ao time que imagino terá trabalho contra os Mavericks mas podem sim ir mais longe. Os Mavs, por sua vez, tiveram um início e um final espetacular. São dois times que sabem jogar o jogo, defender intensamente e crescer na hora da decisão, repleto de jogadores veteranos interessantes. Uma série que promete 7 jogos.

- Denver e Oklahoma, no entanto, é o que há de mais entusiasmado. Se Portland e Dallas colocam frente a frente jogadores consolidados na liga como Camby, Gerald Wallace, Brandon Roy, Andre Miller, Dirk Nowitzki, Jason Kidd, Jason Terry, Shawn Marion, Denver e Oklahoma tem o peso da novidade, do frescor da juventude. Pelo time do Colorado, rejuvenescido pela troca de Carmelo Anthony, Ty Lawson, Danilo Gallinari, Nenê, Affalo. Pelo Thunder, Durant, Westbrook, Ibaka e agora Kendrick Perkins! Uma série que entusiasma. Pouca gente imaginava que os Nuggets melhorariam nesta proporção imediatamente depois de perder seu principal jogador. O Oklahoma deu muito trabalho aos atuais campeões na série de playoffs passado e não é exagero dizer que chegam muito mais fortes com um pivô do nível de Perkins. Trata-se de uma série que vale ver todos os jogos.

- Celtics e Knicks se enfrentam numa rivalidade tradicional do nordeste dos EUA. É óbvio que os verdes são favoritos, ninguém ousaria discordar disso. No entanto, basquete é mais do que palpitar e ver se estamos certos ou não. Tem um pouco a ver com momentos decisivos, desfrutar das novidades, das coincidências, do que há de inusitado e pouco conveniente. E a volta dos Knicks aos playoffs é o grande episódio dessa série. Particularmente porque volta nas mãos de duas grandes estrelas. O time não é bom, mas em grandes jogos, atmosferas também jogam e vocês imaginam como ficará o Madison Square Garden em uma série como essa? Não é incomum imaginar jogos de 50 pontos de Carmelo Anthony, ou atuações inesperadas de algum reserva improvável. Porque o basquete é mais que a lógica óbvia, é também boas história.


- Miami e Philadelphia é uma série que esperam pouco, mas eu teria um pouco de cuidado antes de dizer isso. Se algum time mostrou que tem problema em vencer adversários e jogos difíceis ao longo da temporada, este foi o badalado Miami Heat. Como qualquer time ao longo desse chatíssimo calendário da NBA, o de LeBron e Wade teve grandes e péssimos momentos. Restaram algumas perguntas: o time sobreviverá a boas defesas? Tenho lá minhas dúvidas.

- Indiana e Chicago, dois retornos. Muito se fala do retorno dos Bulls ao topo da liga. É mesmo a grande notícia da temporada. Mas neste duelo, surge outro retorno. Desde o confronto de Auburn Hills que o time de Indianápolis não chega no mata-mata. O pior classificado da pior Conferência da liga pode incomodar a grande sensação da NBA? Provavelmente não, mas sem dúvida, trata-se de uma grande história e eu não imagino jogos fáceis ocorrendo na casa dos Pacers.

- Sobre as outras séries: estou irritado demais com os Spurs e com o desperdício de talento em relação a Tiago. Vamos ver que tipo de chances o brasileiro terá agora que realmente importa. New Orleans é uma cidade maravilhosa, mas os Lakers devem passar por cima com imensa facilidade que nem sobrará uma bela história. Orlando e Atlanta são ótimos times, mas a série não encanta, ao menos a mim. Espero, no entanto, que o Magic vença para que possamos ver Turkoglu jogar partidas que realmente importam. Aposto que ele reaparece em alto nível quando precisar, novamente.

- Um último post: e agora, Blake Griffin, Kevin Love, Monta Ellis e companhia. Que vocês farão com todos esses números e highlights?

Por fim, é isso. Não me importo muito com palpites, apenas queria ouvir, de vocês, quais as grandes histórias destes playoffs. Basquete é isso, afinal.

9 comentários:

  1. Vamos Pacers! Vamos Knicks! Vamos Blazers!

    ResponderExcluir
  2. CUrti o Post, muitos não acreditam que o Pacers pode ser "algo" no caminho do Bulls, eu penso exatamente o contrario, Pacers é muito irregular, mas quando encaixa no jogo... da um puta trabalho para qualquer time.

    Nuggets x Thunder é a serie que eu mais quero ver do oeste, tiveram jogos na ultima semana que começaram a mostrar uma pequena rivalidade entre eles, esse sim promete uma grande serie.

