quinta-feira, 18 de agosto de 2011

O que muda (dentro de quadra) com Leandrinho no Flamengo?

Parece que, enfim, é quente. O boato que desde o locaute da NBA surgiu forte nos bastidores está perto de concretizar e já sapecou, pelos quatro cantos da web, a notícia dando como confirmada a volta de Leandrinho ao basquete brasileiro para jogar no Flamengo, atual semifinalista nacional.

Tirando os detalhes da negociação que não tivemos tempo de apurar, vou me concentrar na parte que mais me agrada: a do jogo dentro das quatro linhas (embora reconheça que um caso como esse extrapole a quadra de jogo). Temas como o que isso muda no mercado, ou no impacto para a própria torcida, mídia, etc, serão plenamente ignorados nas palavras abaixo. Também não abordarei quais as possibilidades de Leandrinho ficar até o final da temporada - imagino que, concretizada a negociação, o brasileiro fica até o fim do locaute e volta à NBA para cumprir seu contrato. Também não abordarei o aspecto psicológico de Leandrinho, que não tenho dúvida, foi fundamental para que algo assim pudesse minimamente ser pensado.

Pensemos, pois, no jogo em si. Não há nenhuma dúvida de que o Flamengo que já tinha um dos mais poderosos elencos do país se torna o principal candidato ao título. O elenco contará com os dois jogadores que mais facilidade tem em pontuar jogando no mesmo lado. E a melhor parte disso é que Leandrinho e Marcelinho não são jogadores redundantes, mas complementares. As principais características de um faltam ao outro e vice-versa, ao menos pensando na quadra ofensiva, sendo uma exceção, talvez, o chute de três pontos. Enquanto Leandrinho é um exímio penetrador, Marcelinho prefere jogadas de média e longa distância. Enquanto Marcelinho abusa da qualidade de leitura de jogo, Leandrinho consegue a maioria dos seus pontos com a quadra aberta, jogando em transição. O excepcional estadunidense, David Jackson, faria a função que hoje tem sobrado a Duda: vir do banco para manter o mesmo nível. Um acréscimo imensurável.

Há ainda um outro fator que deve ser abordado. A contratação de Kammerichs, certamente impactante pelo simples fato de ser o primeiro medalhista olímpico a jogar um NBB, acaba por sair um pouco de foco, o que, se tratando de Flamengo, não deixa de ser uma boa notícia. Explico: quem acompanha o jogador sabe que sua principal qualidade não é ser exuberantemente atlético, ou extremamente plástico. Trata-se, ao contrário, de um jogador com grande técnica defensiva, grande dedicação e coração, e elogiável compreensão tática do jogo. Tenho minhas dúvidas se a torcida do Flamengo, defensora, de Duda por exemplo, não cobraria demais de um jogador que chega como a estrela do elenco mas dotado dessas características citadas. A chegada de Leandrinho coloca Kammerichs onde ele sempre esteve em sua carreira: como um impressionante jogador coadjuvante de um time que conta com outros definidores. Por isso, até no pacote de contratações já apresentados, a chegada de Leandrinho colocaria um novo peso técnico-tático.

Não nos enganemos pela dificuldade que Leandrinho tem enfrentado em partidas internacionais pela seleção brasileira ou, para irmos um pouco mais longe, com o ano esquisito do escolta em Toronto. Ainda que o NBB tenha evoluído, é inegável que tanto as principais seleções do mundo quanto os times da NBA estão muito a frente do nível que se joga por aqui (ainda que Brasília, Pinheiros, Franca e São José possam mesmo colocar dificuldades ao atleta). A contratação de Leandrinho colocaria qualquer time como favorito, tamanha a capacidade de pontuar que tem o jogador paulista. Sendo já um dos favoritos, dono da maior torcida e do melhor elenco do país, a balança pesa abissalmente para os rubro-negros.

