sábado, 6 de agosto de 2011

Il Risorgimento

O basquete italiano ameaça voltar aos seus melhores momentos. O país que já teve os dominantes Cantú, Verése e Milan e, mais recentemente, o Bologna e Treviso, foi jogado ao segundo nível das ligas européias à medida que a liga ACB se tornou forte e a Euroliga a maior do continente.

A queda se refletiu na seleção nacional que desde o heróico vice-campeonato olímpico de 2004 não se destaca nas principais competições da bola laranja.

Com presença confirmada na Euro 2011, a melhor notícia é que pela primeira vez os três mais famosos jogadores nascidos no país jogarão juntos pelo time nacional. Bargnani, Gallinari e Bellineli se apresentaram e treinam com a equipe (embora não tenham ainda dividido a quadra em nenhum dos amistosos por problemas de lesão).

A liga nacional, ou pelo menos seus dois mais fortes times, aproveita o bom momento e volta a contratar os principais atletas do continente (o que não fazia desde a época em que Ginóbili liderava o Bologna no título da Euroliga). O Siena foi bem e contratou o ótimo Bo Mcalebb, que foi seleção do campeonato há dois anos no Partizan Belgrado, o pivô australiano ex-NBA David Andersen e o ala do Detroit Pistons, Dajuan Summers. Mas quem realmente mostrou que quer devolver o protagonismo aos italianos foi o Milano, que ao renovar o projeto, contratou o técnico Sergio Scariolo e com ele o brilhante Omar Cook do Valência, Drew Nicholas, do Panathinaikos, além da excepcional dupla de garrafão da seleção grega, Bourousis e Fotsis, fato que já o coloca como um dos melhores elencos do Velho Continente.

É claro que a liga ACB ainda é o principal e mais competitivo campeonato nacional europeu. E que a Euroliga é a maior atração para os clubes e mídia especializada. Mas aos poucos a Itália começa a reconstruir o seu lugar e pode, já no Euro, voltar a mostrar força também entre as seleções.

Um comentário:

  1. A Itália foi vice do europeu sub 20 desse ano e semi do sub-18. Tem uma ótima geração de garotos nascidos em 93 e 94.

    ResponderExcluir