    Blazzers x Dallas, não sei o por que, mas acho que o Dallas vai dar uma pipocada novamente.

    Knicks x Celtics, é complicado comentar, Boston x Nova Iorque, cidade x cidade, grande rivalidade, e sim, é bem cara do Carmelo meter 50 pontos. Não acho nem um pouco que será facil para o Boston.

    Miami x Sixers, na torcida por uma copada direto de Philadelfia!

    ResponderExcluir
  3. Do ponto de vista atmosférico e afetivo fico com Celtics x Knicks, apesar de achar a equipe verde muito melhor coletivamente, tecnicamente e bastante acostumada com vitórias na hora decisiva. Acho que tá longe de NY conseguir uma copada como fez contra o Heat em 99. O último jogo que o Knicks conseguiu vencer em playoff completará dez anos, foi em 29/04/2001.

    ResponderExcluir
  4. Rapaz, acho que o Spurs cai na primeira rodada.
    Sei que é díficil, estamos falando de um time experiente e vitorioso, mas sei não, Grizz vão aprontar.

    Minhas apostas.
    Oeste -> Griz - Lakers - Mavs ou Blazers (esse eu acerto) - Thunder... Final Lakers x Thunder

    Leste -> Bulls - Heat - Celtics - Magic

    Final Bulls x Celtics.

    Quanto ao Tiago na seleção, imagina a gana dele em mostrar que poderia ser mais usado, se ele já é raçudo normalmente.. agora então.. Fisicamente deve estar voando e ainda deve ser a principal arma ofensiva da seleção, abusando do entrosamento com Huertas.

    ResponderExcluir
  5. Acho que o Blazers leva mesmo e não vai ser por amarelada do Dallas. É que o Blazers tem mesmo um puta timaço.

    Espero que o Nuggets passe também.

    ResponderExcluir
  6. Fala jovem Kaique, como vai? Tenho acompanhado sua sequência de posts no Pacers Brasil e gostado bastante. Continue escrevendo, não pare nunca. Sou solidário à causa Paceriana, você sabe.

    Grande Fernando, você captou o ponto que quis passar. Esse tom de atmosfera! Olha que dado espetacular! Isso sim é uma grande estatística. 10 anos sem comemorar uma vitória que valha qualquer coisa! Isso é fenomenal. Parem pra pensar. São 820 jogos de temporada regular que não valem quase nada. Nos jogos que valem, só derrotas, uma lástima. Imagina para Spike Lee ou aquele torcedor mais quebrado lá do fundo (tô me lembrando daquele filme da Whoopi) o sentimento quando entrar em quadra, provavelmente com a série em desvantagem, enfrentando os atuais campeões do Leste, maior franquia desta parte do país da História, e Carmelo, Amare, Fields começarem a fazer suas cestas, e o time disparar? É mesmo um sentimento diferente. Acho que é por isso que playoffs são interessantes.

    Fala Chambo, eu não gosto muito de apostas. Acho que é mais divertido conversar sobre o que vem acontecendo do que adivinhar. Vi recentemente um documentário naquela TV Brasil em que o brilhante uruguaio Eduardo Galeano comenta sobre uma cigana que veio ler a mão dele. Ele disse :"Não minha senhora, não cometa um absurdo desses, não me faça essa maldade, eu não quero saber o futuro. A melhor coisa que existe é não saber o que está por viver". Eu concordo com ele. O melhor não é tentar adivinhar ou até tentar prever o que vai acontecer. O melhor é viver o acontecido.

    Caro senhor nepopop, sei da sua admiração pelo Blazers. Você gosta do Gerald Wallace?Pra mim trata-se de um dos jogadores menos elogiados de toda a liga, embora sempre traga muito para as equipes em que joga.

    ResponderExcluir
  7. O final do post do Chambo me deixa bastante otimista sobre o desempenho do Brasil no pré-olímpico. Realmente será maravilhoso para a seleção que ele chegue assim tão inteiro. Foi bem menos exigido nessa temporada com o Spurs do que seria na Espanha e ainda deve estar ganhando mais força muscular.

    Pode chegar inteiraço no pré-olímpico (pouco deve jogar nos playoffs para que bonner tenha seus 20 minutos por jogo!)

    ResponderExcluir
  8. O New Orleans vai surpreender. Podem me cobrar depois. Essa série com o Lakers será decidida em 7 jogos.

    ResponderExcluir
  9. Lucas Nepop, é claro que o mavs irá vencer.

    ResponderExcluir