Não creio, no entanto, que será apenas o Flamengo que sairá ganhando nesse processo. Acredito sim que o próprio jogador terá uma experiência que lhe falta na carreira. Leandrinho foi campeão brasileiro por Bauru e depois liderou uma equipe jovem lá em uma temporada média - se destacando e por isso chamando atenção de muitos olheiros. Desde então, nunca foi protagonista de nada. No Phoenix Suns era, provavelmente, a quarta ou quinta opção de ataque (ou, no máximo, terceira, nos seus melhores momentos). No Toronto, sua situação foi confusa demais e não é nem possível precisar seu papel no grupo. Esse excesso de coadjuvantismo foi sentido, inúmeras vezes, em suas passagens pela seleção. Ainda que seja injusto dizer que o escolta não assume a responsabilidade nos momentos decisivos, é sim prudente afirmar que ele tem imensa dificuldade quando resolve decidir. Algumas representativas derrotas brasileiras nos últimos tempos resultaram disso. Por isso acredito que jogar com espaço e responsabilidade de ser o condutor do principal favorito ao título nacional, ainda que em uma liga de menor peso como a nossa, fará muito bem à própria carreira internacional do atleta.

13 comentários:

  1. Só uma correção: Franca é a atual vice campeã nacional.

    ResponderExcluir
  2. Opa. Finalmente o giro de volta! Espero que seja tudo confirmado e que o Leandro venha mesmo para o Fla. E como dito no artigo: que seja protagonista!

    ResponderExcluir
  3. Guilherme,
    Vc realmente acha que o Leandrinho ficará até o fim do nbb no Fla? Será se a greve se prolongará tanto?

    ResponderExcluir
  4. Acho que o Marcelinho vai ter o ano mais suave em relação as torcidas adversárias.
    Tenho certeza que o foco das vaias vai ser em cima do Leandrinho, muito pela dispensa da seleção.

    Léo - Bauru

    ResponderExcluir
  5. O time do mengão tá mto bom!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. oi anônimo. infelizmente o pouco tempo que tenho tido disponível não me permitiu pesquisar essas informações.

    pelo que sei, não há nada nem perto de acordo por lá.

    mas imagino que Leandrinho volte assim que o acordo sair.

    ResponderExcluir
  7. "Vc realmente acha que o Leandrinho ficará até o fim do nbb no Fla? Será se a greve se prolongará tanto?"

    Anonimo, em 99 o Stern deu 16 de Dezembro como prazo limite para salvar a temporada e chegaram num acordo no dia 15. Até agora (a abertura da temporada é 1/11) as partes seguem num tom de retorica agressiva e não discutiram nada. Então é certo que se a NBA resolver o problema deve ser como em 99 em cima da hora quando o risco no bolso de ambas as partes virar real. Como as datas da NBA não mudaram metade de Dezembro segue o limite do que seria possivel, acho que da para afirmar que ou o leandrinho joga cerca de um mês do NBB ou a temporada completa.

    ResponderExcluir
  8. Leandrinho vai ficar por ai...nem vai jogar uma partida do NBB..é só uma jogada de marketing da Patricia Amorin..mais uma piada de mal gosto para os torcedores rubro negro e para todos os que gostamos do basquete
    A questão da NBA estará resolvida muito antes de começar o torneio nosso

    ResponderExcluir
  9. Acho que esquecemos de comentar que Leandrinho já foi protagonista sim de uma equipe.....A SELEÇÃO BRASILEIRA..... ou no mundial na hora da decisão a bola caia na mão de quem....

    Mais moral pro cara!!

    ResponderExcluir
  10. Sei lá, tenho as minhas dúvidas, esse cara será o maior fiasco do NBB 2011/2012. Podem acreditar, não vai vir contudo, haja vista que terá uma grande insegurança de se machucar e precisar se afastar, só esperar pra ver. !

    ResponderExcluir
  11. ele tem seguro. você tá é com inveja!

    ResponderExcluir
  12. Leandrinho com certeza virá a ajudar no Flamengo (se vier é claro), penso que Marcelinho não será mais o cara que pontua 35 e o segundo colocado não chega nem a 10! Realmente será bom! Só que ocorreu um equivoco ao afirmar que flamengo tem a maior torcida! Brasília foi o recorde de bilheteria no último NBB! Não confundam basquete com futebol, POR FAVOR!

    ResponderExcluir