domingo, 10 de abril de 2011

Dudada por trás

Errar 3 arremessos consecutivos, acertar 1, bater no peito e mostrar o símbolo do clube para a torcida. Esse vem sendo o roteiro seguido pelo ala-armador Duda no clube da Gávea nos últimos anos. E com esta fórmula, Duda vem conseguindo se manter no time ano após ano, jogo após jogo.

Mais do que isso: embora a cúpula do rubro-negro não admita, foi ele o pivô da saída conturbada saída de Kyle Lamonte do Flamengo. O norte-americano já vinha sendo seduzido por Sergio Hernandez e ficou completamente apavorado com descabida a ideia de ser reserva do irmão de Marcelinho Machado no Flamengo.

Pois Lamonte foi embora, veio David Teague e, pasmem, Duda continua com mais tempo de quadra no NBB do que o bom reforço estrangeiro.

Pois o castigo que já vinha sendo experimentado durante todo o campeonato nacional, ontem veio em doses cavalares em solo argentino, pelas Interligas.

O Flamengo vinha fazendo uma de suas melhores exibições no ano, dominando a equipe do Peñarol (nova velha casa de Lamonte) comandados justamente por David Teague. O norte-americano do Fla só faltou fazer chover, com 37 pontos e uma boa defesa.

Por outro lado, impulsionados por (mais) uma atuação indescritível de Duda, os argentinos começaram a reagir. Foram erros de passes bizonhos, arremessos fora de hora e, principalmente, uma absoluta falta de defesa no confronto contra Kyle Lamonte (ele mesmo!). Lamonte recebeu 9 faltas na partida, quase todas dos pivôs rubro-negros que tentavam chegar na cobertura de Duda.

A cada pivô eliminado com 5 faltas, o Peñarol se aproximava do Flamengo no placar, até que finalmente passou. O Flamengo ainda teve a chance de vencer ou empatar a partida na última bola, mas...reproduzo aqui duas frases de diferentes interlocutores:

Agora é dar a bola nas mãos de alguém iluminado. O Duda segura...ô Duda...ô Duda...cronômetro zerado e o Flamengo perde o jogo. (locutor do Sportv perplexo com a última jogada do Flamengo)

Ultima bola para Flamengo en las manos de Duda (¿por qué no Teague?), que se quedó corto y le dio el triunfo a su rival. Flamengo quedó eliminado y ahora las posibilidades son varias. (resenha do site argentino Basquet Plus).

Fim de jogo: Peñarol 82 x 81 Flamengo, com eliminação do time rubro-negro da Interligas. É o preço pago pelo torcedor por gostar da batida no peito e da exibição do escudo da camisa...

Foto: Infoliga.com.ar

4 comentários:

  1. Realmente o Duda vem jogando muito mal. Se acha o dono do time do Flamengo, mas esquece que é só irmão do "dono".

    Inúmeros arremessos descabidos, falhas bisonhas na marcação e a famosa "fomeada" na hora mais importante do jogo. Como diria Milton Leite, ele deve ter pensado: "Agora eu si consagro".

    Resultado, jogou no lixo uma das melhores atuações do Flamengo na temporada (e olha que estavam sem Marcelinho e Babby) e de quebra eliminou os rubro-negros do Interligas.

    Quando esses clubes vão se dar conta que para voltarmos a ser grandes, precisamos começar vencendo nossos vizinhos argentinos? Por que desvalorizar um torneio que coloca frente a frente os melhores times do Brasil contra os melhores times argentinos? Em teoria, estão ali a nata do basquete sul-americano. Mas com esse raciocínio e com Duda em quadra, continuaremos sempre por baixo.

    ResponderExcluir
  2. Olha Anônimo,

    A partida do Duda no sábado foi uma das piores que já vi. Ele errou tudo, tudo mesmo.

    Não acho que ele seja um jogador horrível ou completamente inútil. Ele é um jogador que está mais ou menos na média do NBB.

    O grande problema é a forma como ele é utilizado no Flamengo. Enquanto ele deveria ser um reserva para apenas algumas situações de jogo, ele é utilizado como titular ou como sexto homem com muito tempo de quadra e, pior, com licença para arremessar quantas bolas quiser.

    O Duda mais eficiente que já vi atuar era aquele do Brasília ou da primeira temporada com o Flamengo. Aquele que entrava por 15, 20 minutos no máximo, tentando incendiar as partidas com roubadas e contra-ataques.

    Quando tentam dar um papel maior que este, os seus defeitos são expostos, principalmente a sua frágil defesa no 1 x 1.

    Um abraço,
    Arno

    ResponderExcluir
  3. Duda não está focado nos jogos do Flamengo, mas sim na possibilidade de jogar na nova equipe que o A. Bial deseja montar no Fluminense, é um "projeto novo" de um desejo antigo e com patrocínio da UNIMED praticamente acertado. Duda assim como outros do Flamengo não são fortes na marcação, problema crônico da equipe, tem mais é que ficar no banco, mas ai como justificar seu salário. É melhor sair !

    ResponderExcluir